REVIRAVOLTAS - ações que reverberaram em Vitória.

08/09/2022

REVIRAVOLTAS;

 

Do dia 10 de junho ao dia 10 de setembro a exposição REVIRAVOLTA com curadoria de Solange Farkas, fundadora do Instituto Cultural Videobrasil, recebeu uma diversidade de pessoas. Em um fluxo constante a exposição contou com a presença de mais de 5 mil pessoas, que puderam visitar os dois eixos expositivos da exposição, Corpo e Performance no acervo Videobrasil, presente na Galeria Homero Massena e Arte e Geopolítica no acervo Videobrasil, em exibição no MAES - Museu de Arte do Espírito Santo. 

No decorrer da mostra, uma série de ações educativas e agendas paralelas foram realizadas com o propósito criar uma atmosfera de maior conexão entre o público e os trabalhos artísticos. Inicialmente com a Abertura da Exposição no dia 10 de julho e de modo sequencial, encontros formativos com educadores da Rede Pública de Ensino, por meio de parceria com a Secretaria de Educação Municipal de Vitória, com a Rede de Ensino Estadual, com a UFES - Universidade Federal do Espírito Santo , e com grupos independentes de professores e de pesquisa. 

Ao longo de sua realização, a mostra recebeu mais de 60 grupos, que por meio do agendamento prévio, foram recepcionados e participaram das ações formativas preparadas pelo corpo educativo da Exposição. 

Como resultado do processo de formação de educadores durantes dos dias 02, 03 e 04 de agosto, no período matutino e vespertino o corpo educativo da exposição REVIRAVOLTA recebeu cinquenta professores em um programação direcionada, como o propósito de ampliar o repertório dos educadores a partir do contato com os trabalhos em exposição, e assim  oportunizar a utilização dos conceitos, temas e obras na sua didática cotidiana com os alunos em sala de aula, e  como ação mobilizadora para que os professores pudessem entender o museu como um espaço de extensão do aprendizado, de troca de informações e de conhecimento, a partir do contexto da exposição. 

Outro momento significativo na programação da exposição, que aconteceu no dia 03 de agosto, foi a visita dos integrantes do núcleo de audiovisual Indígena Kaagwy Porã da Aldeia Nova Esperança, do município de Aracruz. Nesta ocasião, aproximadamente 15 integrantes da aldeia, puderam visitar a mostra contando com visitação guiada, após a exibição da série Reikwaapa, uma produção do próprio núcleo, que foi exibida para o público ao longo do dia no auditório do MAES. 

Ainda na mesma semana, no dia 05 de agosto, o corpo educativo da exposição esteve na UFES, em conexão com o Grupo de Extensão Esfera, formado por estudantes da área de Artes Visuais, Artes Plásticas, Design e Arquitetura, e coordenado pela Profa. Dra. Raquel Garbelotti. No momento, o contexto da exposição foi apresentado, e a convite pudemos contar com a presença e participação dos artistas Giovanni Lima e Fredone Fone,  ambos,  com trabalhos exibidos na REVIRAVOLTA, no eixo Corpo e Performance no acervo Videobrasil. Neste momento podemos contar com a presença de 40 pessoas neste momento. 

Para fechamento da exposição REVIRAVOLTA, aconteceu no MAES, no dia 1 de setembro o encontro com a curadora da exposição Solange Farkas, onde os mediadores que fizeram parte da exposição puderam compartilhar suas experiências e realizar uma série de perguntas para a Solange, que com sua generosidade pode compartilhou ricamente com todos presentes, seu valioso repertório e experiência com o trabalho e atuação no Instituto Vídeobrasil. 

Em sua fala, Solange, dialoga sobre a exposição REVIRAVOLTA, e de como ela foi pensada. Organizada de modo linear e cronológico, a mostra rememorou as primeiras produções e trabalhos presentes no acervo do Videobrasil, o “coração do acervo", como ela mesmo enfatizou. Remontando um percurso de perfeito diálogo com as questões contemporâneas, que possibilitaram a revisitação, reconexão e revisão das questões sociais e políticas experienciados no contexto geopolítico do sul global, e que ainda reverberam. 

Assista na íntegra o encontro com a Solange Varkas. O momento foi registrado e transmitido ao vivo pela TV Educativa ES. 

O Instituto Videobrasil está comemorando 40 anos de atuação e podemos dizer que a exposição REVIRAVOLTA, é um das ações da instituição que inicia uma agenda de realizações que vem celebrar a sua trajetória junto ao público.  

 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 15/09/2022

Updated in 15/09/2022

All events in the topic Corpo Educativo e o Acervo Videobrasil:


22/05/2022Leituras, Percepções e Interpretações.Leituras, Percepções e Interpretações.
25/05/2022Perspectivas educativasPerspectivas educativas
26/05/2022Estratégias educativasEstratégias educativas
27/05/2022Intercâmbio entre espaço escolar e espaço expositivoIntercâmbio entre espaço escolar e espaço expositivo
31/05/2022Trajetos para o olharTrajetos para o olhar
01/06/2022Educador-públicoEducador-público
02/06/2022Entre EspaçosEntre Espaços
10/06/2022Reflexões sobre territórios, trânsitos e reencenaçõesReflexões sobre territórios, trânsitos e reencenações
10/05/2022Apresentação da Exposição Reviravolta e seu Programa Educativo Apresentação da Exposição Reviravolta e seu Programa Educativo
14/06/2022Inventário de Percepções a partir da VisitaçãoInventário de Percepções a partir da Visitação
05/07/2022Acessibilidade na Exposição REVIRAVOLTA no MAES e GHMAcessibilidade na Exposição REVIRAVOLTA no MAES e GHM
23/06/2022Vídeo Medição - Obra Pacífico Vídeo Medição - Obra Pacífico
08/07/2022Vídeo Mediação - Obra JeguatáVídeo Mediação - Obra Jeguatá
12/07/2022Vídeo Mediação - Obra Há terra! de Ana Vaz.Vídeo Mediação - Obra Há terra! de Ana Vaz.
21/07/2022Artistas Capixabas na  Exposição REVIRAVOLTAArtistas Capixabas na Exposição REVIRAVOLTA
05/08/2022 (Circa)Inventário de Percepções a partir da ação ENTRE ESPAÇOSInventário de Percepções a partir da ação ENTRE ESPAÇOS
05/08/2022Ações e interações entre Universidade e Exposição REVIRAVOLTA.Ações e interações entre Universidade e Exposição REVIRAVOLTA.
19/08/2022Metodologia Educativa para Prática.Metodologia Educativa para Prática.
23/08/2022Vídeo Mediação - Faraw Ka Taama do artista Seydou CisséVídeo Mediação - Faraw Ka Taama do artista Seydou Cissé
09/08/2022Vídeo Mediação - Trans AmazônicaVídeo Mediação - Trans Amazônica
26/07/2022Vídeo Mediação - Tocaia Vídeo Mediação - Tocaia
28/06/2022Vídeo Mediação - Paulo NazarethVídeo Mediação - Paulo Nazareth
14/08/2022Desdobramento Temáticos - Corpo e Performance;Desdobramento Temáticos - Corpo e Performance;
16/07/2022Corpo e Performance - Ênfase ao programa principal.Corpo e Performance - Ênfase ao programa principal.
08/09/2022REVIRAVOLTAS - ações que reverberaram em Vitória. REVIRAVOLTAS - ações que reverberaram em Vitória.
15/09/2022Relato de Experiências - Corpo Educativo. Relato de Experiências - Corpo Educativo.