Estratégias educativas

26/05/2022
Danse des Masques en Pays Dogon, Tiécoura N’Daou, 2014, Vídeo, 9’40”, cor, estéreo   

Cultura, arte e território: 

O jogo é composto por placas de papel, cada uma possui o nome de uma região ligada à localização geográfica de artistas ou trabalhos presentes na exposição. 

Objetivo: Esta atividade busca relacionar as regiões escolhidas aos territórios dos trabalhos, estimulando que as participantes tentem conectar suas referências de mundo – culturais, sociais e políticas – as possíveis determinações de uma localização através da experiência com a obra. O jogo pretende estimular um atravessamento entre o pré-estabelecido e o inesperado, fazendo com que as jogadoras tentem localizar e observar as produções de arte a partir de novos territórios e outras culturas.

Etapas:

  • - Dividir os participantes em até cinco grupos.
  • - Cada grupo sorteia uma carta aleatoriamente, na qual indicará uma região (América Latina, Leste Europeu, Oriente Médio, etc.)
  • - Estimular as participantes a irem em direção dos trabalhos na qual acreditam fazer parte do território escolhido e observarem as conexões. Quais elementos evidenciam isso? Quais suas referências sobre o local? Já teve contato com trabalhos de arte da região?
  • - A partir da observação, cada grupo apresentará seu cenário final para todos, comentando os motivos que os levaram a tais escolhas e quais principais questões foram pensadas a partir do trabalho.

Público mediador: A atividade é composta por apresentações que invertem a relação entre público e mediador, onde os visitantes podem ocupar a posição do educador temporariamente. A proposta é que os grupos devem escolher um ou mais trabalhos com os quais mais se identificam e, a partir disso, desenvolver novas propostas de interpretação. O que mais um trabalho tem a nos dizer? Quais as diferentes reverberações uma obra pode oportunizar?

Objetivo: Esta atividade busca relacionar um repertório pessoal e coletivo – ao formar grupos – com as obras da exposição, potencializando novas interferências e interpretações para o trabalho. O jogo pretende conectar as diferentes mediações – territoriais, culturais, sociais e políticas – concatenando as propostas do próprio projeto da exposição e o relacionamento com o espaço. 

Etapas:

  • - Dividir os participantes em até cinco grupos.
  • - Cada grupo escolhe um ou mais trabalho.
  • - Estipular um tempo de até 15 minutos para a elaboração de novas poéticas para os trabalhos escolhidos
  • - A partir da observação, cada grupo apresentará seu cenário final para todos, comentando os motivos que os levaram a tais escolhas e quais principais questões foram pensadas a partir do trabalho.

Trânsito de percepções: 

Esta prática precisa de lápis e papel para ser realizada. Após a visita à exposição, cada pessoa deverá escrever uma palavra a partir de um trabalho que mais a inquietou. A partir disso, recolheremos o material e encaminharemos o grupo para a biblioteca para assistirmos os relatos das artistas. Após esse momento, cada pessoa sorteia uma das palavras e designa a ela um trabalho na qual acredita fazer sentido e nos contará porque fez a escolha. Logo após, a pessoa responsável pela palavra escrita no papel sorteado, nos conta qual foi o trabalho inicialmente escolhido por ela antes de assistirmos os relatos.

Objetivo: Esta atividade busca relacionar os sentidos através da percepção subjetiva de cada pessoa com as obras, de modo que se conecte às propostas elaboradas pelos próprios artistas. Desta forma, observaremos quais serão as semelhanças e diferenças sobre percepção e construção.

Etapas: 

  • - Depois da visita, cada pessoa ganha um papel.
  • - A pessoa deve escolher um trabalho e escrever uma palavra ou frase sobre o mesmo.
  • - Após esse momento, recolhemos os bilhetes e descemos até a biblioteca para assistirmos os relatos.
  • - Em seguida, cada pessoa sorteia um bilhete novo (sem saber de quem é) e designa a um trabalho de sua escolha e nos conta o porquê da escolha.
  • - Depois, pediremos que a pessoa que escreveu no bilhete inicialmente, diga qual foi o trabalho escolhido por ela durante a visita e quais os motivos foram levados em consideração.
  • - Para finalizar, observamos quais as percepções foram tensionadas apenas com a visita e quais foram levantadas após os relatos das artistas. Analisando quais palavras se repetem no mesmo trabalho, se mantiveram iguais ou se mudaram e etc.
  •  
  • “Tocaia”, “Danse des Masques en Pays Dogon” e “Pacífico”

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 7/06/2022

Updated in 23/08/2022

All events in the topic Corpo Educativo e o Acervo Videobrasil:


22/05/2022Leituras, Percepções e Interpretações.Leituras, Percepções e Interpretações.
25/05/2022Perspectivas educativasPerspectivas educativas
26/05/2022Estratégias educativasEstratégias educativas
27/05/2022Intercâmbio entre espaço escolar e espaço expositivoIntercâmbio entre espaço escolar e espaço expositivo
31/05/2022Trajetos para o olharTrajetos para o olhar
01/06/2022Educador-públicoEducador-público
02/06/2022Entre EspaçosEntre Espaços
10/06/2022Reflexões sobre territórios, trânsitos e reencenaçõesReflexões sobre territórios, trânsitos e reencenações
10/05/2022Apresentação da Exposição Reviravolta e seu Programa Educativo Apresentação da Exposição Reviravolta e seu Programa Educativo
14/06/2022Inventário de Percepções a partir da VisitaçãoInventário de Percepções a partir da Visitação
05/07/2022Acessibilidade na Exposição REVIRAVOLTA no MAES e GHMAcessibilidade na Exposição REVIRAVOLTA no MAES e GHM
23/06/2022Vídeo Medição - Obra Pacífico Vídeo Medição - Obra Pacífico
08/07/2022Vídeo Mediação - Obra JeguatáVídeo Mediação - Obra Jeguatá
12/07/2022Vídeo Mediação - Obra Há terra! de Ana Vaz.Vídeo Mediação - Obra Há terra! de Ana Vaz.
21/07/2022Artistas Capixabas na  Exposição REVIRAVOLTAArtistas Capixabas na Exposição REVIRAVOLTA
05/08/2022 (Circa)Inventário de Percepções a partir da ação ENTRE ESPAÇOSInventário de Percepções a partir da ação ENTRE ESPAÇOS
05/08/2022Ações e interações entre Universidade e Exposição REVIRAVOLTA.Ações e interações entre Universidade e Exposição REVIRAVOLTA.
19/08/2022Metodologia Educativa para Prática.Metodologia Educativa para Prática.
23/08/2022Vídeo Mediação - Faraw Ka Taama do artista Seydou CisséVídeo Mediação - Faraw Ka Taama do artista Seydou Cissé
09/08/2022Vídeo Mediação - Trans AmazônicaVídeo Mediação - Trans Amazônica
26/07/2022Vídeo Mediação - Tocaia Vídeo Mediação - Tocaia
28/06/2022Vídeo Mediação - Paulo NazarethVídeo Mediação - Paulo Nazareth
14/08/2022Desdobramento Temáticos - Corpo e Performance;Desdobramento Temáticos - Corpo e Performance;
16/07/2022Corpo e Performance - Ênfase ao programa principal.Corpo e Performance - Ênfase ao programa principal.
08/09/2022REVIRAVOLTAS - ações que reverberaram em Vitória. REVIRAVOLTAS - ações que reverberaram em Vitória.
15/09/2022Relato de Experiências - Corpo Educativo. Relato de Experiências - Corpo Educativo.