Curtir
Image gallery iconVideo gallery icon

Qual o seu pão preferido? Qual é a história da padaria de seu bairro?


O pão é um dos alimentos que marca a história da civilização e nossa relação com a mesa e com a comida. Desde ritos religiosos até a construção das pirâmides do Egito, o pão acompanha a humanidade em grandes feitos, e no dia a dia das famílias.


Ao longo do tempo, cada lugar, região e povo adaptou a receita básica, tornando esse alimento uma especialidade culinária local, reflexo de sua cultura. Hoje existem inúmeras receitas espalhadas ao redor do planeta, que refletem as riquezas e singularidades de suas culturas.

Buscamos, neste projeto, tratar o pão como objeto central de uma ação de educação patrimonial, e por isto será considerado como um veículo para viajar e descobrir a riqueza cultural da região metropolitana do Espírito Santo através de um prisma totalmente original.

1º indício de produção de pão na Mesopotâmia

10001 BCEView on timeline

Os primeiros indícios da produção do pão são do período neolítico (pedra polida), quando os grupamentos descobriram a agricultura e deixaram de ser nômades, passando a cultivar grãos, como o trigo, cevada e centeio, eram moídos em pedra, transformados em farinha, misturados com água e cozidos em pedras quentes, resultando em uma espécie de pão primitivo. Esses registros identificados datam de 10.000 a.C, possivelmente na antiga Mesopotâmia. 

“É importante lembrar da importância que o pão tem para a humanidade. Desde os primórdios, os grãos eram consumidos de forma bruta, comidos crus. Posteriormente, alguns historiadores falam que, por acidente, os pães - que eram formados numa pasta mascada na boca, pasta essa feita de mingau – caíram em cima de uma pedra quente, em uma fogueira e, a partir dali, se gerou uma massa assada”, conta o especialista e historiados sobre pão, Augusto Cezar de Almeida, em entrevista à Agência Brasil. Almeida é autor de diversos livros como A História da Panificação Brasileira – a Fantástica História do Pão e da Evolução das Padarias no Brasil e do Dicionário da Panificação Brasileira. Ele também é editor da revista Panificação Brasileira.
Fonte.
 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 18/03/2024

Updated in 30/09/2024

All events in the topic O Pão no Mundo:


7001 BCEMoagem de pão na pedra
4501 BCEProdução de pão no Antigo Egito
4001 BCEInvenção do fermento - Egito
3501 BCEMoinhos de água - Hebreus
28 BCEPão e Circo - Roma
100Pão como corpo de Cristo
1333Lenda padroeira dos padeiros
1350Lenda a padeira
1500Lenda dos padeiros heróis
1600Broa de milho
1768Debret e o moinho de trigo
1890Criação do pão de sal
16/10/2000Dia mundial do pão - 16/10
2014Lavash - Armênia
2016Flatbread - Arjebaijão
2020Fitra - Malta
4501 BCEFaraós e padarias enterrados
1600Palhaços e o trigo
2010Gingerbread- Croácia
25/03/2025New Event
25/03/2025New Event
25/03/2025New Event
01/11/2024As Gorduras na panificação