1ª Expedição Científica ao Brasil
Resumo
1ª expedição científica ao Brasil, promovida pelo nobre germânico-holandês João Maurício de Nassau, governador da colônia holandesa em Pernambuco (1637-1643).
Sugestão para o Professor
Ver documentário Brasil dos Holandeses (TV Brasil, 2012, 25' 32"), disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KBjAKZlMBOk
O vídeo traz informações importantes sobre a presença holandesa no nordeste em geral e, especialmente, em Pernambuco, destacando os importantes registros científicos sobre sua natureza e suas gentes.
Sugestão de vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=Y79pabwR_Tc

Detalhamento
João Maurício de Nassau, interessado em conhecer melhor a terra que iria administrar, reuniu um grupo de cientistas para explorá-la e descrevê-la. Um dos membros dessa expedição foi o astrônomo, cartógrafo e naturalista alemão Georg Marcgrave, o qual, juntamente com o médico e naturalista holandês Guilherme Piso, escreveu a primeira obra científica a respeito da fauna e flora brasileiras: Historia Naturalis Brasiliae, publicada em 1648.
Editada por João de Laet, a Historia Naturalis Brasiliae compreende duas partes: a primeira, intitulada De medicina brasilienses, foi escrita por Piso e aborda assuntos médicos; a segunda, com o nome de Historia rerum naturalium Brasiliae, compreende as anotações de Marcgrave sobre botânica, zoologia e povos indígenas das regiões nordestinas que percorreu durante 6 anos. Essa parte está dividida, por sua vez, em oito assuntos: 1. Ervas; 2. Plantas frutíferas e arbustos; 3. Árvores; 4. Peixes marítimos e fluviais; 5. Aves; 6. Animais quadrúpedes e serpentes; 7. Insetos; 8. A região e seus habitantes.
Até o século XIX, essa foi a única obra ilustrada disponível da história natural do Brasil.
Referências
LOPES, B. M.; FENNER, R. dos S.; TEIXEIRA, M. do R. F. Estudos botânicos no Brasil nassoviano: o herbário de Marcgrave e suas contribuições para a difusão do conhecimento. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4236.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account