Logo Museu do Ipiranga
Novo Museu do Ipiranga 2022Publicado em 11/29/2021

Quer conhecer a história do projeto de restauração, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga? Convidamos você para percorrer a história recente do edifício que abriga as nossas exposições e atividades culturais e acadêmicas.


As informações apresentadas aqui abrangem os trabalhos cuidadosos realizados em várias frentes a partir de 2013, após o fechamento do Museu ao público. São três eixos narrativos apresentados na forma de linhas do tempo que se conectam e se sobrepõem. Essas linhas contam um pouco sobre:


  • a história do edifício com destaque para a concretização do projeto de restauração e ampliação;
  • o processo de transferência e conservação dos acervos necessário para a realização do projeto;
  • as atividades educativas e culturais realizadas ao longo dos anos em que o edifício esteve fechado, para que o Museu mantivesse seu compromisso com diferentes públicos.

Os critérios adotados para a seleção dos conteúdos desenvolvidos privilegiaram as principais intervenções ocorridas no edifício até 2017; as ações mais relevantes e desafiadoras da implantação do novo projeto durante 2019 e 2021; os marcos da trajetória de formação das coleções; e os projetos culturais e de pesquisa financiados pelas diversas instituições públicas e privadas que apoiam a missão do Museu.


As linhas do tempo contam com recursos audiovisuais que possibilitam o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente; conectando museu, acervo, programa e obras civis. Acreditamos que tornamos possível uma valorização e consolidação da memória e do patrimônio ao ampliar o acesso a essa história.


Ao mesmo tempo, contribuímos também para diversificar a experiência dos visitantes, que podem conhecer mais sobre algumas de nossas coleções e sua relação com o Museu ao longo do tempo.


Pensando na acessibilidade de forma ampliada, os assuntos apresentados contam com soluções que facilitam sua compreensão por diversos públicos, como tipografia adequada, cores de alto contraste, audiodescrição de imagens, narração, entre outras.


Ao longo dos anos, o Museu tem desenvolvido uma série de ações especiais que o preparam para sua reabertura ao público, entre elas esta linha do tempo. Em breve, 2022 se tornará um ponto em comum, entrelaçando não só as linhas do tempo desta plataforma, mas também a de muitas vidas que se relacionam com o Museu de alguma forma.


Com este projeto, esperamos nos aproximar da sua linha do tempo também!


Ficha Técnica


Coordenação geral

Museu Paulista / Solange Ferraz de Lima/ Maria Eugênia de Menezes


Produção

Equipe Timelinefy


Coordenação de pesquisa

Clara Sampaio


Elaboração de textos

Juliana Muscovick


Audiodescrição de imagens e textos

Rosa Matsushita

Edgar Fernandes


Narração

Tais Lenk


Tradução e Interpretação em Libras

Ana Carolina Duarte


Projeto gráfico

Sigrid Degobi

Wherlom Almeida


Imagens

Acervo Museu Paulista

Wikiglam Museu Paulista

José Rosael

Hélio Nobre


Tratamento de imagens

Sigrid Degobi


Diretrizes de Comunicação Visual

Claudio Pierangeli de Albuquerque Rother (Museu Paulista)


Diretrizes de Acessibilidade e Revisão de Conteúdos

Isabela Ribeiro de Arruda (Museu Paulista)

Denise Cristina Carminatti Peixoto (Museu Paulista)

Fabio Santana Silva (Memoria Web)


Patrocinadores

Diário de Obra (Episódio 1). Produzida pelo Museu do Ipiranga, a série revela os bastidores do projeto de modernização e restauro do edifício e de suas coleções.

Esta linha do tempo tem 0 eventos:

Projeto expográfico

11/2020View on timeline

Em novembro de 2020, a Metrópole Arquitetos entregou o projeto para a implantação das 12 exposições no Museu a partir de 2021. 

Ele contemplou o detalhamento geral da expografia do museu, incluindo mobiliário, comunicação visual e equipamentos de multimídia, luminotécnica, instalações elétricas, além de um relatório de acessibilidade. 

O projeto foi desenvolvido a partir da proposta da equipe curatorial do Museu Paulista. 

As exposições estão divididas em dois eixos: “Para Entender o Museu” e “Para Entender a Sociedade”. Elas aconteceriam em diversos pavimentos simultaneamente, as de longa duração no Edifício-Monumento, enquanto as exposições temporárias na parte nova do edifício, no subsolo.

O eixo “Para Entender a Sociedade” é composto por exposições concentradas nas linhas de pesquisa do Museu e em seu campo de especialização, a Cultura Material. São elas: “Uma História do Brasil”, “Passados Imaginados”, “Territórios em Disputa”, “Mundos do Trabalho”, “Casas e Coisas” e “A Cidade Vista de Cima”. 

A intenção é partir das coleções do Museu para discutir temas como a história do Brasil pensada nas primeiras décadas do século 20, as narrativas sobre a formação da nação por meio das pinturas de gênero histórico, as disputas territoriais nos séculos 16 e 17, as construções de gênero e os modos de exibição nos espaços domésticos, e os saberes a partir dos trabalhos manuais e anônimos.

O eixo “Para entender o Museu” é formado por uma exposição que trata da história do edifício e da formação das coleções, além de introduzir o visitante ao tema da Cultura Material, campo de pesquisa da instituição. 

O eixo é composto ainda por quatro exposições que abordam o ciclo curatorial em um museu, ou seja, convida o visitante a conhecer como um museu trabalha nas várias etapas da curadoria. As exposições desse eixo são: “Para Entender o Museu”, “Catalogar: Moedas e Medalhas”, “Colecionar: Imagens do Cotidiano”, “Conservar: Brinquedos” e “Comunicar: Louças”. 

O novo espaço expositivo será inaugurado com a exposição temporária Memórias da Independência.

Cada uma das exposições é sinalizada com cores diferentes e os suportes expositivos desenhados são integrados ao ambiente do Museu, de forma a não criar ruídos com sua arquitetura e obras de arte. 

Entre os sistemas estão elementos como mesa síntese, painéis, perimetrais, vitrines autoportantes, mesas, pinturas, guarda-corpos e bancos. As mesas expositivas foram pensadas para atender visitantes com diferentes alturas e de acordo com as normas de acessibilidade.

Um exemplo da disposição dos elementos expositivos adequados ao novo Museu acontece na exposição “Uma História do Brasil", no saguão de entrada. A inclusão de seis mesas com conteúdos de mediação, localizadas entre as colunas, e a presença de guarda-corpos com legendas em frente às pinturas, mantêm a percepção do espaço arquitetônico, bem como a circulação do público. 

Outro caso interessante é o da sala da exposição “Mundos do Trabalho”, onde foi identificada maior intensidade de trepidação do piso, por isso a escolha em concentrar as vitrines junto aos painéis perimetrais protegendo o acervo de movimentações indevidas.

Audiodescrição: Mapa expositivo formado sobre o desenho da fachada do Museu.Há três torres separadas por duas galerias. Cada área está pintada de uma cor: ou verde, ou salmão, ou amarelo.Na torre da esquerda, no canto direito superior está o número 9, numa área amarela.Na galeria da esquerda, na parte central superior está o número 8, numa área amarela. Na lateral direita central está o número 5 numa área salmão. Abaixo está o número 1, numa área amarela.Na torre do meio, em cima está o número 7, no meio está o número 4 e, embaixo, está o número 2. Todos numa área salmão.Na galeria da direita, à esquerda central, está o número 6, numa área salmão; e, abaixo, o número 3, numa área salmão. Na parte superior central está o número 10, numa área amarela.Na torre da direita, no canto esquerdo superior está o número 11, numa área amarela.À frente do Museu, na lateral direita está o número 12, , numa área verde.Abaixo está a legenda:Em amarelo, nomeado: Eixo para entender o Museu:Área 1, Para entender o Museu.Área 8, Catalogar: moedas e medalhas.Área 9, Colecionar: Imagens do Cotidiano.Área 10, Conservar: Brinquedos.Área 11, Comunicar: Louças.Em salmão, nomeado: Eixo para entender a Sociedade:Área 2, Uma história do Brasil.Área 3, Passados Imaginados.Área 4, Territórios em Disputa.Área 5, Mundos do Trabalho.Área 6, Casas e Coisas.Área 7, A cidade que se vê.Em verde, nomeado: Exposições Temporárias:Área 12, Memórias da Independência.Fim da audiodescrição.     
Divisão dos percursos expositivos. Fonte: Apresentação do projeto do novo Museu do ipiranga. Metrópole Arquitetos.   
Audiodescrição: Fotomontagem de uma sala com mobiliário.Nas paredes há grandes painéis cinza. À esquerda há uma área intitulada: Transformação do acervo, na qual há textos e desenhos. Na parede à frente há uma linha do tempo que vai de 1895 a 2022; textos e desenhos em preto e branco. À direita há uma área intitulada: O Museu Contemporâneo, na qual há algumas imagens coloridas.Os painéis cobrem duas grandes portas de madeira.Há duas grandes vitrines com objetos e uma mesa com esculturas. à esquerda, uma idosa e uma jovem ao centro; e uma idosa e um jovem sobre cadeira de rodas.Fim da audiodescrição.     
Projeto expográfico: Estudos das salas e mobiliário expositivo. Projeto da Metrópole Arquitetos. Fonte: Museu Paulista.  

 

Audiodescrição: Foto de um grande salão.Nas paredes - à esquerda, à direita e ao fundo - grandes pinturas, como o quadro “Independência ou Morte” .Homens, mulheres e crianças de diversas idades circulam pelo local. À esquerda há uma idosa que olha para um objeto que está nas mãos dela. Ao centro há um jovem que olha para uma pequena vitrine horizontal. À direita há um idoso que caminha em direção ao fundo do salão. No path, um homem e uma mulher estão parados, olhando para o quadro “Independência ou Morte” que está à esquerda. E, ao fundo, caminhando, estão: uma pessoa em cadeira de rodas, duas crianças de mãos dadas e um homem.Fim da audiodescrição.     
Projeto expográfico: Estudos das salas e mobiliário expositivo. Projeto da Metrópole Arquitetos. Fonte: Museu Paulista.  

 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 25/10/2021

Updated in 29/11/2021

All events in the topic ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO:


1989Saída de acervos para o MAESaída de acervos para o MAE
1990Plano Diretor
1991Arquivo Permanente do Museu Paulista
1996Primeira doação patrocinada do MuseuPrimeira doação patrocinada do Museu
2019Plano Museológico
2000Exposição Trilhos e SonhosExposição Trilhos e Sonhos
2002Criação da Reserva Técnica DidáticaCriação da Reserva Técnica Didática
23/01/200528/10/2007Exposição Imagens Recriam a História Exposição Imagens Recriam a História
2012Exposição Morar Paulistano
01/09/20132015Busca por outros espaços para acervos e equipes
2017Novas reservas técnicasNovas reservas técnicas
06/201808/2019Conclusão da transferência do acervoConclusão da transferência do acervo
01/201912/2019Restauro de obras do acervoRestauro de obras do acervo
2020Diagnóstico dos acervos selecionados
02/2019Convênio com a Fundação Banco do BrasilConvênio com a Fundação Banco do Brasil
2020O museu na cultura digital
05/2020Escutas com grupos sociaisEscutas com grupos sociais
11/2020Projeto expográficoProjeto expográfico
12/2020Serviços de gestão de equipes
06/11/2020Convênio com BNDES
11/2021Conclusão
2022Contagem regressiva
2020Diagnóstico dos acervos selecionados