Logo Museu do Ipiranga
Novo Museu do Ipiranga 2022Publicado em 11/29/2021

Quer conhecer a história do projeto de restauração, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga? Convidamos você para percorrer a história recente do edifício que abriga as nossas exposições e atividades culturais e acadêmicas.


As informações apresentadas aqui abrangem os trabalhos cuidadosos realizados em várias frentes a partir de 2013, após o fechamento do Museu ao público. São três eixos narrativos apresentados na forma de linhas do tempo que se conectam e se sobrepõem. Essas linhas contam um pouco sobre:


  • a história do edifício com destaque para a concretização do projeto de restauração e ampliação;
  • o processo de transferência e conservação dos acervos necessário para a realização do projeto;
  • as atividades educativas e culturais realizadas ao longo dos anos em que o edifício esteve fechado, para que o Museu mantivesse seu compromisso com diferentes públicos.

Os critérios adotados para a seleção dos conteúdos desenvolvidos privilegiaram as principais intervenções ocorridas no edifício até 2017; as ações mais relevantes e desafiadoras da implantação do novo projeto durante 2019 e 2021; os marcos da trajetória de formação das coleções; e os projetos culturais e de pesquisa financiados pelas diversas instituições públicas e privadas que apoiam a missão do Museu.


As linhas do tempo contam com recursos audiovisuais que possibilitam o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente; conectando museu, acervo, programa e obras civis. Acreditamos que tornamos possível uma valorização e consolidação da memória e do patrimônio ao ampliar o acesso a essa história.


Ao mesmo tempo, contribuímos também para diversificar a experiência dos visitantes, que podem conhecer mais sobre algumas de nossas coleções e sua relação com o Museu ao longo do tempo.


Pensando na acessibilidade de forma ampliada, os assuntos apresentados contam com soluções que facilitam sua compreensão por diversos públicos, como tipografia adequada, cores de alto contraste, audiodescrição de imagens, narração, entre outras.


Ao longo dos anos, o Museu tem desenvolvido uma série de ações especiais que o preparam para sua reabertura ao público, entre elas esta linha do tempo. Em breve, 2022 se tornará um ponto em comum, entrelaçando não só as linhas do tempo desta plataforma, mas também a de muitas vidas que se relacionam com o Museu de alguma forma.


Com este projeto, esperamos nos aproximar da sua linha do tempo também!


Ficha Técnica


Coordenação geral

Museu Paulista / Solange Ferraz de Lima/ Maria Eugênia de Menezes


Produção

Equipe Timelinefy


Coordenação de pesquisa

Clara Sampaio


Elaboração de textos

Juliana Muscovick


Audiodescrição de imagens e textos

Rosa Matsushita

Edgar Fernandes


Narração

Tais Lenk


Tradução e Interpretação em Libras

Ana Carolina Duarte


Projeto gráfico

Sigrid Degobi

Wherlom Almeida


Imagens

Acervo Museu Paulista

Wikiglam Museu Paulista

José Rosael

Hélio Nobre


Tratamento de imagens

Sigrid Degobi


Diretrizes de Comunicação Visual

Claudio Pierangeli de Albuquerque Rother (Museu Paulista)


Diretrizes de Acessibilidade e Revisão de Conteúdos

Isabela Ribeiro de Arruda (Museu Paulista)

Denise Cristina Carminatti Peixoto (Museu Paulista)

Fabio Santana Silva (Memoria Web)


Patrocinadores

Diário de Obra (Episódio 1). Produzida pelo Museu do Ipiranga, a série revela os bastidores do projeto de modernização e restauro do edifício e de suas coleções.

Esta linha do tempo tem 0 eventos:

Início do restauro das obras a serem expostas

2021View on timeline

Em 2021, foram iniciados os restauros de nove quadros localizados no Salão Nobre do Museu, espaço onde também está abrigada a obra “Independência ou morte”, de Pedro Américo. O quadro de Américo teve um processo de restauro à parte, iniciado em outubro de 2019.

O trabalho envolveu uma equipe de dez profissionais, dedicados a procedimentos como remoção de verniz, sujeira, preenchimento de perfurações, planificação, renovação de molduras, retoques e aplicação de vernizes de proteção.

Ao todo 43 obras precisam ser restauradas para a reabertura em 2022, com um custo total aproximado de R$ 1,3 milhão. Sua concretização depende da captação de recursos. As nove obras localizadas no Salão Nobre foram financiadas por meio de doação feita pelo Bank of America, dos Estados Unidos.

Audiodescrição: Foto de um grande salão.Em frente à pintura “Independência ou Morte há um andaime. Acima da pintura há espaços circulares, nos quais estão as pinturas de grandes personalidades. A pintura de Dom Pedro Primeiro, em moldura circular, está apoiada nos pés de uma pessoa que está sentada no alto do andaime, totalmente coberta pela pintura. Ao lado dela se veem as pernas de outra pessoa.Abaixo, no primeiro andar do andaime, estão dois homens com capacetes amarelos. Um deles prende um gancho às fitas laranja de segurança que estão presas ao próprio corpo.Fim da audiodescrição.    
Retirada de quadros para restauro. Créditos da imagem: José Rosael / Museu Paulista. 

Os quadros restaurados nesta etapa são:

Audiodescrição: Pintura Príncipe Regente Dom Pedro e Jorge de Avilez a Bordo da Fragata União, de Oscar Pereira da Silva.Não há convés de um navio há canhões que estão posicionados nas bordas, vir para fora, na direção do mar azul. Eles estão sobre suportes com rodinhas. À esquerda há um grande mastro e as velas. No convés há muitas pessoas, a grande maioria com uniformes militares e alguns com uniformes de marinheiros ou com trajes civis.Ao centro está Dom Pedro Primeiro. Ele é um homem branco, magro, de bigode escuro. Usa uma camisa branca; paletó azul de gola alta, com ombreiras com franjas e detalhes dourados; uma calça branca com uma faixa vermelha na cintura e botas pretas. Está com um chapéu triangular azul com adereços dourados. Ele possui muitas insígnias no peito esquerdo e, na cintura, há uma espada dourada. Ele está em pé, levemente virado para a esquerda. Com a mão direita, ele aponta para a esquerda; e toca, com a outra mão, em um dos canhões. À esquerda estão alguns homens com uniformes militares. À frente deles há um homem branco, de costeletas grossas, que usa uma farda semelhante à de Dom Pedro, com três insígnias no peito. Ele está com a mão esquerda encostada em um sabre, que está com uma ponta apoiada no chão. Um pouco mais à esquerda há um pouco mais à esquerda. À direita, atrás de Dom Pedro, algumas pessoas com uniforme militar e outras com trajes civis. Um dos civis usa camisa branca de gola alta, paletó escuro, calça marrom, meias brancas que vão até o joelho e sapatinhos pretos.À frente há um alçapão, de onde sai um marinheiro que segura algumas cordas. Um outro marinheiro não está convés, ao lado do primeiro, puxando uma corda.    
Príncipe Regente Dom Pedro e Jorge de Avilez a Bordo da Fragata União (1922), de Oscar Pereira da Silva, óleo sobre tela, 277 cm x 330 cm. Domínio Público. Link. 

 

Audiodescrição: Pintura Retrato de José Bonifácio de Andrada e Silva, de Benedito Calixto.José Bonifácio está em pé, de frente e é visto dos joelhos para cima. É um homem branco, de cabelos grisalhos, ondulados, divididos no meio, penteados para os lados. Ele tem as sobrancelhas grossas, olhos pequenos, nariz afilado e boca pequena, rosada. Está com uma camisa branca de colarinho alto; gravata borboleta branca; colete gelo; casaca preta, longa na parte de trás; e calça bege-clara. Está com uma fita vermelha com a cruz da Ordem de Cristo e uma espada na cintura. Ele apoia a mão esquerda em uma mesa e a mão direita está levemente pousada na altura do peito.Na mesa, que está à direita, há um livro aberto, uma pena e um tinteiro. À esquerda há uma cadeira com forro com listras verticais. Ao fundo há uma cortina vermelha.Fim da audiodescrição.    
Retrato de José Bonifácio de Andrada e Silva (1922), de Benedito Calixto óleo sobre tela, 140 x 100 cm. Domínio Público.  Link 
Audiodescrição: Pintura Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e seus filhos, de Domenico Failutti.Dona Leopoldina está sentada em uma poltrona bege, com o corpo levemente virado para a esquerda e o rosto para a frente. Ela segura um bebê no colo e ao lado dela há quatro meninas.Ela é uma mulher branca, de cabelos castanho-claros, encaracolados, presos com uma tiara com três flores. Tem as sobrancelhas finas; olhos escuros, pequenos; nariz afilado; e boca pequena, com batom vermelho. Usa um vestido longo amarelo com babados brancos no colo. Está com um brinco e um colar de pérolas claras; e luvas três quartos com os dedos à mostra.O bebê está com uma roupa branca e uma touca com babados.À esquerda estão três meninas de cabelos encaracolados. Sentada e encostada na parede está a maior, de cabelos castanho-claros. Ela usa um vestido avermelhado, longo, com babados brancos no colo e um cinto preto. No colo dela está uma menininha de cabelos loiros, que usa um vestido branco e segura uma boneca com vestido azul. Sentada no chão está outra menina de cabelos loiros, sorridente. Ela usa um vestido escuro com babados brancos no colo e segura um cachorrinho branco de orelhas pretas. Ele olha para o bebê.À direita está uma menininha de cabelos pretos. Ela usa um vestido avermelhado com babados brancos no colo. Está em pé, olha para a esquerda e segura uma pomba cinza.Na parede há um quadro em tons de azul à esquerda e um armário escuro à direita.Fim da audiodescrição. Ela usa um vestido escuro com babados brancos no colo e segura um cachorrinho branco de orelhas pretas. Ele olha para o bebê.À direita está uma menininha de cabelos pretos. Ela usa um vestido avermelhado com babados brancos no colo. Está em pé, olha para a esquerda e segura uma pomba cinza.Na parede há um quadro em tons de azul à esquerda e um armário escuro à direita.Fim da audiodescrição. Ela usa um vestido escuro com babados brancos no colo e segura um cachorrinho branco de orelhas pretas. Ele olha para o bebê.À direita está uma menininha de cabelos pretos. Ela usa um vestido avermelhado com babados brancos no colo. Está em pé, olha para a esquerda e segura uma pomba cinza.Na parede há um quadro em tons de azul à esquerda e um armário escuro à direita.Fim da audiodescrição.    
Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e seus filhos (1921), de Domenico Failutti, óleo sobre tela, 233 x 133 cm. Domínio Público. 
Audiodescrição: Pintura Retrato de Joaquim Gonçalves Ledo, de Oscar Pereira da Silva.Em moldura circular, Joaquim é visto do quadril para cima, com o corpo levemente virado para a esquerda e o rosto para a frente.Ele é um homem branco, com os cabelos escuros, curtos, penteados para o lado. Usa uma camisa branca, paletó e calça pretos, e um lenço em tons de azul e bege, amarrado no pescoço.Está com a corrente de um relógio de bolso pendurado e a mão esquerda está dentro do bolso do paletó.Ao fundo, na penumbra, há partes de alguns móveis.Fim da audiodescrição.    
Retrato de Joaquim Gonçalves Ledo (1925), de Oscar Pereira da Silva. Link 
Audiodescrição: Pintura Retrato de Dom Pedro Primeiro, de Oscar Pereira da Silva.Em moldura circular, Dom Pedro é visto das coxas para cima, de frente. Ele é um homem branco, magro, de cabelos e bigode escuros. Usa um traje de gala, composto por uma camisa branca de gola alta; paletó azul de gola alta, com ombreiras com franjas e detalhes dourados; e uma calça branca com uma faixa vermelha na cintura. Ele possui algumas insígnias no peito esquerdo e segura, com a mão esquerda, no cabo de uma espada, que está pendurada na própria cintura.Atrás dele, à esquerda, há uma coroa dourada com detalhes brilhantes sobre um suporte.Há uma janela com uma cortina erguida e, ao fundo, vê-se um céu azul e algumas árvores.Fim da audiodescrição.    
Retrato de D. Pedro I (1925), de Oscar Pereira da Silva. Domínio Público. Link 
Audiodescrição: Pintura Retrato de José Clemente Pereira (1925), de Oscar Pereira da SilvaEm moldura circular, José é visto do quadril para cima, com o corpo levemente virado para a direita.Ele é um homem branco, com os cabelos escuros, curtos, penteados para o lado e grandes costeletas. Usa uma camisa branca, casaco e gravata pretos.Está com a mão direita dentro da abertura do casaco.Ao fundo, na penumbra, há partes de alguns móveis e da parede.Fim da audiodescrição.    
Retrato de José Clemente Pereira (1925), de Oscar Pereira da Silva, óleo sobre tela. Link. 
Audiodescrição: Pintura Retrato de Maria Quitéria de Jesus Medeiros (1920), de Domenico Failutti.Maria Quitéria é uma mulher branca, magra, de cabelos escuros, presos para trás. Ela tem como sobrancelhas grossas, olhos escuros, nariz afilado e boca delineada e rosada.Está com um traje militar, composto por uma blusa azul-escura, de gola alta e botões; uma faixa dourada na cintura; e uma espécie de saia azul, rodada com franjas douradas na barra. Por baixo, ela usa uma calça bege e botas pretas. Na gola e nos punhos da blusa há um detalhe em amarelo. Ela usa um chapéu alto, dourado, semelhante a uma cartola, com uma pena escura. Tem uma insígnia no peito, em formato de estrela branca de quatro pontas, e uma faixa dourada que atravessa o peito. Segura um mosquete, que está com o cabo apoiado no chão.Fim da audiodescrição.    
Retrato de Maria Quitéria de Jesus Medeiros (1920), de Domenico Failutti, óleo sobre tela, 233 x 133 cm. Link 
Audiodescrição: Pintura Retrato do Padre Diogo Antônio Feijó (1925), de Oscar Pereira da Silva.Em moldura circular, Padre Diogo é visto do quadril para cima, com o corpo levemente virado para a esquerda.Ele é um homem branco, com os cabelos escuros, curtos, penteados para trás. Usa uma camisa branca, casaco preto e um lenço preto amarrado no pescoço.Está com a mão esquerda apoiada numa mesa à direita, na qual há alguns livros e revistas.Ao fundo, na penumbra, há partes de alguns móveis e uma parede.Fim da audiodescrição.    
Retrato do Padre Diogo Antônio Feijó (1925), de Oscar Pereira da Silva, óleo sobre tela Domínio Público. 
Audiodescrição: Pintura Sessão das Cortes de Lisboa, de Oscar Pereira da Silva.Ao fundo de um imenso salão há duas mesas de madeira, distantes uma da outra. Atrás delas e ao redor há vários homens sentados. A grande maioria está com os braços estendidos para a frente. Atrás deles há uma área elevada, com uma cadeira dourada vazia. Na parede atrás dela há um quadro e um suporte que segura uma longa cortina dourada, que está presa nas laterais.Os homens usam camisas brancas, casacas em tons de azul, cinza ou marrom.O salão tem o teto alto, em arco. Há duas fileiras de janelas: grandes na parte inferior, cobertas com cortinas rosa; e pequenas, mais próximo do teto, cobertas com cortinas vermelhas. Entre as duas fileiras de janelas há uma fileira com luminárias em formato de castiçal com duas lâmpadas cada. Fim da audiodescrição.    
Sessão das Cortes de Lisboa (1922), de Oscar Pereira da Silva, óleo sobre tela, Link. 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 8/09/2021

Updated in 25/11/2021

All events in the topic ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO:


1989Saída de acervos para o MAESaída de acervos para o MAE
1990Plano Diretor
1991Arquivo Permanente do Museu Paulista
1996Primeira doação patrocinada do MuseuPrimeira doação patrocinada do Museu
2019Plano Museológico
2000Exposição Trilhos e SonhosExposição Trilhos e Sonhos
2002Criação da Reserva Técnica DidáticaCriação da Reserva Técnica Didática
23/01/200528/10/2007Exposição Imagens Recriam a História Exposição Imagens Recriam a História
2012Exposição Morar Paulistano
01/09/20132015Busca por outros espaços para acervos e equipes
2017Novas reservas técnicasNovas reservas técnicas
06/201808/2019Conclusão da transferência do acervoConclusão da transferência do acervo
01/201912/2019Restauro de obras do acervoRestauro de obras do acervo
2020Diagnóstico dos acervos selecionados
02/2019Convênio com a Fundação Banco do BrasilConvênio com a Fundação Banco do Brasil
2020O museu na cultura digital
05/2020Escutas com grupos sociaisEscutas com grupos sociais
11/2020Projeto expográficoProjeto expográfico
12/2020Serviços de gestão de equipes
06/11/2020Convênio com BNDES
11/2021Conclusão
2022Contagem regressiva
2020Diagnóstico dos acervos selecionados