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Novo Museu do Ipiranga 2022Publicado em 11/29/2021

Quer conhecer a história do projeto de restauração, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga? Convidamos você para percorrer a história recente do edifício que abriga as nossas exposições e atividades culturais e acadêmicas.


As informações apresentadas aqui abrangem os trabalhos cuidadosos realizados em várias frentes a partir de 2013, após o fechamento do Museu ao público. São três eixos narrativos apresentados na forma de linhas do tempo que se conectam e se sobrepõem. Essas linhas contam um pouco sobre:


  • a história do edifício com destaque para a concretização do projeto de restauração e ampliação;
  • o processo de transferência e conservação dos acervos necessário para a realização do projeto;
  • as atividades educativas e culturais realizadas ao longo dos anos em que o edifício esteve fechado, para que o Museu mantivesse seu compromisso com diferentes públicos.

Os critérios adotados para a seleção dos conteúdos desenvolvidos privilegiaram as principais intervenções ocorridas no edifício até 2017; as ações mais relevantes e desafiadoras da implantação do novo projeto durante 2019 e 2021; os marcos da trajetória de formação das coleções; e os projetos culturais e de pesquisa financiados pelas diversas instituições públicas e privadas que apoiam a missão do Museu.


As linhas do tempo contam com recursos audiovisuais que possibilitam o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente; conectando museu, acervo, programa e obras civis. Acreditamos que tornamos possível uma valorização e consolidação da memória e do patrimônio ao ampliar o acesso a essa história.


Ao mesmo tempo, contribuímos também para diversificar a experiência dos visitantes, que podem conhecer mais sobre algumas de nossas coleções e sua relação com o Museu ao longo do tempo.


Pensando na acessibilidade de forma ampliada, os assuntos apresentados contam com soluções que facilitam sua compreensão por diversos públicos, como tipografia adequada, cores de alto contraste, audiodescrição de imagens, narração, entre outras.


Ao longo dos anos, o Museu tem desenvolvido uma série de ações especiais que o preparam para sua reabertura ao público, entre elas esta linha do tempo. Em breve, 2022 se tornará um ponto em comum, entrelaçando não só as linhas do tempo desta plataforma, mas também a de muitas vidas que se relacionam com o Museu de alguma forma.


Com este projeto, esperamos nos aproximar da sua linha do tempo também!


Ficha Técnica


Coordenação geral

Museu Paulista / Solange Ferraz de Lima/ Maria Eugênia de Menezes


Produção

Equipe Timelinefy


Coordenação de pesquisa

Clara Sampaio


Elaboração de textos

Juliana Muscovick


Audiodescrição de imagens e textos

Rosa Matsushita

Edgar Fernandes


Narração

Tais Lenk


Tradução e Interpretação em Libras

Ana Carolina Duarte


Projeto gráfico

Sigrid Degobi

Wherlom Almeida


Imagens

Acervo Museu Paulista

Wikiglam Museu Paulista

José Rosael

Hélio Nobre


Tratamento de imagens

Sigrid Degobi


Diretrizes de Comunicação Visual

Claudio Pierangeli de Albuquerque Rother (Museu Paulista)


Diretrizes de Acessibilidade e Revisão de Conteúdos

Isabela Ribeiro de Arruda (Museu Paulista)

Denise Cristina Carminatti Peixoto (Museu Paulista)

Fabio Santana Silva (Memoria Web)


Patrocinadores

Diário de Obra (Episódio 1). Produzida pelo Museu do Ipiranga, a série revela os bastidores do projeto de modernização e restauro do edifício e de suas coleções.

Esta linha do tempo tem 0 eventos:

Primeira doação patrocinada do Museu

1996View on timeline

A primeira doação patrocinada do Museu foi a da Coleção Militão Augusto de Azevedo, fotógrafo do século 19 conhecido pelos registros fotográficos urbanos, como o Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo 1862-1887, e pelos inúmeros retratos de pessoas feitos para o estúdio Photographia Americana.

Em outubro de 1990, o Museu montou um dossiê sobre a coleção de Militão, em posse de Raquel de Azevedo Salles, bisneta do fotógrafo. A partir disso deu-se início à busca por patrocínio para sua aquisição. 

Em janeiro de 1996, após cadastramento do projeto no Programa Nacional de Apoio à Cultura do Ministério da Cultura, a Fundação Roberto Marinho e a Rede Globo decidiram patrocinar a aquisição da coleção e o projeto de curadoria do material, que seria realizado posteriormente pelo Museu.

A coleção é formada por um conjunto de mais de 12 mil fotografias produzidas entre 1862 e 1887, presentes nos álbuns de controle e mostruário de dois estúdios fotográficos. 

O conjunto está reunido em seis encadernações em couro; 48 negativos de vidro emulsionados com colódio, que são as matrizes de alguns dos retratos nos livros de controle; fotografias estereoscópicas e avulsas em albúmen, entre elas imagens da construção da São Paulo Railway (ferrovia Santos-Jundiaí); os álbuns da cidade de Santos e São Paulo em 1862. 

O conjunto possui também quatro documentos manuscritos: o livro índice das Photographias de Antigos Paulistas, que identifica alguns dos retratados, um livro-copiador de cartas enviadas por Militão a fornecedores, clientes e amigos, um diário de viagens feitas à Europa e à América do Norte, e a tradução inacabada do livro Le Paysage Artistique en Photographie, de Frederic Dillaye, sobre técnica fotográfica. 

Posteriormente, foram adquiridas uma cadeira e uma escultura, que pertenceram ao estúdio Photographia Americana, e uma lanterna mágica, espécie de antecessora dos projetores modernos, pertencente ao fotógrafo.

Nesse momento, também foi adquirida a coleção de seu filho, Luiz Gonzaga de Azevedo, fotógrafo que produziu centenas de fotografias entre 1905 e 1924. As fotografias estão organizadas em álbuns de família, além de negativos em vidro e flexíveis. 

Fazem parte do conjunto uma agenda-diário em que foram registrados acontecimentos familiares, um caderno com anotações e recortes de jornais sobre a vida profissional do titular. Além disso, nove livros-copiadores de cartas doados posteriormente integram a coleção. 

 Audiodescrição: Foto em preto e branco de um grande prédio de dois andares à esquerda, uma igreja com uma torre alta e outro edifício de dois andares à direita.À frente dos edifícios há uma praça com áreas gramadas, poucas árvores e bancos.À esquerda, à frente, há uma fonte composta por um paredão alto, decorado, com desenhos esculpidos na pedra.Toda a área é cercada por grades e portões.Fim da audiodescrição.    
Palácio, Secretaria do Governo e Igreja do Colégio, 1887. Fotografia pertencente ao "Álbum Comparativo de Vistas da Cidade de São Paulo (1862-1887)" composto por 60 fotografias originais, de Militão Augusto de Azevedo. Domínio Público. Acervo Museu Paulista. 

Referência:

Carvalho, V. C. & Lima, S. F. Fotografia no Museu: o projeto de curadoria da coleção Militão Augusto de Azevedo. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, v. 5, n. 1, p. 205-245. Disponível em: Link

Assista ao vídeo Poses do 19:

Produzido em 2002, o vídeo "Poses do 19" é uma animação com retratos produzidos no século 19 pelo fotógrafo Militão de Azevedo, em São Paulo. A sequência é montada segundo gêneros, faixa etária, poses e objetos cênicos recorrentes. A produção do vídeo mobilizou 1338 retratos. 

Direção: Gavin Adams                                                                         

Produção: Espaço Digital, Museu Paulista da USP 

Roteiro: Solange Ferraz de Lima, Vânia Carneiro de Carvalho 

Direção de Arte: Gavin Adams 

Música: Gavin Adams

 

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Published in 8/09/2021

Updated in 25/11/2021

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1990Plano Diretor
1991Arquivo Permanente do Museu Paulista
1996Primeira doação patrocinada do MuseuPrimeira doação patrocinada do Museu
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