Primeira doação patrocinada do Museu
A primeira doação patrocinada do Museu foi a da Coleção Militão Augusto de Azevedo, fotógrafo do século 19 conhecido pelos registros fotográficos urbanos, como o Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo 1862-1887, e pelos inúmeros retratos de pessoas feitos para o estúdio Photographia Americana.
Em outubro de 1990, o Museu montou um dossiê sobre a coleção de Militão, em posse de Raquel de Azevedo Salles, bisneta do fotógrafo. A partir disso deu-se início à busca por patrocínio para sua aquisição.
Em janeiro de 1996, após cadastramento do projeto no Programa Nacional de Apoio à Cultura do Ministério da Cultura, a Fundação Roberto Marinho e a Rede Globo decidiram patrocinar a aquisição da coleção e o projeto de curadoria do material, que seria realizado posteriormente pelo Museu.
A coleção é formada por um conjunto de mais de 12 mil fotografias produzidas entre 1862 e 1887, presentes nos álbuns de controle e mostruário de dois estúdios fotográficos.
O conjunto está reunido em seis encadernações em couro; 48 negativos de vidro emulsionados com colódio, que são as matrizes de alguns dos retratos nos livros de controle; fotografias estereoscópicas e avulsas em albúmen, entre elas imagens da construção da São Paulo Railway (ferrovia Santos-Jundiaí); os álbuns da cidade de Santos e São Paulo em 1862.
O conjunto possui também quatro documentos manuscritos: o livro índice das Photographias de Antigos Paulistas, que identifica alguns dos retratados, um livro-copiador de cartas enviadas por Militão a fornecedores, clientes e amigos, um diário de viagens feitas à Europa e à América do Norte, e a tradução inacabada do livro Le Paysage Artistique en Photographie, de Frederic Dillaye, sobre técnica fotográfica.
Posteriormente, foram adquiridas uma cadeira e uma escultura, que pertenceram ao estúdio Photographia Americana, e uma lanterna mágica, espécie de antecessora dos projetores modernos, pertencente ao fotógrafo.
Nesse momento, também foi adquirida a coleção de seu filho, Luiz Gonzaga de Azevedo, fotógrafo que produziu centenas de fotografias entre 1905 e 1924. As fotografias estão organizadas em álbuns de família, além de negativos em vidro e flexíveis.
Fazem parte do conjunto uma agenda-diário em que foram registrados acontecimentos familiares, um caderno com anotações e recortes de jornais sobre a vida profissional do titular. Além disso, nove livros-copiadores de cartas doados posteriormente integram a coleção.

Referência:
Carvalho, V. C. & Lima, S. F. Fotografia no Museu: o projeto de curadoria da coleção Militão Augusto de Azevedo. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, v. 5, n. 1, p. 205-245. Disponível em: Link
Assista ao vídeo Poses do 19:

Produzido em 2002, o vídeo "Poses do 19" é uma animação com retratos produzidos no século 19 pelo fotógrafo Militão de Azevedo, em São Paulo. A sequência é montada segundo gêneros, faixa etária, poses e objetos cênicos recorrentes. A produção do vídeo mobilizou 1338 retratos.
Direção: Gavin Adams
Produção: Espaço Digital, Museu Paulista da USP
Roteiro: Solange Ferraz de Lima, Vânia Carneiro de Carvalho
Direção de Arte: Gavin Adams
Música: Gavin Adams
0 comments
Sign in or create a free account