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Novo Museu do Ipiranga 2022Publicado em 11/29/2021

Quer conhecer a história do projeto de restauração, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga? Convidamos você para percorrer a história recente do edifício que abriga as nossas exposições e atividades culturais e acadêmicas.


As informações apresentadas aqui abrangem os trabalhos cuidadosos realizados em várias frentes a partir de 2013, após o fechamento do Museu ao público. São três eixos narrativos apresentados na forma de linhas do tempo que se conectam e se sobrepõem. Essas linhas contam um pouco sobre:


  • a história do edifício com destaque para a concretização do projeto de restauração e ampliação;
  • o processo de transferência e conservação dos acervos necessário para a realização do projeto;
  • as atividades educativas e culturais realizadas ao longo dos anos em que o edifício esteve fechado, para que o Museu mantivesse seu compromisso com diferentes públicos.

Os critérios adotados para a seleção dos conteúdos desenvolvidos privilegiaram as principais intervenções ocorridas no edifício até 2017; as ações mais relevantes e desafiadoras da implantação do novo projeto durante 2019 e 2021; os marcos da trajetória de formação das coleções; e os projetos culturais e de pesquisa financiados pelas diversas instituições públicas e privadas que apoiam a missão do Museu.


As linhas do tempo contam com recursos audiovisuais que possibilitam o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente; conectando museu, acervo, programa e obras civis. Acreditamos que tornamos possível uma valorização e consolidação da memória e do patrimônio ao ampliar o acesso a essa história.


Ao mesmo tempo, contribuímos também para diversificar a experiência dos visitantes, que podem conhecer mais sobre algumas de nossas coleções e sua relação com o Museu ao longo do tempo.


Pensando na acessibilidade de forma ampliada, os assuntos apresentados contam com soluções que facilitam sua compreensão por diversos públicos, como tipografia adequada, cores de alto contraste, audiodescrição de imagens, narração, entre outras.


Ao longo dos anos, o Museu tem desenvolvido uma série de ações especiais que o preparam para sua reabertura ao público, entre elas esta linha do tempo. Em breve, 2022 se tornará um ponto em comum, entrelaçando não só as linhas do tempo desta plataforma, mas também a de muitas vidas que se relacionam com o Museu de alguma forma.


Com este projeto, esperamos nos aproximar da sua linha do tempo também!


Ficha Técnica


Coordenação geral

Museu Paulista / Solange Ferraz de Lima/ Maria Eugênia de Menezes


Produção

Equipe Timelinefy


Coordenação de pesquisa

Clara Sampaio


Elaboração de textos

Juliana Muscovick


Audiodescrição de imagens e textos

Rosa Matsushita

Edgar Fernandes


Narração

Tais Lenk


Tradução e Interpretação em Libras

Ana Carolina Duarte


Projeto gráfico

Sigrid Degobi

Wherlom Almeida


Imagens

Acervo Museu Paulista

Wikiglam Museu Paulista

José Rosael

Hélio Nobre


Tratamento de imagens

Sigrid Degobi


Diretrizes de Comunicação Visual

Claudio Pierangeli de Albuquerque Rother (Museu Paulista)


Diretrizes de Acessibilidade e Revisão de Conteúdos

Isabela Ribeiro de Arruda (Museu Paulista)

Denise Cristina Carminatti Peixoto (Museu Paulista)

Fabio Santana Silva (Memoria Web)


Patrocinadores

Diário de Obra (Episódio 1). Produzida pelo Museu do Ipiranga, a série revela os bastidores do projeto de modernização e restauro do edifício e de suas coleções.

Esta linha do tempo tem 0 eventos:

Busca por outros espaços para acervos e equipes

01/09/20132015View on timeline

Após o fechamento do Museu para o público, em agosto de 2013, foi iniciado o trabalho de pesquisa de imóveis para receber as equipes e acervos da instituição. 

Os novos espaços precisavam acomodar cerca de 450 mil itens, entre objetos como esculturas, quadros, jóias, moedas, medalhas, móveis, documentos e utensílios, iconografia e documentação arquivística datadas desde o século 16 até meados do século 20, além dos laboratórios de conservação e todas as equipes.

Em um primeiro momento, os itens de pequeno e médio porte foram temporariamente movidos para fora das áreas de risco do edifício, para mais tarde serem transferidos. 

Já os de grande porte foram protegidos, pois não sairiam do local em que estavam. Esse foi o caso da pintura Independência ou morte, de Pedro Américo, localizada no Salão Nobre. Ainda em 2013, esse espaço contou com um trabalho de escoramento dos forros do teto, visando a proteção da obra. 

Em janeiro de 2014, foi a vez da Maquete de São Paulo, que passou a ser protegida também por uma estrutura de escoramento dos forros. As pinturas de grandes dimensões: A Conversão do Apóstolo Paulo a Caminho de Damasco e A partida da Monção, também permaneceram em suas salas originais. 

Ao final, cerca de 30 itens entre esculturas, mobiliários, maquetes e pinturas continuaram no interior do edifício.

A preparação para a transferência dos acervos durou cerca de dois anos. Em março de 2015, foram alugadas três casas e quatro galpões na região do Museu. 

Os novos espaços foram divididos de acordo com as tipologias das coleções e atividades. Foram criadas as reservas técnicas de objetos tridimensionais, documentação textual e iconográfica, objetos de grandes dimensões, e também dois espaços para as atividades educativas, culturais e administrativas. 

A partir de então, as equipes dos diversos setores do Museu se mobilizaram para começar os preparativos para a transferência. 

O Museu contou com o apoio da FAPESP para equipar todas as reservas técnicas com mobiliário e embalagens adequados, além de instrumentos para os laboratórios e monitoramento das condições dos acervos. 

Por meio do projeto de pesquisa Cultura Material e Gestão de Acervos, a FAPESP contribuiu com R$1.6 milhões destinados às melhorias das condições de guarda e manuseio de acervos, garantindo, assim, a realização de pesquisas pelo museu.

Referência:

Relatório de Atividades de 2019

 

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Published in 8/09/2021

Updated in 25/11/2021

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2020Diagnóstico dos acervos selecionados