Novas reservas técnicas

2017

Em 2015, foram iniciados os preparativos para a transferência dos acervos e das equipes para imóveis nas proximidades do Museu. Foram alugadas três casas e quatro galpões para abrigar todos os objetos que formam a biblioteca, as coleções de objetos, a pinacoteca, e a documentação textual e iconográfica, além de laboratórios e equipes.

Em 2017, os imóveis alugados no bairro do Ipiranga para atendimento do público e para a acomodação das reservas técnicas começaram a ser adequados. Foram feitas adaptações construtivas e instalado o mobiliário adquirido com o apoio da FAPESP. 

No mês de março, aconteceu a transferência do mobiliário da Biblioteca e do acervo da Documentação Iconográfica e Textual do Museu. Cerca de 70 mil exemplares da biblioteca foram transferidos. Em 3 de abril, ela foi reaberta ao público nas novas instalações para as atividades de consulta e empréstimo.

Já o Serviço de Documentação Histórica e Iconografia (SVIDHCO) reabriu ao público no dia 22 de junho de 2017.

Audiodescrição: Foto de algumas obras de arte armazenadas em um trainel, que é uma grande caixa com suportes gradeados, que deslizam.Há sete grades brancas, cada uma com algumas obras de arte penduradas.À frente do trainel há um quadro num suporte de madeira e, à esquerda, há dois quadros encostados em outra grade branca.Fim da audiodescrição.     
Vista dos novos trainéis da reserva técnica de pinturas. Fonte: Museu Paulista.     
Audiodescrição: Foto de um grande armário cinza, de ferro. Nele há diversas prateleiras que estão repletas de caixas grandes, finas e de cores variadas.Atrás, à esquerda, se vê uma caixa laranja com uma fechadura prateada.Ao fundo há uma porta com grades de ferro.Fim da audiodescrição.     
Reserva de Imagens. Fonte: Museu Paulista.    
Audiodescrição: Foto de uma sala.À esquerda há uma porta de ferro, de correr; uma mesa com duas cadeiras; e duas mesinhas com quatro computadores e quatro cadeiras.À direita há um armário cinza, de ferro, com diversos livros e objetos.Fim da audiodescrição.     
Sala da nova Biblioteca na Rua Bom Pastor, em São Paulo. Fonte: Museu Paulista.     

Vídeo Estadão: Reabertura da Biblioteca

Notícias:

Jornal da USP, Biblioteca do Museu Paulista reabre em novo endereço, 20.04.2017.  Link

Links externos: http://mp.usp.br/acervo/

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 8/09/2021

Updated in 29/11/2021

All events in the topic ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO:


1989Saída de acervos para o MAESaída de acervos para o MAE
1990Plano Diretor
1991Arquivo Permanente do Museu Paulista
1996Primeira doação patrocinada do MuseuPrimeira doação patrocinada do Museu
2019Plano Museológico
2000Exposição Trilhos e SonhosExposição Trilhos e Sonhos
2002Criação da Reserva Técnica DidáticaCriação da Reserva Técnica Didática
23/01/200528/10/2007Exposição Imagens Recriam a História Exposição Imagens Recriam a História
2012Exposição Morar Paulistano
01/09/20132015Busca por outros espaços para acervos e equipes
2017Novas reservas técnicasNovas reservas técnicas
06/201808/2019Conclusão da transferência do acervoConclusão da transferência do acervo
01/201912/2019Restauro de obras do acervoRestauro de obras do acervo
2020Diagnóstico dos acervos selecionados
02/2019Convênio com a Fundação Banco do BrasilConvênio com a Fundação Banco do Brasil
2020O museu na cultura digital
05/2020Escutas com grupos sociaisEscutas com grupos sociais
11/2020Projeto expográficoProjeto expográfico
12/2020Serviços de gestão de equipes
06/11/2020Convênio com BNDES
11/2021Conclusão
2022Contagem regressiva
2020Diagnóstico dos acervos selecionados