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Novo Museu do Ipiranga 2022Publicado em 11/29/2021

Quer conhecer a história do projeto de restauração, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga? Convidamos você para percorrer a história recente do edifício que abriga as nossas exposições e atividades culturais e acadêmicas.


As informações apresentadas aqui abrangem os trabalhos cuidadosos realizados em várias frentes a partir de 2013, após o fechamento do Museu ao público. São três eixos narrativos apresentados na forma de linhas do tempo que se conectam e se sobrepõem. Essas linhas contam um pouco sobre:


  • a história do edifício com destaque para a concretização do projeto de restauração e ampliação;
  • o processo de transferência e conservação dos acervos necessário para a realização do projeto;
  • as atividades educativas e culturais realizadas ao longo dos anos em que o edifício esteve fechado, para que o Museu mantivesse seu compromisso com diferentes públicos.

Os critérios adotados para a seleção dos conteúdos desenvolvidos privilegiaram as principais intervenções ocorridas no edifício até 2017; as ações mais relevantes e desafiadoras da implantação do novo projeto durante 2019 e 2021; os marcos da trajetória de formação das coleções; e os projetos culturais e de pesquisa financiados pelas diversas instituições públicas e privadas que apoiam a missão do Museu.


As linhas do tempo contam com recursos audiovisuais que possibilitam o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente; conectando museu, acervo, programa e obras civis. Acreditamos que tornamos possível uma valorização e consolidação da memória e do patrimônio ao ampliar o acesso a essa história.


Ao mesmo tempo, contribuímos também para diversificar a experiência dos visitantes, que podem conhecer mais sobre algumas de nossas coleções e sua relação com o Museu ao longo do tempo.


Pensando na acessibilidade de forma ampliada, os assuntos apresentados contam com soluções que facilitam sua compreensão por diversos públicos, como tipografia adequada, cores de alto contraste, audiodescrição de imagens, narração, entre outras.


Ao longo dos anos, o Museu tem desenvolvido uma série de ações especiais que o preparam para sua reabertura ao público, entre elas esta linha do tempo. Em breve, 2022 se tornará um ponto em comum, entrelaçando não só as linhas do tempo desta plataforma, mas também a de muitas vidas que se relacionam com o Museu de alguma forma.


Com este projeto, esperamos nos aproximar da sua linha do tempo também!


Ficha Técnica


Coordenação geral

Museu Paulista / Solange Ferraz de Lima/ Maria Eugênia de Menezes


Produção

Equipe Timelinefy


Coordenação de pesquisa

Clara Sampaio


Elaboração de textos

Juliana Muscovick


Audiodescrição de imagens e textos

Rosa Matsushita

Edgar Fernandes


Narração

Tais Lenk


Tradução e Interpretação em Libras

Ana Carolina Duarte


Projeto gráfico

Sigrid Degobi

Wherlom Almeida


Imagens

Acervo Museu Paulista

Wikiglam Museu Paulista

José Rosael

Hélio Nobre


Tratamento de imagens

Sigrid Degobi


Diretrizes de Comunicação Visual

Claudio Pierangeli de Albuquerque Rother (Museu Paulista)


Diretrizes de Acessibilidade e Revisão de Conteúdos

Isabela Ribeiro de Arruda (Museu Paulista)

Denise Cristina Carminatti Peixoto (Museu Paulista)

Fabio Santana Silva (Memoria Web)


Patrocinadores

Diário de Obra (Episódio 1). Produzida pelo Museu do Ipiranga, a série revela os bastidores do projeto de modernização e restauro do edifício e de suas coleções.

Esta linha do tempo tem 0 eventos:

Saída de acervos para o MAE

1989View on timeline

Ao abrir suas portas para o público em 1895, o Museu estava sob a direção do zoólogo Hermann von Ihering, que o organizou para servir como um museu de História Natural, de caráter científico. 

A coleção contava com peças etnográficas e arqueológicas, além de objetos de outras naturezas, como itens históricos, zoológicos e botânicos. Durante toda a gestão do zoólogo, o Museu ampliou as coleções de Arqueologia e Zoologia, principalmente por meio de permutas com outras instituições.

Em 1927, a Seção de Botânica foi transferida para o Instituto Biológico da Defesa Agrícola. 

Em 1939, as coleções de Zoologia passaram para os cuidados da Secretaria da Agricultura, que as utilizou como acervo base do Museu de Zoologia, inaugurado em 1941 em um edifício próprio. Dessa forma, permaneceram no Museu as coleções arqueológicas, etnográficas e históricas.

Na década de 1940 foi criada a Seção de Etnologia no Museu, comandada por Herbert Baldus, um dos precursores da Etnologia no Brasil. 

Baldus ficou encarregado de iniciar as primeiras expedições científicas de trabalho de campo e de coleta sistemática de artefatos etnográficos junto às populações indígenas. 

Essas expedições passaram a ocorrer em diversas partes do país, com a coleta de cerâmicas, tecidos, exemplares de arte plumária, além de artefatos arqueológicos em geral. 

No final da década de 1960, o Museu passa a realizar pesquisas em sítios arqueológicos e as coleções são reorganizadas e separadas da Seção de Etnologia, compondo um departamento próprio.

Ao longo dos anos, a coleção de Arqueologia e Etnografia do Museu contou com peças de escavações, coletas, expedições científicas, doações e compras eventuais de coleções privadas. 

Uma de suas principais coleções era a de cerâmica arqueológica tapajônica. Ela foi adquirida em 1971 e reunia mais de 8 mil peças de cerâmicas, estatuetas e objetos líticos, ou seja, feitos de pedra. A coleção foi formada a partir da junção de duas coleções particulares que foram coletadas em uma área que se estende de Santarém até o rio Xingu.

Em 12 de agosto de 1989, é constituído o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE). Os setores de Arqueologia e Etnologia do Museu Paulista são transferidos para lá. A partir deste momento, o Museu Paulista passou a ter atuação exclusiva no campo da História. 

Na condição de um museu universitário, o MAE tinha entre suas missões, ser um dos centros de preservação da memória arqueológica e etnográfica existentes no Brasil. Ele foi estruturado para atender aos pilares da vida acadêmica, isto é, a pesquisa, o ensino e a extensão. 

Além do acervo do Museu Paulista, o MAE recebeu itens do Instituto de Pré-História, do antigo Museu de Arqueologia e Etnologia (fundado em 1963) e do Acervo Plínio Ayrosa (APA). 

Audiodescrição: Foto em preto e branco de uma sala com diversas vitrines verticais e duas vitrines horizontais. Dentro delas há diversos objetos.Acima das vitrines verticais, na parede à esquerda, há lanças de diversos tamanhos, posicionadas como um cocar aberto. Na parede à direita há uma janela formada por um meio círculo.Fim da audiodescrição.    
Imagem de uma sala de exposição do Museu Paulista com artefatos indígenas, em 1937. Domínio Público. Disponível em: https://bit.ly/mae-usp  

Links externos:

http://mae.usp.br/

Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo/Wikipedia

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Published in 8/09/2021

Updated in 29/11/2021

All events in the topic ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO:


1989Saída de acervos para o MAESaída de acervos para o MAE
1990Plano Diretor
1991Arquivo Permanente do Museu Paulista
1996Primeira doação patrocinada do MuseuPrimeira doação patrocinada do Museu
2019Plano Museológico
2000Exposição Trilhos e SonhosExposição Trilhos e Sonhos
2002Criação da Reserva Técnica DidáticaCriação da Reserva Técnica Didática
23/01/200528/10/2007Exposição Imagens Recriam a História Exposição Imagens Recriam a História
2012Exposição Morar Paulistano
01/09/20132015Busca por outros espaços para acervos e equipes
2017Novas reservas técnicasNovas reservas técnicas
06/201808/2019Conclusão da transferência do acervoConclusão da transferência do acervo
01/201912/2019Restauro de obras do acervoRestauro de obras do acervo
2020Diagnóstico dos acervos selecionados
02/2019Convênio com a Fundação Banco do BrasilConvênio com a Fundação Banco do Brasil
2020O museu na cultura digital
05/2020Escutas com grupos sociaisEscutas com grupos sociais
11/2020Projeto expográficoProjeto expográfico
12/2020Serviços de gestão de equipes
06/11/2020Convênio com BNDES
11/2021Conclusão
2022Contagem regressiva
2020Diagnóstico dos acervos selecionados