Contratação para estabelecimento de correio entre Rio de Janeiro e a Capitania de São Pedro
Neste contexto de expansão, a Coroa também preocupou-se em criar rota postal regular com a Capitania de São Pedro (atual Rio Grande do Sul). No período do domínio português, a região sempre foi considerada estratégica e alvo de preocupação, devido à ligação com o rio da Prata e as possessões espanholas da América. Alvo de muitas disputas, era essencial que a capitania contasse com vigilância constante, e as comunicações regulares eram uma das formas de se garantir isso.
Em 1814, a solução para manter a eficiência dos correios para o Sul foi peculiar. O direito de prestar o serviço entre a Corte e a capitania foi cedido, mediante contrato, para um particular. Este é o primeiro documento que indica a adoção desta fórmula desde as reformas de 1798, quando as administrações postais passaram a ser geridas diretamente pela Coroa.
Fonte:
Decisão n. 12, de 10 de Junho de 1814. Encarrega a Thomaz José Fernandes da exploração e exame conveniente sobre a direção em que se possa estabelecer regularmente um correio para a correspondência desta Cidade com a capitania de S. Pedro. Coleção das decisões do Governo do Brasil, (Rio de Janeiro, Tipografia Nacional, 1891), 10-12.






0 comments
Sign in or create a free account