Criação das Administrações de Correio de Minas Gerais
A Junta da fazenda de Minas Gerais, em agosto de 1798, instituiu cinco Administrações de Correio no território da Capitania. Cada Administração ficaria em uma vila diferente, contando com administradores e oficiais próprios. Eram elas: Vila Rica, São João del Rei, Sabará e Paracatu. Minas Gerais foi a capitania que mais criou Administrações de correio, uma vez que em outras capitanias a regra foi inaugurar somente uma casa postal, na capital. Em alguns casos, como São Paulo e Mato Grosso, foram criadas duas administrações. Minas era a capitania mais povoada da América portuguesa, e sem acesso ao mar, o que justifica a maior demanda por pontos de comunicação.

Fonte: 11/08/1798. Termo da Junta da Fazenda de Minas Gerais com instruções sobre o funcionamento do Correio. Anexo a 22/08/1798. Carta de Bernardo José de Lorena, governador de Minas Gerais, a D. Rodrigo de Sousa Coutinho, Secretário de Estado dos Domínios Ultramarinos, informando das providências a respeito dos estabelecimentos dos correios, em execução, como foi ordenado pelo Alvará de 20 de janeiro de 1798. Arquivo Histórico Ultramarino. AHU_ACL_CU_011, Cx. 145, doc. 26.
Imagem: GUAPINDAIA, O Controle do Fluxo das Cartas e as Reformas de Correio na América Portuguesa (1796-1821). Tese (Doutorado em História).Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019, p.234






0 comments
Sign in or create a free account