Classificação climática do Brasil e abrangência da Mata Atlântica
Resumo
A classificação climática do Brasil segundo Köppen (1918) e de regiões de abrangência da Mata Atlântica - Clima Tropical Úmido e Tropical Continental .
Sugestão para o professor
Usar o mapa de clima do IBGE com base na classificação de Köppen e comparar com o mapa de altimetria do Brasil. Pedir para os alunos observarem a relação entre locais com maior altitude e climas mais amenos. Atentar os alunos quanto a relação entre altitude e temperatura.
MAPA: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19634-relevo-e-clima.html
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Segundo a classificação de Köppen os climas do mundo podem ser divididos em 5 grandes grupos: A (tropical), B (seco), C (temperado), D (continental) e E (polar). No caso da região de abrangência da Mata Atlântica são encontrados apenas dois: o tropical e o temperado.
Figura 64 Mapa do Clima no Brasil, 2002.

O tropical possui como característica temperaturas elevadas o ano inteiro. Porém, dependo da região onde se analisa pode apresentar variações quanto à umidade. Há regiões sempre úmidas, presentes no litoral (resultado da influência da maritimidade); regiões com curtos períodos de seca e outras com invernos secos (resultado da continentalidade).
As regiões onde são classificadas como clima temperado possuem influência ou da altitude ou da latitude. Ou seja, a temperatura é mais amena nas regiões de sua ocorrência devido a geologia local, com presença de mares de morros; ou devido ao distanciamento da Linha do Equador. Quanto à umidade esta pode variar de sempre úmido (influência da maritimidade e da entrada de massas de ar úmidas durante o inverno) até a presença de invernos secos (influência da continentalidade).
Referências
KÖPPEN (1918) apud MENDONÇA, F. Climatologia: noções básicas, 2007.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account