Primeiras Modificações significativas da Mata Atlântica
Resumo
Quando iniciaram o desmatamento sistemático da Mata Atlântica, os europeus não estavam diante de uma floresta intocada, mas com o resultado da adaptação milenar dos povos originários americanos a esse bioma.
Sugestão para o Professor
Veja também o vídeo Confecção de arcos em pau-brasil (Repórter Eco, TV Cultura de SP, 5' 35""), a respeito da predileção centenária e internacional dessa madeira para o fabrico de arcos de violino e das estratégias para a conservação do pau-brasil: https://www.youtube.com/watch?v=9W-aoE8_Lck

Detalhamento
"A Mata Atlântica, tal como a conhecemos hoje, evidencia, em sua composição, estrutura e funcionalidade, a resultante dialética da presença de seres humanos, e não da sua ausência. As marcas da presença humana na paisagem florestal podem ser de natureza diversas, tanto materiais como imateriais" (OLIVEIRA, 2007).
A partir dessa ideia acima, vale ressaltar que assim como mais de 500 anos de história de desmatamento em grande quantidade da Mata Atlântica tem alterado esse bioma e, por consequência, tudo com o qual se relaciona (alterações climáticas, extinção de espécies, alteração de qualidade das águas e vários outros fatores), essa floresta é habitada por seres humanos antes mesmo da invasão dos europeus em continente americano. Dessa forma, os povos nativos também estavam em contato com a floresta, usando dela e a alterando. Mas qual é a escala dessa mudança? A história da Mata Atlântica, como foi marcada pelos povos nativos que nela habitavam?
A forma como uma sociedade apreende os recursos naturais é importante para entender essa escala de alteração, mas também como essa sociedade ocupa e qual o significado social desse território ocupado, mantendo assim a busca por sua sobrevivência.
Pela grande diversidade de povos que habitavam o território da Mata Atlântica, não tem como traçar mudanças gerais, pois cada sociedade em cada tempo fez suas alterações na mata. Porém, algumas ações são comuns, mesmo em sociedades diferentes, como por exemplo, o uso da técnica da coivara. Essa técnica consiste em colocar fogo em um terreno para limpá-lo e ao mesmo tempo adubá-lo com as cinzas. Dessa forma, o uso dessa técnica traz mudanças nas paisagens por onde ela é usada. Pesquisas apontam que a agricultura na Mata Atlântica já era empregada há mais de 3.000 anos.
Assim, pode-se dizer que a mata, com o emprego dessa atividade cria mecanismos de adaptação, mas também causam sérias alterações nos elementos que a compõem, criando uma nova mata, que tem como característica uma baixa diversidade florística, quando comparada com uma mata "virgem". Dessa forma, a prática da agricultura nômade foi responsável pela seleção de espécies e pelo surgimento de novas espécies no bioma.
Referências
OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de. Mata Atlântica, paleoterritórios e história ambiental. Revista Ambiente & Sociedade, dez. 2007.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account