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Novo Museu do Ipiranga 2022Publicado em 11/29/2021

Quer conhecer a história do projeto de restauração, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga? Convidamos você para percorrer a história recente do edifício que abriga as nossas exposições e atividades culturais e acadêmicas.


As informações apresentadas aqui abrangem os trabalhos cuidadosos realizados em várias frentes a partir de 2013, após o fechamento do Museu ao público. São três eixos narrativos apresentados na forma de linhas do tempo que se conectam e se sobrepõem. Essas linhas contam um pouco sobre:


  • a história do edifício com destaque para a concretização do projeto de restauração e ampliação;
  • o processo de transferência e conservação dos acervos necessário para a realização do projeto;
  • as atividades educativas e culturais realizadas ao longo dos anos em que o edifício esteve fechado, para que o Museu mantivesse seu compromisso com diferentes públicos.

Os critérios adotados para a seleção dos conteúdos desenvolvidos privilegiaram as principais intervenções ocorridas no edifício até 2017; as ações mais relevantes e desafiadoras da implantação do novo projeto durante 2019 e 2021; os marcos da trajetória de formação das coleções; e os projetos culturais e de pesquisa financiados pelas diversas instituições públicas e privadas que apoiam a missão do Museu.


As linhas do tempo contam com recursos audiovisuais que possibilitam o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente; conectando museu, acervo, programa e obras civis. Acreditamos que tornamos possível uma valorização e consolidação da memória e do patrimônio ao ampliar o acesso a essa história.


Ao mesmo tempo, contribuímos também para diversificar a experiência dos visitantes, que podem conhecer mais sobre algumas de nossas coleções e sua relação com o Museu ao longo do tempo.


Pensando na acessibilidade de forma ampliada, os assuntos apresentados contam com soluções que facilitam sua compreensão por diversos públicos, como tipografia adequada, cores de alto contraste, audiodescrição de imagens, narração, entre outras.


Ao longo dos anos, o Museu tem desenvolvido uma série de ações especiais que o preparam para sua reabertura ao público, entre elas esta linha do tempo. Em breve, 2022 se tornará um ponto em comum, entrelaçando não só as linhas do tempo desta plataforma, mas também a de muitas vidas que se relacionam com o Museu de alguma forma.


Com este projeto, esperamos nos aproximar da sua linha do tempo também!


Ficha Técnica


Coordenação geral

Museu Paulista / Solange Ferraz de Lima/ Maria Eugênia de Menezes


Produção

Equipe Timelinefy


Coordenação de pesquisa

Clara Sampaio


Elaboração de textos

Juliana Muscovick


Audiodescrição de imagens e textos

Rosa Matsushita

Edgar Fernandes


Narração

Tais Lenk


Tradução e Interpretação em Libras

Ana Carolina Duarte


Projeto gráfico

Sigrid Degobi

Wherlom Almeida


Imagens

Acervo Museu Paulista

Wikiglam Museu Paulista

José Rosael

Hélio Nobre


Tratamento de imagens

Sigrid Degobi


Diretrizes de Comunicação Visual

Claudio Pierangeli de Albuquerque Rother (Museu Paulista)


Diretrizes de Acessibilidade e Revisão de Conteúdos

Isabela Ribeiro de Arruda (Museu Paulista)

Denise Cristina Carminatti Peixoto (Museu Paulista)

Fabio Santana Silva (Memoria Web)


Patrocinadores

Diário de Obra (Episódio 1). Produzida pelo Museu do Ipiranga, a série revela os bastidores do projeto de modernização e restauro do edifício e de suas coleções.

Esta linha do tempo tem 0 eventos:

Centenário da Independência do Brasil

07/09/1922View on timeline

Logo após a entrada de Affonso d’Escragnolle Taunay na direção do Museu, a região do Ipiranga começou a ser preparada para a comemoração do Centenário da Independência do Brasil. 

Entre os seus preparativos estavam algumas ações, como: a construção da Avenida da Independência, hoje chamada Avenida D. Pedro I; a construção do Monumento à Independência nas proximidades do riacho do Ipiranga; a construção de uma avenida que ligasse a beira do riacho até as proximidades do Museu; e a construção de outro jardim em frente ao Museu.

Em 1917, o Governo do Estado de São Paulo organizou um concurso para que artistas brasileiros e estrangeiros apresentassem projetos para a construção do Monumento à Independência. 

O vencedor foi o artista italiano Ettore Ximenes. Seu projeto foi alterado por conta da inclusão de episódios e personalidades supostamente mais representativos e vinculados ao processo da Independência, tais como: a Inconfidência Mineira (1789), a Revolução Pernambucana (1817), e as figuras de José Bonifácio de Andrada e Silva, Hipólito da Costa, Diogo Antônio Feijó e Joaquim Gonçalves Ledo. 

Sua construção principal era feita de granito ornado com estátuas de bronze. Foi inaugurado ainda incompleto em 1922, ficando pronto somente em 1926. 

Em 1952, foi construída uma cripta em seu interior para abrigar os restos mortais de D. Pedro I, de sua primeira esposa, a imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo, e da segunda esposa, D. Amélia de Leuchtenberg.

Audiodescrição: Foto em preto e branco do Monumento ao Ipiranga no século XX, também conhecido como Monumento à Independência.Dois lanças de escadas levam à primeira parte deste monumento, que é ladeado por painéis e esculturas de bronze. Há um painel, no qual há um grupo de homens sobre cavalos, deles alguns empunham espadas. Nas laterais do painel há uma escultura de homens sentados e nas laterais da escadaria em outras esculturas. As lanças de escada acima, vê-se uma base imensa da escultura principal. Uma base é feita de granito branco e possui diversos desenhos esculpidos. No topo desta base há uma escultura de uma biga, que é uma carroça de duas rodas com dois cavalos à frente, com várias pessoas ao redor e uma em pé sobre a lateral da biga. Ao fundo há um céu repleto de nuvens. Abaixo estão os termos: Monumento do Ipiranga à esquerda e São Paulo, à direita. Fim da Audiodescrição.    
Monumento ao Ipiranga no século 20. Acervo Museu Paulista da USP. Créditos da imagem: Werner Haberkorn. Domínio público. Disponível em:  Link 
Audiodescrição: Foto do Monumento ao Ipiranga, também conhecido como Monumento à Independência.Dois lanças de escadas levam à primeira parte deste monumento, que é ladeado por painéis e esculturas de bronze. Há um painel, no qual há um grupo de homens sobre cavalos, deles alguns empunham espadas. Nas laterais do painel há uma escultura de homens sentados e nas laterais da escadaria em outras esculturas. As lanças de escada acima, vê-se uma base imensa da escultura principal. Uma base é feita de granito branco e possui diversos desenhos esculpidos. No topo desta base há uma escultura de uma biga, que é uma carroça de duas rodas com dois cavalos à frente, com várias pessoas ao redor e uma em pé sobre a lateral da biga.Há algumas pessoas sentadas nas escadarias e nas áreas ao redor redor das estátuas. Atrás do monumento se veem diversos edificios, casas, árvores e um céu azul com algumas nuvens. Fim da Audiodescrição.    
Vista aérea do Monumento ao Ipiranga em 2018. Créditos da imagem: Igor Rando. Disponível em: Link 

 

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07/09/1822Independência do BrasilIndependência do Brasil
07/09/1823Monumento comemorativo da Independência Monumento comemorativo da Independência
18691875Retomada do projeto Retomada do projeto
1882Contratação de Tommaso G. Bezzi Contratação de Tommaso G. Bezzi
1888Contratação do pintor Pedro AméricoContratação do pintor Pedro Américo
1895Abertura do Museu PaulistaAbertura do Museu Paulista
19071909Construção do primeiro jardimConstrução do primeiro jardim
07/09/1922Centenário da Independência do Brasil Centenário da Independência do Brasil
1922Construção do segundo jardim
1950Abertura do porão
1955Restauro da Casa do GritoRestauro da Casa do Grito
1975Tombamento pelo CONDEPHAAT
199001/1995Reformas parciais e restauro da sanca Reformas parciais e restauro da sanca
06/12/199028/04/1991Exposição "Às margens do Ipiranga: 1890-1990"Exposição "Às margens do Ipiranga: 1890-1990"
1998Tombamento pelo IPHAN
06/200519/12/2012Antecedentes do fechamento do Museu
18851890Construção do Edifício-monumentoConstrução do Edifício-monumento