Centenário da Independência do Brasil

07/09/1922

Logo após a entrada de Affonso d’Escragnolle Taunay na direção do Museu, a região do Ipiranga começou a ser preparada para a comemoração do Centenário da Independência do Brasil. 

Entre os seus preparativos estavam algumas ações, como: a construção da Avenida da Independência, hoje chamada Avenida D. Pedro I; a construção do Monumento à Independência nas proximidades do riacho do Ipiranga; a construção de uma avenida que ligasse a beira do riacho até as proximidades do Museu; e a construção de outro jardim em frente ao Museu.

Em 1917, o Governo do Estado de São Paulo organizou um concurso para que artistas brasileiros e estrangeiros apresentassem projetos para a construção do Monumento à Independência. 

O vencedor foi o artista italiano Ettore Ximenes. Seu projeto foi alterado por conta da inclusão de episódios e personalidades supostamente mais representativos e vinculados ao processo da Independência, tais como: a Inconfidência Mineira (1789), a Revolução Pernambucana (1817), e as figuras de José Bonifácio de Andrada e Silva, Hipólito da Costa, Diogo Antônio Feijó e Joaquim Gonçalves Ledo. 

Sua construção principal era feita de granito ornado com estátuas de bronze. Foi inaugurado ainda incompleto em 1922, ficando pronto somente em 1926. 

Em 1952, foi construída uma cripta em seu interior para abrigar os restos mortais de D. Pedro I, de sua primeira esposa, a imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo, e da segunda esposa, D. Amélia de Leuchtenberg.

Audiodescrição: Foto em preto e branco do Monumento ao Ipiranga no século XX, também conhecido como Monumento à Independência.Dois lanças de escadas levam à primeira parte deste monumento, que é ladeado por painéis e esculturas de bronze. Há um painel, no qual há um grupo de homens sobre cavalos, deles alguns empunham espadas. Nas laterais do painel há uma escultura de homens sentados e nas laterais da escadaria em outras esculturas. As lanças de escada acima, vê-se uma base imensa da escultura principal. Uma base é feita de granito branco e possui diversos desenhos esculpidos. No topo desta base há uma escultura de uma biga, que é uma carroça de duas rodas com dois cavalos à frente, com várias pessoas ao redor e uma em pé sobre a lateral da biga. Ao fundo há um céu repleto de nuvens. Abaixo estão os termos: Monumento do Ipiranga à esquerda e São Paulo, à direita. Fim da Audiodescrição.    
Monumento ao Ipiranga no século 20. Acervo Museu Paulista da USP. Créditos da imagem: Werner Haberkorn. Domínio público. Disponível em:  Link 
Audiodescrição: Foto do Monumento ao Ipiranga, também conhecido como Monumento à Independência.Dois lanças de escadas levam à primeira parte deste monumento, que é ladeado por painéis e esculturas de bronze. Há um painel, no qual há um grupo de homens sobre cavalos, deles alguns empunham espadas. Nas laterais do painel há uma escultura de homens sentados e nas laterais da escadaria em outras esculturas. As lanças de escada acima, vê-se uma base imensa da escultura principal. Uma base é feita de granito branco e possui diversos desenhos esculpidos. No topo desta base há uma escultura de uma biga, que é uma carroça de duas rodas com dois cavalos à frente, com várias pessoas ao redor e uma em pé sobre a lateral da biga.Há algumas pessoas sentadas nas escadarias e nas áreas ao redor redor das estátuas. Atrás do monumento se veem diversos edificios, casas, árvores e um céu azul com algumas nuvens. Fim da Audiodescrição.    
Vista aérea do Monumento ao Ipiranga em 2018. Créditos da imagem: Igor Rando. Disponível em: Link 

 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

All events in the topic HISTÓRIA DO EDIFÍCIO:


07/09/1822Independência do BrasilIndependência do Brasil
07/09/1823Monumento comemorativo da Independência Monumento comemorativo da Independência
18691875Retomada do projeto Retomada do projeto
1882Contratação de Tommaso G. Bezzi Contratação de Tommaso G. Bezzi
1888Contratação do pintor Pedro AméricoContratação do pintor Pedro Américo
1895Abertura do Museu PaulistaAbertura do Museu Paulista
19071909Construção do primeiro jardimConstrução do primeiro jardim
07/09/1922Centenário da Independência do Brasil Centenário da Independência do Brasil
1922Construção do segundo jardim
1950Abertura do porão
1955Restauro da Casa do GritoRestauro da Casa do Grito
1975Tombamento pelo CONDEPHAAT
199001/1995Reformas parciais e restauro da sanca Reformas parciais e restauro da sanca
06/12/199028/04/1991Exposição "Às margens do Ipiranga: 1890-1990"Exposição "Às margens do Ipiranga: 1890-1990"
1998Tombamento pelo IPHAN
06/200519/12/2012Antecedentes do fechamento do Museu
18851890Construção do Edifício-monumentoConstrução do Edifício-monumento