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Novo Museu do Ipiranga 2022Publicado em 11/29/2021

Quer conhecer a história do projeto de restauração, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga? Convidamos você para percorrer a história recente do edifício que abriga as nossas exposições e atividades culturais e acadêmicas.


As informações apresentadas aqui abrangem os trabalhos cuidadosos realizados em várias frentes a partir de 2013, após o fechamento do Museu ao público. São três eixos narrativos apresentados na forma de linhas do tempo que se conectam e se sobrepõem. Essas linhas contam um pouco sobre:


  • a história do edifício com destaque para a concretização do projeto de restauração e ampliação;
  • o processo de transferência e conservação dos acervos necessário para a realização do projeto;
  • as atividades educativas e culturais realizadas ao longo dos anos em que o edifício esteve fechado, para que o Museu mantivesse seu compromisso com diferentes públicos.

Os critérios adotados para a seleção dos conteúdos desenvolvidos privilegiaram as principais intervenções ocorridas no edifício até 2017; as ações mais relevantes e desafiadoras da implantação do novo projeto durante 2019 e 2021; os marcos da trajetória de formação das coleções; e os projetos culturais e de pesquisa financiados pelas diversas instituições públicas e privadas que apoiam a missão do Museu.


As linhas do tempo contam com recursos audiovisuais que possibilitam o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente; conectando museu, acervo, programa e obras civis. Acreditamos que tornamos possível uma valorização e consolidação da memória e do patrimônio ao ampliar o acesso a essa história.


Ao mesmo tempo, contribuímos também para diversificar a experiência dos visitantes, que podem conhecer mais sobre algumas de nossas coleções e sua relação com o Museu ao longo do tempo.


Pensando na acessibilidade de forma ampliada, os assuntos apresentados contam com soluções que facilitam sua compreensão por diversos públicos, como tipografia adequada, cores de alto contraste, audiodescrição de imagens, narração, entre outras.


Ao longo dos anos, o Museu tem desenvolvido uma série de ações especiais que o preparam para sua reabertura ao público, entre elas esta linha do tempo. Em breve, 2022 se tornará um ponto em comum, entrelaçando não só as linhas do tempo desta plataforma, mas também a de muitas vidas que se relacionam com o Museu de alguma forma.


Com este projeto, esperamos nos aproximar da sua linha do tempo também!


Ficha Técnica


Coordenação geral

Museu Paulista / Solange Ferraz de Lima/ Maria Eugênia de Menezes


Produção

Equipe Timelinefy


Coordenação de pesquisa

Clara Sampaio


Elaboração de textos

Juliana Muscovick


Audiodescrição de imagens e textos

Rosa Matsushita

Edgar Fernandes


Narração

Tais Lenk


Tradução e Interpretação em Libras

Ana Carolina Duarte


Projeto gráfico

Sigrid Degobi

Wherlom Almeida


Imagens

Acervo Museu Paulista

Wikiglam Museu Paulista

José Rosael

Hélio Nobre


Tratamento de imagens

Sigrid Degobi


Diretrizes de Comunicação Visual

Claudio Pierangeli de Albuquerque Rother (Museu Paulista)


Diretrizes de Acessibilidade e Revisão de Conteúdos

Isabela Ribeiro de Arruda (Museu Paulista)

Denise Cristina Carminatti Peixoto (Museu Paulista)

Fabio Santana Silva (Memoria Web)


Patrocinadores

Diário de Obra (Episódio 1). Produzida pelo Museu do Ipiranga, a série revela os bastidores do projeto de modernização e restauro do edifício e de suas coleções.

Esta linha do tempo tem 0 eventos:

Construção do primeiro jardim

19071909View on timeline

A primeira versão do jardim, localizado onde hoje é o Parque da Independência, foi projetada pelo paisagista belga Arsenius Puttemans. Sua construção foi iniciada em 1907 e finalizada em 1909, 15 anos após a inauguração do palácio como Museu Paulista.

O jardim foi concebido para criar um ambiente monumental para a paisagem dos arredores do edifício, que era bastante rural e tomada por plantas e terra.

Apesar de simples, o projeto tinha como inspiração as paisagens dos jardins barrocos franceses, como a do Palácio de Versalhes, com jardins retilíneos, concebido pelo paisagista francês André Le Nôtre. 

Esse estilo de jardinagem daria origem ao jardim francês, de caráter monumental e com a característica fundamental da topiaria, como é chamada a poda escultural das vegetações. As linhas retas, a simetria, a perspectiva e a organização também são algumas das suas principais características.

Inspirado por Le Nôtre, o jardim projetado por Arsenius era formado por canteiros geométricos dispostos no mesmo plano do edifício do Museu, que até então contava com um único lance de degraus em sua escadaria central. 

O projeto também previu a construção de dois terraços laterais para proporcionar uma visualização do conjunto.

Além do jardim do Parque da Independência, o paisagista também se destacou pelos projetos de paisagismo da Praça da República e da Várzea do Brás, em São Paulo, e do Campo de São Bento, em Niterói, no Rio de Janeiro. Seu trabalho na área de fitopatologia, micologia e botânica no Brasil também merece destaque. 

Cartão postal em tons amarronzados da foto da fachada do Museu do Ipiranga, que é um imenso edifício com o corpo composto por três torres interligadas por galerias.A frente do Museu é composta por um imenso jardim com canteiros de diversos tamanhos.Há uma assinatura no canto esquerdo superior e, embaixo, estão os termos: à esquerda, Brazil escrito com zê; e o número 25. À direita, São Paulo, Monumento do Ypiranga, com o primeiro i escrito com ipsilon. Fim da Audiodescrição.         
Cartão Postal do Museu do Ipiranga. Acervo Museu Paulista da USP.  
Audiodescrição: Negativo de vidro da fachada e do jardim do Museu do Ipiranga. É uma imagem em preto e branco, no qual vê-se, ao fundo, o imenso edifício, que possui o corpo composto por três torres interligadas por galerias.À frente há um imenso jardim que mistura gramados em várias áreas retangulares, diferentes tipos de árvore, flores vermelhas e alguns postes de luz.Ao fundo há um céu repleto de nuvens. Fim da Audiodescrição.      
Museu do Ipiranga e jardim, década de 1900. Negativo de vidro. Acervo Museu Paulista da USP. 

Podcast: Ecos do Ipiranga, Entrevista com Paulo César Garcez Marins, Doutor em História Social e docente do Museu, 2020. Disponível no Spotify: Link

Revista do Museu Paulista, nº1, São Paulo: Hennies & Irmãos (Typographia a Vapor de), 1895. 

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07/09/1822Independência do BrasilIndependência do Brasil
07/09/1823Monumento comemorativo da Independência Monumento comemorativo da Independência
18691875Retomada do projeto Retomada do projeto
1882Contratação de Tommaso G. Bezzi Contratação de Tommaso G. Bezzi
1888Contratação do pintor Pedro AméricoContratação do pintor Pedro Américo
1895Abertura do Museu PaulistaAbertura do Museu Paulista
19071909Construção do primeiro jardimConstrução do primeiro jardim
07/09/1922Centenário da Independência do Brasil Centenário da Independência do Brasil
1922Construção do segundo jardim
1950Abertura do porão
1955Restauro da Casa do GritoRestauro da Casa do Grito
1975Tombamento pelo CONDEPHAAT
199001/1995Reformas parciais e restauro da sanca Reformas parciais e restauro da sanca
06/12/199028/04/1991Exposição "Às margens do Ipiranga: 1890-1990"Exposição "Às margens do Ipiranga: 1890-1990"
1998Tombamento pelo IPHAN
06/200519/12/2012Antecedentes do fechamento do Museu
18851890Construção do Edifício-monumentoConstrução do Edifício-monumento