Portugueses chegam à China

05/1513View on timeline

RTP:

O português Jorge Álvares é o primeiro navegador Europeu a chegar à China. O seu navio aportou a uma ilha, hoje conhecida como Hong-Kong, durante o mês de Maio de 1513. Não certezas sobre o dia em que isso aconteceu. A presença portuguesa fortaleceu-se nos anos seguintes culminando com a instalação de um porto comercial em Macau no ano de 1557.

Informações adicionais:

Jorge Álvares (Freixo de Espada à Cinta, Reino de Portugal, ? – Tamão, Império do Meio, (China), 8 de julho de 1521) foi um explorador português, o primeiro europeu a aportar na China, por via marítima, e, em 1513, a visitar o território que atualmente é Hong Kong.

Biografia

Foi um dos portugueses que, de Malaca, se dirigiram à China, sendo o primeiro a chegar à China, em 1513, na região sul, a mando do Capitão ou Governador de Malaca português, Jorge de Albuquerque, sobrinho do conquistador Afonso de Albuquerque.

A esta visita seguiu-se o estabelecimento de algumas feitorias portuguesas na província de Cantão, onde mais tarde se viria a estabelecer o entreposto de Macau. De acordo com os registos disponíveis, foi o primeiro europeu a alcançar e visitar o território que atualmente é Hong Kong.

Parece ter aportado na ilha de Tamão, situada em Chu-Kiang (através do Rio da Pérola, que passa em Cantão, que os ingleses chamam Pearls River), no distrito do Rio de Este. Castanheda diz que essa ilha ficava a 3 léguas da costa da China; Damião de Góis, a 3 léguas de Nantó, e Gaspar Correia, a 18 a 20 léguas de Cantão. Em vista disto, o historiador macaense José Maria Braga identificou Tamão como a ilha de Lin-tin.

Possuía um junco com o qual se dedicava ao comércio entre Malaca e Cantão, juntamente com Simão de Andrade e Rafael Perestrelo, pioneiros desse comércio, considerado ilegal pelos chineses.

Participou de uma guerra contra o sultão de Bintão, capitaneando uma galé na Armada Portuguesa. Com a abordagem de Tamang (Cantão), apesar da oposição do "Itau" (mandarim local), conseguiu estabelecer-se em uma praia na ilha de Sanchoão, onde ergueu uma cabana que servia de refúgio aos comerciantes clandestinos e onde, para se achar como em terra portuguesa, fizera assentar um padrão.

Passou assim a ser considerado como feitor português de Tamang, continuando, no seu junco, a navegar pelas Molucas. Nestas águas veio a ser atacado pelos indígenas de Ternate, vindo a ser gravemente ferido. Veio falecer na sua cabana, pedindo que fosse enterrado junto ao padrão que fizera erigir.

Jorge Álvares, em Tamão, terá levantado o primeiro Padrão Português na China; junto a esse Padrão sepultou em 1514 o seu filho. A 8 de Julho de 1521, o seu próprio corpo foi ali reunir-se às cinzas desse jovem, falecido seis anos antes do pai.

Terá morrido nos braços do seu amigo Duarte Coelho, famoso capitão dos mares do oriente, que o terá sepultado. O nosso grande cronista João de Barros diz que aquela terra de idolatria pode comer o seu corpo, mas visto que por honra de sua Pátria em os fins da terra pôs aquele padrão de seus descobrimentos, não comerá a memória de sua sepultura, enquanto esta nossa escritura durar.


Estátua de Jorge Álvares em Macau

Línguas

O português de Macau é um dialeto da língua portuguesa falado no território, sendo uma língua oficial ao lado do cantonês. O português é falado apenas por 7% dos residentes e menos de 2% o utilizam como língua materna. Em Macau também fala-se o patuá macaense, uma língua crioula de base portuguesa muito influenciada pelo cantonês, malaio, cristão, cingalês e por outras línguas. Apesar do português ser uma língua oficial de Macau, tem uma presença reduzida no período atual da região administrativa especial, facto semelhante que ocorre com o patuá macaense que está em via de extinção, com cada vez menos macaenses que dominam este crioulo.

Atualmente, existe apenas uma escola em Macau onde o português é ensinado. No entanto, houve um aumento no ensino da língua de Camões, devido às relações comerciais entre a China e os países lusófonos como Angola, Brasil, Moçambique e Timor-Leste, com 5 000 estudantes que estão a aprender o português.

Os letreiros e cartazes da cidade são escritos em português e em chinês tradicional.


Uma placa com a língua chinesa e portuguesa em Macau
Nós Os Chineses RTP2

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 11/11/2020

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Descobrimentos Portugueses:


22/08/1415Conquista de CeutaConquista de Ceuta
07/1418Descoberta do Arquipélago da MadeiraDescoberta do Arquipélago da Madeira
01/1427Desembarque no Arquipélago dos AçoresDesembarque no Arquipélago dos Açores
05/1434Gil Eanes dobra o Cabo BojadorGil Eanes dobra o Cabo Bojador
10/1437Derrota Portuguesa em TângerDerrota Portuguesa em Tânger
01/1444Descoberta e Conquista da GuinéDescoberta e Conquista da Guiné
01/1450Nasce Bartolomeu DiasNasce Bartolomeu Dias
01/1456Descoberta de Cabo VerdeDescoberta de Cabo Verde
24/10/1458Conquista de Alcácer CeguerConquista de Alcácer Ceguer
01/1467Nasce Pedro Álvares CabralNasce Pedro Álvares Cabral
01/1468Nasce Vasco da GamaNasce Vasco da Gama
24/08/1471Conquista de Arzila e de TângerConquista de Arzila e de Tânger
12/10/1492Cristovão Colombo chega à AméricaCristovão Colombo chega à América
07/06/1494Assinatura do Tratado de TordesilhasAssinatura do Tratado de Tordesilhas
05/1498Descoberta do Caminho Marítimo para a ÍndiaDescoberta do Caminho Marítimo para a Índia
22/04/1500Descoberta do BrasilDescoberta do Brasil
09/1507Conquista de OrmuzConquista de Ormuz
11/1510Conquista de GoaConquista de Goa
08/1511Conquista de MalacaConquista de Malaca
05/1513Portugueses chegam à ChinaPortugueses chegam à China
08/1515Estabelecimento dos Portugueses em TimorEstabelecimento dos Portugueses em Timor
09/1519Fernão de Magalhães - Inicia a volta ao MundoFernão de Magalhães - Inicia a volta ao Mundo