Fim primeira Guerra Mundial

11/11/1918 • 10:00:00View on timeline

Descrição

Vitória dos aliados: verão de 1918 em diante

A contraofensiva aliada, conhecida como Ofensiva dos Cem Dias, começou em 8 de agosto de 1918, com a Batalha de Amiens, que envolveu mais de quatrocentos tanques e 120 mil tropas britânicas, dominicanas e francesas e que, no final de seu primeiro dia, havia sido criado um espaço de 24 quilômetros de comprimento nas linhas alemãs. Os defensores mostraram um colapso marcado da moral, fazendo com que Ludendorff se referisse a este dia como o "Dia Negro do exército alemão". Ao invés de continuar a Batalha de Amiens após o sucesso inicial, como já havia sido feito tantas vezes no passado, os Aliados deslocaram sua atenção para outro lugar. Os líderes aliados já tinham percebido que continuar um ataque depois que a resistência se endurecesse era um desperdício de vidas e era melhor mover as tropas do que tentar penetrar a linha inimiga. Eles começaram a realizar ataques em ordem rápida para aproveitar os avanços bem-sucedidos nos flancos e depois os quebravam quando cada ataque perdia seu ímpeto inicial.

As forças britânicas lançaram a próxima fase da campanha com a Batalha de Albert em 21 de agosto. O ataque foi ampliado pelos franceses e depois por outras forças britânicas nos dias seguintes. Durante a última semana de agosto, a pressão aliada ao longo de uma frente de 110 quilômetros contra o inimigo era pesada e implacável. Das contas alemãs, "cada dia foi gasto em lutas sangrentas contra um inimigo cada vez maior e as noites passavam sem dormir em retiradas para novas linhas". Diante desses avanços, em 2 de setembro, o Comando do Exército Supremo Alemão emitiu ordens para retirar-se para a linha Hindenburg no sul. Isso cedeu sem uma luta, o saliente aproveitou o anterior de abril. De acordo com Ludendorff: "Tivemos que admitir a necessidade ... retirar toda a frente do Scarpe para a Vesle.

Em setembro os Aliados avançaram para a linha Hindenburg no norte e no centro. Os alemães continuaram a lutar contra fortes ações de retaguarda e lançaram inúmeros contra-ataques em posições perdidas, mas apenas alguns tiveram sucesso temporário. As cidades, vilarejos e trincheiras nas posições de postos avançados da linha Hindenburg continuaram a cair para os Aliados, sendo que a Força Expedicionária Britânica sozinha levando 30 441 presos na última semana de setembro. Em 24 de setembro, um ataque britânico e francês chegou a 3 quilômetros de St. Quentin.

Em 8 de agosto, em quase quatro semanas de combates, mais de cem mil prisioneiros alemães foram levados. A partir daquele que foi considerado "O Dia Negro do Exército Alemão", o Alto Comando alemão percebeu que a guerra estava perdida e tentou atingir um final satisfatório. No dia seguinte a essa batalha, Ludendorff disse: "Não podemos mais vencer a guerra, mas também não devemos perder." Em 11 de agosto, ele ofereceu sua renúncia ao Kaiser, que recusou, respondendo: "Vejo que devemos equilibrar. Chegamos ao limite de nossos poderes de resistência. A guerra deve ser encerrada". Em 13 de agosto, em Spa, Hindenburg, Ludendorff, o chanceler e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Johannes Hintz, concordaram que a guerra não poderia ser encerrada militarmente e, no dia seguinte, o Conselho da Coroa Alemã decidiu que a vitória no campo agora era improvável. A Áustria e a Hungria advertiram que só poderiam continuar a guerra até dezembro e Ludendorff recomendou negociações imediatas de paz. O Príncipe Rodolfo advertiu o Príncipe Max de Baden: "Nossa situação militar se deteriorou tão rapidamente que não acredito mais que podemos aguentar durante o inverno, e até mesmo que uma catástrofe venha mais cedo". Em 10 de setembro, Hindenburg pediu a paz para o imperador Carlos da Áustria e a Alemanha apelou para os Países Baixos fazer a mediação. Em 14 de setembro, a Áustria enviou uma nota a todos os beligerantes e neutros sugerindo uma reunião para conversas de paz em solo neutro e, em 15 de setembro, a Alemanha fez uma oferta de paz para a Bélgica. Ambas as ofertas de paz foram rejeitadas e, em 24 de setembro, o Supremo Comando do Exército informou os líderes em Berlim de que as negociações de um armistício eram inevitáveis.

O ataque final à linha de Hindenburg começou com a Ofensiva Meuse-Argonne, lançada pelas tropas francesas e estadunidenses em 26 de setembro. Na semana seguinte, as unidades francesas e estadunidenses que cooperaram em Champanhe na Batalha de Mont Blanc, forçando os alemães a dominar as montanhas próximo da fronteira belga. Em 8 de outubro, a linha foi novamente perfurada pelas tropas britânicas na Batalha de Cambrai. O exército alemão teve que encurtar sua frente e usar a fronteira neerlandesa como uma âncora para lutar contra as ações da retaguarda, já que caiu para a Alemanha. Quando a Bulgária assinou um armistício separado em 29 de setembro, Ludendorff, tendo estado sob grande estresse por meses, sofreu algo semelhante a um derrame. Era evidente que a Alemanha não poderia mais montar uma defesa de sucesso.

A notícia da iminente derrota militar do Império Alemão se espalhou por todas as forças armadas alemãs. A ameaça de motins era evidente. O Almirante Reinhard Scheer e Ludendorff decidiram lançar uma última tentativa de restaurar o "valor" da Marinha alemã. Sabendo que o governo do Príncipe Maximiliano de Baden iria vetar qualquer ação, Ludendorff decidiu não informá-lo. No entanto, a informação do ataque iminente chegou aos marinheiros em Kiel. Muitos, recusando-se a fazer parte de uma ofensiva naval, que eles acreditavam ser suicida, se rebelaram e foram presos. Ludendorff tomou a culpa; o Kaiser o demitiu no dia 26 de outubro. O colapso dos Balcãs significava que a Alemanha estava prestes a perder seus principais suprimentos de petróleo e alimentos. Suas reservas foram usadas, mesmo quando as tropas dos Estados Unidos continuavam chegando à taxa de dez mil soldados por dia. Os estadunidenses forneceram mais de 80% do petróleo aliado durante a guerra e não houve escassez.

Com os militares vacilantes e com ampla perda de confiança no Kaiser, a Alemanha se movia para se render. O príncipe Maximiliano de Baden assumiu o comando de um novo governo como Chanceler da Alemanha para negociar com os Aliados. As negociações com o presidente Woodrow Wilson começaram imediatamente, com a esperança de que ele oferecesse melhores condições do que os britânicos e franceses. Wilson exigiu uma monarquia constitucional e controle parlamentar sobre as forças armadas alemãs.

Não houve resistência quando o social-democrata Philipp Scheidemann, em 9 de novembro, declarou a Alemanha como uma república. O Kaiser, os reis e outros governantes hereditários foram removidos do poder e Guilherme fugiu para o exílio nos Países Baixos. A Alemanha imperial estava morta; uma nova Alemanha nascia sob o nome de República de Weimar.

Vista aérea das ruínas de Vaux-devant-Damloup, França, 1918.
O Fim da Primeira Guerra Mundial (1918)

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 15/08/2018

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Miscelânea:


Invalid DateTratado de TordesilhasTratado de Tordesilhas
Invalid DatePedro Alvares CabralPedro Alvares Cabral
Invalid DateUnião IbéricaUnião Ibérica
Invalid DateFamília Real chega ao BrasilFamília Real chega ao Brasil
Invalid DateIndependência do BrasilIndependência do Brasil
Invalid DateCompetição de locomotiva a vaporCompetição de locomotiva a vapor
Invalid DateInicio da Guerra Civil AmericanaInicio da Guerra Civil Americana
Invalid DateFim Guerra Civil AmericanaFim Guerra Civil Americana
Invalid DateMorte de Karl MarxMorte de Karl Marx
Invalid DateLançamento de Os SertõesLançamento de Os Sertões
Invalid DateO Triste Fim de Policarpo QuaresmaO Triste Fim de Policarpo Quaresma
Invalid DateInício da 1ª Guerra MundialInício da 1ª Guerra Mundial
Invalid DateRevolução VermelhaRevolução Vermelha
Invalid DateFim primeira Guerra MundialFim primeira Guerra Mundial
Invalid DateInicio semana Arte Moderna
Invalid DateFim semana de Arte ModernaFim semana de Arte Moderna
Invalid DateMacunaimaMacunaima
Invalid DateQuebra da bolsa de NY
Invalid DateVoto feminino no BrasilVoto feminino no Brasil
Invalid DateEstreia da peça Vestido de NoivaEstreia da peça Vestido de Noiva