Independência do Brasil

06/09/1822 • 23:53:32View on timeline

Descrição

Independência do Brasil é um processo que se estende de 1821 a 1825 e coloca em violenta oposição o Reino do Brasil e o Reino de Portugal, dentro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. As Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas em 1820, como uma consequência da Revolução Liberal do Porto, tomam decisões, a partir de 1821, que tinham como objetivo reduzir novamente o Brasil ao seu antigo estatuto colonial.

Antecedendo o processo de independência do Brasil, mas com fortes influências sobre o mesmo, ocorre a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Em 1807, o exército francês invadiu o Reino de Portugal, que se recusava a se juntar ao bloqueio continental contra o Reino Unido. Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil, que era então a mais rica e desenvolvida das colônias lusitanas. A instalação do Tribunal de Justiça no Rio de Janeiro traz uma série de transformações políticas, econômicas e sociais que levam à decisão do Príncipe Regente D. João, consumada em 16 de dezembro de 1815, de elevar o Brasil à condição de reino, unido com sua ex-metrópole.

Porém, em 1820, uma revolução liberal eclodiu em Portugal e a família real foi forçada a retornar para Lisboa. Antes de sair, no entanto, D. João nomeia o seu filho mais velho, D. Pedro de Alcântara de Bragança, como Príncipe Regente do Brasil (1821). Fiel ao seu pai, o príncipe-regente vê sua condição complicada pela vontade política das cortes portuguesas em repatriá-lo e de retornar o Brasil ao seu antigo estatuto colonial. Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo). Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi proclamado imperador pelo nome de Pedro I e o país leva o nome de Império do Brasil.

Assim começou a guerra de independência que vê nascer e atuar o exército brasileiro, formado a partir da contratação de mercenários, do alistamento de civis e de tropas coloniais portuguesas, contra aquelas que permaneceram fiéis ao Reino de Portugal em algumas partes do país. Em meio ao conflito, há em Pernambuco o levantamento da Confederação do Equador, que pretendia formar seu próprio governo, republicano, mas foi duramente reprimido. Depois de três anos de conflito armado, Portugal finalmente reconheceu a independência do Brasil, e em 29 de agosto de 1825 foi assinado o Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal. Em troca, o Brasil se comprometeu a pagar ao Reino de Portugal uma indenização substancial e assinar um tratado de comércio com o Reino Unido, para indenizá-lo por sua mediação.

Independência ou Morte, do pintor paraibano Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).
Independência do Brasil | Nerdologia

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 15/08/2018

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Miscelânea:


Invalid DateTratado de TordesilhasTratado de Tordesilhas
Invalid DatePedro Alvares CabralPedro Alvares Cabral
Invalid DateUnião IbéricaUnião Ibérica
Invalid DateFamília Real chega ao BrasilFamília Real chega ao Brasil
Invalid DateIndependência do BrasilIndependência do Brasil
Invalid DateCompetição de locomotiva a vaporCompetição de locomotiva a vapor
Invalid DateInicio da Guerra Civil AmericanaInicio da Guerra Civil Americana
Invalid DateFim Guerra Civil AmericanaFim Guerra Civil Americana
Invalid DateMorte de Karl MarxMorte de Karl Marx
Invalid DateLançamento de Os SertõesLançamento de Os Sertões
Invalid DateO Triste Fim de Policarpo QuaresmaO Triste Fim de Policarpo Quaresma
Invalid DateInício da 1ª Guerra MundialInício da 1ª Guerra Mundial
Invalid DateRevolução VermelhaRevolução Vermelha
Invalid DateFim primeira Guerra MundialFim primeira Guerra Mundial
Invalid DateInicio semana Arte Moderna
Invalid DateFim semana de Arte ModernaFim semana de Arte Moderna
Invalid DateMacunaimaMacunaima
Invalid DateQuebra da bolsa de NY
Invalid DateVoto feminino no BrasilVoto feminino no Brasil
Invalid DateEstreia da peça Vestido de NoivaEstreia da peça Vestido de Noiva