Fim Guerra Civil Americana

08/05/1865 • 23:53:32View on timeline

Descrição

Em 1864, já estava claro que a Confederação havia perdido a guerra. Suas forças gradualmente diminuíam, graças a baixas em batalhas e à conquista de território confederado por parte da União, assim diminuindo o número de recrutas. Além disso, equipamentos estavam em falta, e a maioria do sistema de transportes da Confederação ou havia passado ao controle da União (caso da bacia hidrográfica do Rio Mississippi e do Rio Tennessee) ou havia sido sabotado (ferrovias). Porém, os sulistas continuaram a resistir bravamente contra os ataques da União.

Em 9 de março de 1864, Lincoln deu a Grant o comando de todas as forças da União. Em maio, Grant e o Exército do Potomac, comandado por Meade, moveram-se para uma região nomeada Wilderness - uma região de florestas e arbustos - atraindo assim o confederado Lee e suas forças. Grant, comandante direto de 118 mil soldados, achava que, com quase o dobro de soldados (Lee tinha apenas 60 mil soldados), venceria facilmente a batalha. A Batalha de Wilderness iniciou-se em 5 de maio e perdurou por dois dias. A vegetação densa deu a vantagem para Grant. A cavalaria e os canhões nortistas mostraram-se inúteis na região. Além disso, eventualmente, os arbustos pegaram fogo, e vários soldados morreram queimados. Ambos os lados eventualmente recuaram, tendo sofrido enormes perdas.

Em maio de 1864, William T. Sherman, comandante de uma tropa de 97.500 soldados, por ordens de Grant, invadiu e conquistou muito do sudeste da Confederação. Sherman conquistou Atlanta ainda em Setembro, tendo enfrentado resistência de uma força confederada de aproximadamente 60 mil soldados, comandadas por Joseph Eggleton Johnston. Este eventualmente recuou, e foi substituído por John Hood. Hood decidiu invadir o Tennessee, esperando que Sherman fizesse o mesmo. Hood acreditava que podia vencer Shreman no terreno montanhoso do Tennessee. Entretanto, Sherman destacou 60.000 soldados, sob George H. Thomas e John Schofield para lidar com o Hood, seguindo com o restante das forças rumo ao sul. Na Batalha de Franklin, em 30 de novembro, Schofield venceu Hood. Os confederados recuaram para Nashville, Tennessee, e foram derrotados definitivamente pelo Gal. Maj. George H. Thomas e seus 55 mil soldados na Batalha de Nashville, em 16 de dezembro.

Enquanto isto, ao longo de maio de 1864, Grant tentou em uma série de ataques "tudo-ou-nada" contra a capital confederada, Richmond. A Batalha de Spotsylvania Court, ocorrida em 8 de maio, teve os mesmos resultados de Wilderness. Em 3 de junho, Grant, ao comando de 50 mil soldados, ordenou um ataque a Cold Habor e seus 30 mil soldados, localizada imediatamente ao norte de Richmond. Os confederados, bem entrincheirados, conseguiram desferir aproximadamente 7,5 mil baixas em apenas alguns minutos contra Grant, que foi forçado a recuar. Grant foi apelidado de "açougueiro" pela mídia nortista, tendo perdido 45 mil soldados em apenas um mês.

Sabendo que um ataque frontal e direto contra Richmond seria desastroso, Grant moveu suas forças em direção ao sul, ao sul do Rio James, para atacar Petersburg, um pólo ferroviário que abastecia Richmond com suprimentos. A captura de Petersburg forçaria Lee a sair da cidade para defender a capital confederada. Ao invés de um ataque direto, Grant desta vez preferiu cercar Petersburg e lentamente estagná-la com a falta de suprimentos. Assim sendo, trincheiras foram cavadas em torno da cidade e ferrovias alimentando a cidade foram cortadas.

Por um ano Petersburg ficou cercada, até que nos primeiros dias de abril de 1865 as instalações ferroviárias de Petersburg foram finalmente capturadas pelas forças de Grant. Lee foi forçado então a fugir da cidade, e forças nortistas capturaram Richmond em 10 de abril. Grant continuou a perseguir Lee e sua força, que batia em retirada, tendo conseguindo cercá-lo em Appomattox. Lee, ao controle de 50 mil soldados, viu que uma vitória era impossível contra os aproximadamente 120 mil soldados de Grant, e Lee pediu por termos da rendição em 8 de abril. No dia seguinte, Grant e Lee encontraram-se na corte judicial de Appomattox, onde Grant ofereceu termos relativamente generosos de rendição.

A Guerra Civil Americana não acabara oficialmente, mas a rendição da principal tropa confederada significava que o fim da guerra era uma questão de tempo. Em 14 de abril, Lincoln foi assassinado por um extremista sulista, mas isto em nada afetaria o rumo da guerra. Gradualmente, outros generais confederados renderam-se. As últimas tropas sulistas renderam-se em 28 de junho de 1865.

Mapa das perdas territoriais da Confederação por ano
Fim da Guerra da Secessão, nos EUA, completa 150 anos

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 15/08/2018

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Miscelânea:


Invalid DateTratado de TordesilhasTratado de Tordesilhas
Invalid DatePedro Alvares CabralPedro Alvares Cabral
Invalid DateUnião IbéricaUnião Ibérica
Invalid DateFamília Real chega ao BrasilFamília Real chega ao Brasil
Invalid DateIndependência do BrasilIndependência do Brasil
Invalid DateCompetição de locomotiva a vaporCompetição de locomotiva a vapor
Invalid DateInicio da Guerra Civil AmericanaInicio da Guerra Civil Americana
Invalid DateFim Guerra Civil AmericanaFim Guerra Civil Americana
Invalid DateMorte de Karl MarxMorte de Karl Marx
Invalid DateLançamento de Os SertõesLançamento de Os Sertões
Invalid DateO Triste Fim de Policarpo QuaresmaO Triste Fim de Policarpo Quaresma
Invalid DateInício da 1ª Guerra MundialInício da 1ª Guerra Mundial
Invalid DateRevolução VermelhaRevolução Vermelha
Invalid DateFim primeira Guerra MundialFim primeira Guerra Mundial
Invalid DateInicio semana Arte Moderna
Invalid DateFim semana de Arte ModernaFim semana de Arte Moderna
Invalid DateMacunaimaMacunaima
Invalid DateQuebra da bolsa de NY
Invalid DateVoto feminino no BrasilVoto feminino no Brasil
Invalid DateEstreia da peça Vestido de NoivaEstreia da peça Vestido de Noiva