Uma atualização para maior conforto

01/01/189201/01/1898View on timeline

A rainha D. Maria Pia de Sabóia residiu com regularidade no Paço de Sintra até 1910. Após a morte do seu marido, o rei D. Luís I († 1889), são executadas algumas obras, das quais se destacam:

- Sala dos Aposentos da Rainha D. Maria Pia, com decoração de 1893, situada na parte nascente do corpo manuelino, onde figura um fogão de sala com o brasão da monarca com as armas de Portugal e de Sabóia;

- Os azulejos da Cozinha Real são renovados e é colocado o brasão da rainha acima do arco que divide as colossais chaminés, datado de 1895;

- A lareira que se encontrava no camarim é transferida, em 1898, para a Sala das Pegas, sala que foi usada para importantes banquetes nos anos seguintes.

O Paço de Sintra foi ao longo dos séculos sucessivamente adaptado a diferentes formas de habitar e circular pelos espaços. As obras da rainha D. Maria Pia marcaram o velho palácio com mais "assinaturas", estas últimas que se juntaram a outras mais antigas. Monumento de longa história, o Palácio foi usado como testemunho de antiguidade da dinastia dos reis e rainhas de Portugal. É no período final da Monarquia, a 23-06-1910, classificado como monumento nacional.

Brasão da rainha D. Maria Pia, com as armas de Portugal e de Sabóia. Datado de 1895, executado por José Augusto "O Popular"
A lareira de mármore oferecida pelo Papa Leão X ao rei D. Manuel I (1495-1521), em 1515, proveniente do arruinado Paço de Almeirim, destruído pelo Terramoto de 1755. Na fotografia da direita, anterior a 1898, pode-se ver a Sala das Pegas sem a lareira colocada.
Sala dos Aposentos da rainha D. Maria Pia, situada na parte nascente do corpo manuelino do Paço de Sintra. A lareira, no lado esquerdo, ostenta o brasão da rainha. Postal de finais do século XIX.

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 5/02/2020

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Paço de Sintra:


Invalid DateUma tribuna na CapelaUma tribuna na Capela
Invalid DateUm teto mudéjarUm teto mudéjar
Invalid DateUma atualização para maior confortoUma atualização para maior conforto
Invalid DateRendição de Sintra ao rei de PortugalRendição de Sintra ao rei de Portugal
Invalid DateOs Avis constroem um novo PaçoOs Avis constroem um novo Paço
Invalid DateFundação do Paço de SintraFundação do Paço de Sintra
Invalid DateMais azulejos e corredoresMais azulejos e corredores
Invalid DateUm Palácio para a RepúblicaUm Palácio para a República