Abertura da Escola Municipal de Surdos
Tal como na história da educação especial, identificamos que as pessoas com surdez foram as primeiras a ser instruídas institucionalmente. Nesse município a história se repete. Assim, em 1957, na administração do prefeito Aldino Pinotti (PTB-1956/1959) instalou-se uma classe na Chácara Queiroz Ferreira para atender alunos surdos. Tal classe recebeu a denominação de Escola Municipal de Surdos (SÃO BERNARDO DO CAMPO, 1985 ; SÃO BERNARDO DO CAMPO, 2004)(FAGLIARI, 2012, p. 111).
FAGLIARI, Solange Santana dos Santos. A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: ajustes e tensões entre a política federal e a municipal. 2012. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
A Educação de Surdos em São Bernardo do Campo iniciou suas atividades em 1957, seguindo uma orientação oralista. Visão, a ser desenvolvida como uma patologia que deve ser “curada ou, tudo deve ser feito para que as crianças alcancem um padrão de normalidade como prerrogativa para se integrar à comunidade ouvinte. Essa abordagem é uma metodologia de ensino para os conteúdos escolares em que os principais objetivos são traduzidos para o treinamento auditivo e ensino da fala, ou a oralização como condição para a aprendizagem, em geral tardia, dos ensinos. A Língua de Sinais é vista como, obstáculo à aquisição da fala e, portanto, seu uso é proibido ou desestimulado.
Nas quatro primeiras décadas de sua existência, o projeto pedagógico da Educação de Surdos no município esteve alicerçado nestes pressupostos que, em geral, no Brasil, como em grande parte do mundo ocidental, serviram de base a quase todas as práticas pedagógicas com estudantes surdos até o final dos anos setenta (Moura, 2000).
http://emebeneusabassetto.blogspot.com/p/historia-da-escola_3.html
0 comments
Sign in or create a free account