Acervo em Transformação - MASP
Inaugurada em 2015, a mostra de longa duração traz uma seleção de obras do acervo de diversas coleções do MASP, num recorte temporal que abrange desde o século 4 a.C. ao ano de 2008. Como indicado no título, a exposição se apresenta em constante modificação, com a entrada e saída de obras devido a empréstimos, aquisições e rotatividades.
"Acervo em Transformação" é também a exposição que marca o retorno dos cavaletes de cristal desenhados por Lina Bo Bardi (1914‐1992), utilizados pela primeira vez em 1968, na ocasião da inauguração da atual sede do museu na avenida Paulista, permanecendo até o ano de 1996, quando foram removidos.

Os cavaletes de cristal são módulos expositivos constituídos de placas de vidro encaixadas em um bloco de concreto. Na mostra, os cavaletes são distribuídos em fileiras, numa ampla sala livre de divisórias, localizada no segundo andar do museu. As legendas das obras, com informações de autoria, título e data, ficam posicionadas no verso dos cavaletes, permitindo que o encontro do visitante com os trabalhos seja livre de contextualizações.

“Retirar as obras da parede e colocá-las nos cavaletes possibilita um encontro mais próximo do público com os trabalhos, e o visitante pode caminhar entre as obras, como em uma floresta de obras, que parecem flutuar no espaço. O espaço aberto, fluido e permeável oferece múltiplas possibilidades de acesso e de leitura, eliminando hierarquias e roteiros predeterminados.” (Trecho do texto retirado do site do museu: https://masp.org.br/exposicoes/acervo-em-transformacao-2020)
Assista ao vídeo com o diretor artístico do MASP, Adriano Pedrosa:

0 comments
Sign in or create a free account