Wunderkammer: os Gabinetes de Curiosidades

Salões Parisienses

Bienal de Veneza

Galeria Uffizi (Florença)

Fridericianum (Kassel)

Bienal de São Paulo (São Paulo)

Documenta de Kassel (Kassel)

Palácio dos Médici (Florença)

Cubo Branco

Louvre (Paris)

Os Museus de hoje

MASP (São Paulo)

Museu de Serralves (Porto)

Museu Reina Sofia (Madrid)

Fundação Gulbenkian (Lisboa)

Centre Pompidou (Paris)

Tate Gallery (Londres)

Inhotim (Brumadinho)

Matadero (Madri)

Museu da Vale (Vila Velha)

Wunderkammer Olbricht (Berlim)

Gabinete de Milton

Histórias da Infância - MASP

Exposição como lugar

O Vazio de Yves Klein

Art on Display - Formas de expor

Hitchcock - Bastidores do Suspense

Acervo em Transformação - MASP

A evolução dos museus: dos Wunderkammern aos museus do séc. XXI
Antes dos Museus
Os primeiros Museus
Museus na atualidade
O espaço da exposição
0
0
1450
1500
1550
1600
1650
1700
1750
1800
1850
1900
1950
2000

Histórias da Infância - MASP

08/04/2016View on timeline

A exposição “Histórias da infância” aconteceu em 2016 no Museu de Arte de São Paulo, com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico, Fernando Oliva, curador, e Lilia Schwarcz, curadora-adjunta de histórias do MASP.

Apresentada em uma estrutura visualmente formal, em painéis brancos horizontais que dividem espaços e salas, o projeto expográfico concedeu uma pequena gentileza ao seu público-alvo, as crianças: todas as obras foram dispostas cerca de 30 cm mais baixas que o habitual.

Vista geral da exposição. Fonte: Site do MASP https://masp.org.br/exposicoes/historias-da-infancia     

Os trabalhos foram agrupados de forma a criar núcleos temáticos: obras mais antigas do acervo receberam a companhia de trabalhos contemporâneos, refletindo sobre assuntos como maternidade, educação, o lúdico, e a morte.  É possível observar nesses encontros entre o passado e o presente como cada artista percebe o universo infantil e suas particulares, como é o caso do grupo em que estão presentes  "O Escolar" (óleo sobre tela, 1888) de Van Gogh, junto a um trabalho da artista Rochelle Costi e do fotógrafo Otto Stupakoff, ambos apresentando imagens de ambientes escolares. Em outra situação interessante, o conhecido quadro “Rosa e Azul” (óleo sobre tela, 1881) de Renoir aparece ao lado da fotografia  “Brasília Teimosa” (Impressão fotográfica sob plexiglass, 2005-2007) de Bárbara Wagner.

Vista das obras “Azul e Rosa” de Renoir, e “Brasília Teimosa” de Bárbara Wagner na exposição. Fonte: Site do MASP https://masp.org.br/exposicoes/historias-da-infancia     

“Histórias da Infância” teve como desdobramento uma atividade com o educativo, que registrou áudios de diversas crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima e do Colégio São Domingos, ambos de São Paulo, criando um audioguia.  A exposição também apresentou desenhos realizados por crianças, pertencentes ao acervo, das décadas de 1970, 2000 e 2016.

Veja a apresentação de um dos curadores da exposição, Fernando Oliva:

 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 12/06/2021

Updated in 12/06/2021

All events in the topic O espaço da exposição:


08/04/2016Histórias da Infância - MASPHistórias da Infância - MASP
01/01/1915 (Circa)Exposição como lugarExposição como lugar
01/01/1923 (Circa)Prounenraum - El LissitzkyProunenraum - El Lissitzky
01/01/1945 (Circa)Milha de Barbante - Marcel DuchampMilha de Barbante - Marcel Duchamp
01/01/1958 (Circa)O Vazio de Yves KleinO Vazio de Yves Klein
08/11/2019Art on Display - Formas de exporArt on Display - Formas de expor
13/07/2018Hitchcock - Bastidores do SuspenseHitchcock - Bastidores do Suspense
11/12/2015Acervo em Transformação - MASPAcervo em Transformação - MASP