Art on Display - Formas de expor

08/11/2019

Em comemoração aos 50 anos de existência do Museu Gulbenkian, a exposição Art On Display - Formas de expor, 1940-1969 apresentou um panorama das soluções expositivas adotadas pelo museu ao longo de sua trajetória. Junto a essa memória, o projeto apresentou propostas de suportes ou ambientes expositivos icônicos de arquitetos como Franco Albini e Franca Helg, Carlo Scarpa, Lina Bo Bardi, Aldo van Eyck, Alison e Peter Smithson.

Foram reconstruídos os suportes e também instalações em escala real. Uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais projetos que fizeram história e influenciaram o desenho de exposições em todo o mundo.

Vista da exposição com a recriação dos projetos de Franco Albini e Franca Helg. Fonte: Site do museu 

“Alison Smithson tomou a liderança do projeto, concebendo o que o casal apelidava de uma «Via Láctea»: uma sequência labiríntica de austeros espaços brancos sendo um deles reproduzido na exposição Art on Display..Constituído por painéis com cerca de três metros de altura, o espaço foi iluminado por meio de lâmpadas de tungsténio com uma luz brilhante. Uma luta frenética permitiu instalar cerca de 370 obras no espaço disponível, e as decisões tiveram de ser frequentemente práticas e radicais. Contudo, o objetivo era criar uma experiência de associação intelectual e imersão sensorial” - Trecho do texto de apresentação da exposição, disponível no site do museu.

Remontagem da instalação de Alison e Peter Smithson, Fotos: Pedro Pina, Fonte: Site do museu

Construção do Pavilhão de  Aldo Van Eyck , Foto: Pedro Pina, Fonte: Site do museu 

Segundo texto do site da exposição: “Entre 1965 e 1966, o arquiteto Aldo van Eyck (1918-1999) concebeu e concretizou um pavilhão temporário para uma das edições da exposição de escultura ao ar livre no Parque Sonsbeek, organizada pela cidade de Arnhem nos Países Baixos. Para o pavilhão, Van Eyck desenhou uma estrutura elementar constituída por seis paredes paralelas em blocos de betão que manipulou de modo a criar um interior surpreendentemente rico e labiríntico, ao incluir absides e nichos semicirculares no esquema retilíneo. Van Eyck descreveu o resultado como um espaço urbano com ruas, becos e pequenas praças. As esculturas encontravam-se sobre pedestais construídos com os mesmos blocos de betão, o que criava uma sensação de homogeneidade. A cenografia pretendia criar a experiência de um encontro quase espontâneo ao reunir várias obras de arte em espaços apertados, forçando o visitante a caminhar muito próximo das esculturas”. 

Veja o vídeo com Penelope Curtis, curadora da exposição:

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 12/06/2021

Updated in 16/06/2021

All events in the topic O espaço da exposição:


08/04/2016Histórias da Infância - MASPHistórias da Infância - MASP
01/01/1915 (Circa)Exposição como lugarExposição como lugar
01/01/1923 (Circa)Prounenraum - El LissitzkyProunenraum - El Lissitzky
01/01/1945 (Circa)Milha de Barbante - Marcel DuchampMilha de Barbante - Marcel Duchamp
01/01/1958 (Circa)O Vazio de Yves KleinO Vazio de Yves Klein
08/11/2019Art on Display - Formas de exporArt on Display - Formas de expor
13/07/2018Hitchcock - Bastidores do SuspenseHitchcock - Bastidores do Suspense
11/12/2015Acervo em Transformação - MASPAcervo em Transformação - MASP