Hitchcock - Bastidores do Suspense

13/07/2018

A exposição Hitchcock – Bastidores do suspense foi concebida e desenvolvida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), em 2018, com curadoria de André Sturm, cineasta e ex-diretor do museu, e projeto expográfico desenvolvido pelo Atelier Marko Brajovic.

A mostra apresentou ao público a filmografia do diretor Alfred Hitchcock, também conhecido como o “Mestre do Suspense”, destacando os diversos aspectos e elementos de suas obras audiovisuais. A exposição buscou traçar um panorama da vida e da obra do diretor através de uma expografia imersiva e interativa, cujo conceito principal era levar o visitante aos bastidores de um set de filmagem.

Vista de uma das salas. Fonte: Governo de São Paulo 

Para criar essa atmosfera dos bastidores, o projeto expográfico partiu das tapadeiras cenográficas amplamente utilizadas em cenários construídos em estúdio. Dessa forma, todas as paredes construídas tinham o aspecto visual do verso das tapadeiras,e nelas abrigaram-se diversos itens da exposição: fotos, manuscritos, storyboards, croquis de figurinos, cartazes e materiais de divulgação dos filmes, kits de imprensa e lobby cards (fotos de porta de cinema ou cartazetes), matérias de jornais e revistas, etc. 

Vista dos trabalhos. Fonte: Governo de São Paulo 

No fluxo da exposição, essas paredes formavam salas com experiências temáticas, relacionadas aos filmes selecionados. Nessas salas eram apresentados, como instalações interativas, trechos dos filmes e os truques de filmagem mais famosos do cineasta. A sala principal exibia uma réplica em tamanho real da casa de Norman Bates, cenário do filme Psicose. Seu interior possuía a réplica do quarto/banheiro da famosa cena do crime do Bates Motel e nesse espaço acontecia um jogo onde, através de pistas, os participantes deveriam descobrir como escapar do ambiente em um período curto de tempo (Escape Room).

Veja um vídeo da exposição:

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 16/06/2021

Updated in 16/06/2021

All events in the topic O espaço da exposição:


08/04/2016Histórias da Infância - MASPHistórias da Infância - MASP
01/01/1915 (Circa)Exposição como lugarExposição como lugar
01/01/1923 (Circa)Prounenraum - El LissitzkyProunenraum - El Lissitzky
01/01/1945 (Circa)Milha de Barbante - Marcel DuchampMilha de Barbante - Marcel Duchamp
01/01/1958 (Circa)O Vazio de Yves KleinO Vazio de Yves Klein
08/11/2019Art on Display - Formas de exporArt on Display - Formas de expor
13/07/2018Hitchcock - Bastidores do SuspenseHitchcock - Bastidores do Suspense
11/12/2015Acervo em Transformação - MASPAcervo em Transformação - MASP