Bienal de São Paulo (São Paulo)

01/01/195101/01/2021View on timeline

A Bienal de São Paulo está entre os três principais eventos de arte do circuito internacional, juntamente com a Bienal de Veneza e a Documenta de Kassel. 

A exposição ocorre na cidade de São Paulo a cada dois anos desde 1951. Ao longo dos últimos anos já foram realizadas 32 Bienais, que contaram com a participação de mais de 170 países, 16 mil artistas e 10 milhões de visitantes, reunindo cerca de 500 mil pessoas a cada edição. Atualmente o evento é considerado a maior exposição realizada no hemisfério sul, sempre pautando questões inovadoras e relacionadas com o cenário contemporâneo. 

A primeira edição do evento foi realizada na esplanada do Trianon, local hoje ocupado pelo Masp.

A estrutura na época foi projetada pelos arquitetos Luís Saia (1911-1975) e Eduardo Kneese de Mello (1906-1994) e contou com 1,8 mil obras de 23 países diferentes, além, é claro, das produções nacionais. O esforço para a realização desse evento histórico se deu através do empresário e mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho (1892-1977) e de sua esposa Yolanda Penteado (1903-1983). 

A segunda edição da Bienal, realizada em 1953, também foi sucesso, tendo sido marcada pela obra Guernica, de Pablo Picasso (1881-1973), até então inédita em solo brasileiro. O sucesso da edição foi tanto que ficou conhecida como “Bienal da Guernica”.

Essa edição recebeu quase o dobro de obras, comparada a 1ª edição e foi realizada no Parque Ibirapuera nos pavilhões Palácio dos Estados (atual Pavilhão das Culturas Brasileiras) e o Palácio das Nações (atual Museu Afro Brasil), espaços concebidos pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo. 

A próxima edição da Bienal está prevista para ser realizada em 2021

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 19/04/2021

Updated in 7/05/2021

All events in the topic Os primeiros Museus:


Invalid DateCriação, espaços e acervosCriação, espaços e acervos
Invalid DateGaleria Uffizi (Florença)Galeria Uffizi (Florença)
Invalid DateFridericianum (Kassel)Fridericianum (Kassel)
Invalid DateBienal  de São Paulo (São Paulo)Bienal de São Paulo (São Paulo)
Invalid DateDocumenta de Kassel (Kassel)Documenta de Kassel (Kassel)
Invalid DatePalácio dos Médici (Florença)Palácio dos Médici (Florença)
Invalid DateA relação do objeto artístico com o espaçoA relação do objeto artístico com o espaço
Invalid DateCubo Branco Cubo Branco
Invalid DateLouvre (Paris)Louvre (Paris)