Galeria Uffizi (Florença)

01/01/1581View on timeline

Originalmente construído para alojar os gabinetes administrativos de Florença, a Galeria Uffizi , é um edifício construído por Giorgio Vasari, por volta de 1560 a pedido de Cosimo I de Médici. 

Alguns anos depois, Giorgio Vasari acrescentou um corredor que ligava o Palácio Pitti a residência da família Médici, e que ficou conhecido como Corridoio Vasariano ou Corredor de Vasari. Em 1574, a obra ainda estava incompleta e foi delegada a Buontalenti por Francesco I de Médici, filho de Cosimo I.  A conclusão do edifício ocorreria seis anos depois, em 1580. A relação do edifício com universo da arte se inicia no ano seguinte, em 1581, quando Francesco I decidiu utilizar a loggia do terraço como sua galeria particular, preenchendo o espaço com sua coleção de quadros do séc. XV e com camafeus, pedras, jóias, estátuas, peças em bronze, miniaturas, instrumentos científicos e curiosidades naturais.  

Com essa nova função incorporada ao edifício, desse período em diante o espaço passou por ampliações, contando com projeto de Buontalenti na construção do teatro e da tribuna. 

Ao longo dos séc. XVI e XVII foram erguidas a Sala dos Mapas Geográficos, pensada para os mapas dos domínios dos Médici em Florença, Siena e Ilha de Elba, e a Sala da Matemática, destinada aos instrumentos científicos e inovadores para a época. 

Anna Maria Luisa de Médici, foi a última herdeira ao fim da dinastia Médici, deixando tudo à família Lorena, mas acordando que a coleção permanecesse como de origem em Florença. A Casa de Lorena abriu a Galeria ao público em 1769 e apresentou as coleções organizadas em harmonia com os critérios da época das Luzes, que separava as obras de arte maiores das menores. Nesse modelo de apresentação, as coleções de armas, cerâmicas e instrumentos científicos foram removidas, dando lugar à preferência da família Lorena, que começa a colecionar obras de nível europeu, como quadros de Ticiano, Giorgione e Dürer.

Ao longo do séc. XIX  a Galeria Uffizi recebeu esculturas de pessoas famosas, entre elas havia algumas esculpidas por Giovanni Dupré. No séc. XX a Galeria Uffizi adquiriu muitos quadros que antes pertenciam a coleções de instituições religiosas, tornando- se reconhecida como uma galeria de quadros.

Na atualidade a Galeria é considerada detentora da melhor coleção do mundo de obras do Renascimento, e é organizada em diversas salas que são distribuídas por estilo e escolas, respeitando uma ordem cronológica. No Museu é possível ver de perto as obras do séc. XII ao séc. XVIII.

 

 

 

 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 19/04/2021

Updated in 6/05/2021

All events in the topic Os primeiros Museus:


01/01/1793Criação, espaços e acervosCriação, espaços e acervos
01/01/1581Galeria Uffizi (Florença)Galeria Uffizi (Florença)
01/01/1779Fridericianum (Kassel)Fridericianum (Kassel)
01/01/195101/01/2021Bienal  de São Paulo (São Paulo)Bienal de São Paulo (São Paulo)
01/01/1955Documenta de Kassel (Kassel)Documenta de Kassel (Kassel)
01/01/1460Palácio dos Médici (Florença)Palácio dos Médici (Florença)
01/01/1929Cubo Branco Cubo Branco
30/04/1793 • 15:37:03Louvre (Paris)Louvre (Paris)