Dom Pedro I

11/10/1822 • 23:53:32View on timeline

Descrição

Pedro I & IV (Queluz, 12 de outubro de 1798 – Queluz, 24 de setembro de 1834), apelidado de "o Libertador" e "o Rei Soldado", foi o primeiro Imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831, e também Rei de Portugal e Algarves como Pedro IV entre março e maio de 1826. Era o quarto filho do rei João VI de Portugal e sua esposa a rainha Carlota Joaquina da Espanha, sendo assim um membro da Casa de Bragança. Pedro viveu seus primeiros anos de vida em Portugal até que tropas francesas invadiram o país em 1807, forçando a transferência da família real para o Brasil.

A eclosão da Revolução Liberal do Porto, em 1820, forçou a volta de João VI para Portugal em abril do ano seguinte, ficando Pedro no Brasil como seu regente. Ele precisou lidar com ameaças de tropas portuguesas revolucionárias e insubordinadas, com todas no final sendo subjugadas. Desde a chegada da família real portuguesa em 1808, o Brasil tinha gozado de grande autonomia política, porém a ameaça do governo português de revogar essas liberdades criou grande descontentamento na colônia. Pedro ficou do lado dos brasileiros e declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. Foi aclamado como seu imperador no dia 12 de outubro e derrotou todas as forças fiéis a Portugal até março de 1824. Alguns meses depois, esmagou a Confederação do Equador, uma revolta separatista que havia eclodido em Pernambuco e se alastrado para outras províncias do nordeste brasileiro.

Uma nova rebelião se iniciou na província Cisplatina no começo de 1825, com a subsequente tentativa por parte das Províncias Unidas do Rio da Prata de anexá-la levando o Brasil a entrar na Guerra da Cisplatina. Nesse meio tempo Pedro também se tornou o monarca de Portugal após a morte de seu pai, rapidamente abdicando do trono em favor de sua filha mais velha Maria II. A situação piorou em 1828 quando a guerra no sul fez o Brasil perder a Cisplatina, que tornou-se o país independente do Uruguai. No mesmo ano o trono de Maria foi usurpado pelo infante Miguel, irmão mais novo de Pedro. Seus casos sexuais extraconjugais criaram grandes escândalos e também mancharam sua reputação. Mais dificuldades sugiram no parlamento brasileiro, onde os debates políticos passaram a ser dominados a partir de 1826 com a discussão sobre se o governo deveria ser escolhido pelo imperador ou pela legislatura. Pedro foi incapaz de lidar com os problemas simultâneos do Brasil e Portugal, por fim abdicando do trono brasileiro em 7 de abril de 1831 em favor de seu filho mais novo Pedro II e partindo para a Europa.

Pedro invadiu Portugal em julho de 1832 no comando de um exército. Inicialmente seu envolvimento parecia ser em uma guerra civil portuguesa, porém logo o conflito ficou maior e englobou toda a Península Ibérica em uma disputa entre defensores do liberalismo e aqueles que queriam a volta do absolutismo. Pedro acabou morrendo de tuberculose em 24 de setembro de 1834, poucos meses depois dele e os liberais terem se saído vitoriosos. Ele foi considerado por contemporâneos e pela posteridade como uma figura importante que auxiliou na propagação dos ideais liberais que haviam permitido que o Brasil e Portugal deixassem os regimes absolutistas para formas mais representativas de governo.

Dom Pedro I
A História de D. Pedro I

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 14/08/2018

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Monarquia e Presidente do Brasil:


Invalid DateChegada da Corte no BrasilChegada da Corte no Brasil
Invalid DateRetorno de Dom João VI a PortugalRetorno de Dom João VI a Portugal
Invalid DateDom Pedro IDom Pedro I
Invalid DateDom Pedro IIDom Pedro II
Invalid DateDeodoro da FonsecaDeodoro da Fonseca
Invalid DateMal Deodoro da Fonseca eleito presidente
Invalid DateFloriano PeixotoFloriano Peixoto
Invalid DatePrudente de MoraisPrudente de Morais
Invalid DateCampos SalesCampos Sales
Invalid DateRodrigues AlvesRodrigues Alves
Invalid DateAfonso PenaAfonso Pena
Invalid DateNilo PeçanhaNilo Peçanha
Invalid DateHermes da FonsecaHermes da Fonseca
Invalid DateVenceslau BrásVenceslau Brás
Invalid DateDelfim MoreiraDelfim Moreira
Invalid DateEpitacio PessoaEpitacio Pessoa
Invalid DateArtur BernardesArtur Bernardes
Invalid DateWashington LuisWashington Luis
Invalid DateGetulio VargasGetulio Vargas
Invalid DateEurico Gaspar DutraEurico Gaspar Dutra
Invalid DateGetulio VargasGetulio Vargas
Invalid DateCafé FilhoCafé Filho
Invalid DateJucelino KubitschekJucelino Kubitschek
Invalid DateJanio QuadrosJanio Quadros
Invalid DateJoão GoulartJoão Goulart
Invalid DateHumberto de Alencar Castelo BrancoHumberto de Alencar Castelo Branco
Invalid DateArtur da Costa e SilvaArtur da Costa e Silva
Invalid DateEmilio Garrastazu MediciEmilio Garrastazu Medici
Invalid DateErnesto GeiselErnesto Geisel
Invalid DateJoão FigueiredoJoão Figueiredo
Invalid DateJosé SarneyJosé Sarney
Invalid DateFernando CollorFernando Collor
Invalid DateItamar FrancoItamar Franco
Invalid DateFernando Henrique CardosoFernando Henrique Cardoso
Invalid DateLuiz Inácio Lula da SilvaLuiz Inácio Lula da Silva
Invalid DateDilma RoussefDilma Roussef
Invalid DateMichel TemerMichel Temer