Mega Estruturas

2004

Engenharia estrutural é o ramo da engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia naval, engenharia aeronáutica, ou qualquer outra engenharia que utilize cálculo estrutural, seja de estruturas estáticas ou dinâmicas, dedicado primariamente ao projeto e cálculo de estruturas.

De forma simplificada, é a aplicação da mecânica dos sólidos ao projeto de edifícios, pontes, muros de contenção, barragens, túneis, plataformas de petróleo, navios, aviões, automóveis e outras estruturas.

O objetivo do projeto de uma estrutura é permitir que a mesma atenda à sua função primária sem entrar em colapso e sem deformar ou vibrar excessivamente. Dentro destes limites, os quais são precisamente definidos pelas normas técnicas, o engenheiro estrutural almeja o melhor uso dos materiais disponíveis e o menor custo possível de construção e manutenção da estrutura.

Resumidamente, as principais etapas do projecto estrutural são a criação do esquema estrutural, a definição das cargas ou forças que actuam na estrutura, o cálculo dos esforços e deformações, o dimensionamento das peças estruturais, e finalmente o detalhamento do projecto para execução.

Exemplo de grandes estruturas atravessam dos séculos XiX ao XXI.

A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França. A torre, que é o edifício mais alto da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

O Empire State Building é um arranha-céus de 102 andares no centro de Manhattan, Nova York, na Quinta Avenida, entre as ruas 33ª e 34ª Oeste. Ele tem uma altura do telhado de 381 metros, mas com a sua torre de antena incluída, o edifício chega a 443 m de altura. Seu nome é derivado do apelido do estado de Nova York, o Empire State. Ele manteve-se como o edifício mais alto do mundo por quase 40 anos, desde a sua conclusão, no início de 1931, até a construção da Torre Norte do complexo original do World Trade Center, no final de 1970.

Burj Khalifa Bin Zayid(em árabe: برج خليفة; "Torre do Khalifa"), anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céus localizado no Dubai, Emirados Árabes Unidos, sendo a mais alta estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céus já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 160 andares. A sua construção começou em 21 de setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Foi rebatizado devido ao empréstimo feito por Khalifa bin Zayed Al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi, no valor de 10 biliões de dólares para evitar que o emirado do Dubai incumprisse com os investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.


null

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 20/05/2020

Updated in 19/02/2021

All events in the topic História da Construção:


10001 BCEPrimeiras construçõesPrimeiras construções
3301 BCEEvolução de Ferramentas e MateriaisEvolução de Ferramentas e Materiais
4501 BCEPrimeiros canais de irrigaçãoPrimeiros canais de irrigação
3101 BCETemplos e PirâmidesTemplos e Pirâmides
300 BCEFarol de AlexandriaFarol de Alexandria
1101 BCECidades Estado - Cerãmica e VidroCidades Estado - Cerãmica e Vidro
288 BCE"Parafuso""Parafuso"
1460Arquitetura e Manuais de NormasArquitetura e Manuais de Normas
1760Motor de Explosão - Pontes de FerroMotor de Explosão - Pontes de Ferro
2001 BCEUrbanismoUrbanismo
622MesquitasMesquitas
1768Engenheiros CivisEngenheiros Civis
221 BCEMuralhaMuralha
10/01/1863TúneisTúneis
1794FormaçãoFormação
1972SustentabilidadeSustentabilidade
1980TransportesTransportes
2012Grandes BarragensGrandes Barragens
2004Mega EstruturasMega Estruturas
25/05/2020ESAI - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO IESAI - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO I