Papado de Avinhão

01/01/1309View on timeline

O Papado de Avinhão, conhecido também como "Cativeiro de Avignon", diz respeito a um período da história do papado e da Igreja Católica, compreendido entre 1309 e 1377, quando a residência do papa foi alterada de Roma para Avinhão. À medida que o poder real se foi fortalecendo em França, surgiram vários conflitos com a Igreja. Durante o reinado de Filipe IV de França, o Belo (1285-1314), registou-se um choque entre o soberano e o então Papa Bonifácio VIII. O Papa não permitia que o rei cobrasse tributos à igreja francesa. O sucessor do Papa Bonifácio VIII, Clemente V, foi levado (sem possibilidade de escolha) pelo rei francês a residir em Avinhão.

Este episódio é conhecido como "Crise de Avinhão", e deu início ao período chamado "cativeiro babilónico dos papas" (ou da Igreja), uma alusão ao exílio bíblico de Israel na Babilónia. Este nome, "cativeiro", gerou controvérsia porque referia-se à crítica expressa face à prosperidade na Igreja e ao mesmo tempo ser acompanhada por um profundo compromisso de integridade espiritual do papado, especialmente no que tocava à alegada submissão dos poderes da Igreja face às ambições do imperador francês. Por coincidência, o "cativeiro" dos papas em Avinhão durou aproximadamente o mesmo tempo que o exílio dos Judeus na Babilónia, (ver: Cativeiro Babilónico) tornando a analogia ainda mais conveniente e retoricamente poderosa.

O rei Filipe IV de França conseguiu que fosse eleito papa um francês no ano de 1305 (que adotou o nome de Clemente V) e, em 1309, persuadiu-o a deslocar a sede papal de Roma para Avinhão, às margens do rio Ródano.

O Palácio dos Papas de Avinhão.

Os Papas em Avinhão

Sete papas residiram em Avinhão:

null

Em 1377 a residência do papa foi transferida de volta para Roma por Gregório XI, que faleceu um ano depois, enquanto um papa rival era eleito em Avinhão. Houve um período de controvérsia entre 1378 e 1414 no qual escolásticos católicos se referiram como o "Cisma Papal" ou "A grande controvérsia dos AntiPapas" (também chamado de "o segundo Grande Cisma" ou o Grande Cisma do Ocidente por muitos historiadores protestantes ou seculares), aludindo às  fações da igreja católica que se dividiram em relação aos vários pretendentes a Papa. O Concílio de Constança, em 1414, resolveu finalmente esta controvérsia, desmantelando os últimos vestígios do papado de Avinhão.

O vinho Châteauneuf du Pape, significando "o novo castelo do Papa", tem o seu nome da nova residência do antipapa em Avinhão.

A Crise do Papado no Fim da Idade Média - Prof. Dr. Orlando Fedeli

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 28/03/2019

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Os Eventos do Mundo:


Invalid DateBatalha de AzincourtBatalha de Azincourt
Invalid DateGuerra dos Cem AnosGuerra dos Cem Anos
Invalid DateGuerra Franco-PrussianaGuerra Franco-Prussiana
Invalid DateReforma ProtestanteReforma Protestante
Invalid DatePeste negraPeste negra
Invalid DateTratado de TordesilhasTratado de Tordesilhas
Invalid DateUnião de KalmarUnião de Kalmar
Invalid DateGrande Cisma do OcidenteGrande Cisma do Ocidente
Invalid DateHenrique V de InglaterraHenrique V de Inglaterra
Invalid DateCalendário gregorianoCalendário gregoriano
Invalid DateTratado de ParisTratado de Paris
Invalid DateGripe espanhola de 1918Gripe espanhola de 1918
Invalid DateManifesto ComunistaManifesto Comunista
Invalid DateGuerra da CrimeiaGuerra da Crimeia
Invalid DateCongresso de VienaCongresso de Viena
Invalid DateQueda de ConstantinoplaQueda de Constantinopla
Invalid DateConcílio de TrentoConcílio de Trento
Invalid DateBatalha de WaterlooBatalha de Waterloo
Invalid DateCrise económica de 2007–2008Crise económica de 2007–2008
Invalid DateJoana d'ArcJoana d'Arc
Invalid DatePapado de AvinhãoPapado de Avinhão
Invalid DateCharles DarwinCharles Darwin