Skip to content

Erupção do Krakatoa

26/08/1883

Krakatoa ou Cracatoa (em indonésio: Krakatau) é uma ilha vulcânica situada no estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra, na província indonésia de Lampung. O nome também é usado para o grupo da ilha circundante que compreende os restos de uma ilha muito maior de três picos vulcânicos que foi destruída em uma erupção catastrófica de 1883.

Em 1927, uma nova ilha, Anak Krakatau, ou "Criança de Krakatoa", emergiu da caldeira formada em 1883 e é a localização atual da atividade eruptiva. A formação chegou a ter mais de 324 metros de altura, sendo que a cada ano aumenta 5 m aproximadamente, podendo haver mudanças. Contudo, após a erupção e consequente explosão de 22 de dezembro de 2018, cerca de 2/3 do vulcão colapsaram, tendo a altura do pico do vulcão diminuído para 110 metros.

Erupção de 1883

No dia 26 de agosto de 1883, a ilha desapareceu quando o vulcão homônimo, no monte Perboewatan - supostamente extinto - entrou em erupção. É considerada a 2ª erupção vulcânica mais fatal da História e a 6ª maior erupção do mundo.

A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e causou mais de 36 mil mortos. Sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvida a cinco mil quilômetros, na ilha de Rodrigues, tendo os habitantes ficado surpresos com o estrondo, supondo significar uma batalha naval. Houve muitos relatos de pessoas em um raio de 15km de distancia que tiveram seus tímpanos rompidos. O barulho chegou também até Austrália, Filipinas e Índia.

A maioria das vítimas foi morta pelo tsunami e não pela erupção que destruiu dois terços da ilha. Ondas tsunami geradas pela erupção foram observadas em todo o oceano Índico, no Pacífico, na costa oeste dos EUA, na América do Sul e até no canal da Mancha. Elas destruíram tudo em seu caminho e levaram para a costa blocos de corais de até 600 toneladas.

As ondas do tsunami foram sentidas em Liverpool, na Inglaterra, em alguns territórios africanos e também nas partes do Canadá, sem muitos desabamentos. De acordo com registros climáticos e recentes estudos, a temperatura global decaiu 1 ºC em decorrência da grande quantidade de gases e partículas que foram lançados na atmosfera na ocasião da erupção.

Furioso ‘Filho do Krakatoa’ retumba na Indonésia

Erupção do Krakatoa em 1883

Krakatoa. O maior ruído da história da Humanidade!

Anak Krakatoa renasceu sobre outro vulcão e cresce 5m por ano

Indonésia eleva alerta no vulcão Anak Krakatoa

Anak Krakatoa, que surgiu após a erupção de 1883.
Imagem do Anak Krakatoa, tirada em julho, durante uma de suas erupções. GHAZALI EFE
Uma litogravura de 1888 da erupção de 1883 do Krakatoa.
Imagem de satélite das ilhas em 18 de maio de 1992.
KRAKATOA, O INFERNO DA TERRA

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 17/01/2019

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Miscelânea:


14/04/1912Naufrágio do RMS TitanicNaufrágio do RMS Titanic
26/08/1883Erupção do KrakatoaErupção do Krakatoa
01/01/1818Frankenstein é publicadoFrankenstein é publicado