Fim Guerra do Constestado

01/08/1916View on timeline

Descrição

Com a captura de Adeodato Ramos, o último e mais temido líder dos rebelados, a guerra foi encerrada de vez, naquele inverno de 1916. Logo em seguida, em outubro, finalmente veio a assinatura do acordo de limites entre Santa Catarina e Paraná. Pressionados pelo presidente Wenceslau Braz, cada um dos dois estados teve que ceder um pouco. A partilha, porém, foi vista como favorável aos catarinenses, que ficaram com 28 mil dos

48 mil quilômetros quadrados da área contestada.

Na assinatura do acordo, no Palácio do Catete, no Rio, o governador de Santa Catarina, Felipe Schmidt, comemorou a paz, encerrando um “passado amargo” que fazia os dois estados se olharem com desconfiança, como “dois povos estranhos que aguardassem, de arma em punho, a hora da peleja”.

O governador do Paraná, Affonso Camargo, também exaltou a paz, mas deixou claro o ressentimento com um desfecho que considerava injusto. Ele justificou sua decisão de assinar o acordo mesmo assim citando a necessidade urgente de encerrar uma “luta fratricida sem precedentes”:

— Ali caíram sem vida oficiais do Exército, bravos soldados das forças nacionais e estaduais e milhares de sertanejos, na sua maioria laboriosos, em uma confusão desumana que dolorosamente impressionou todo o país.

Ao citar os sertanejos “em sua maioria laboriosos”, o governador reconhecia que o movimento, hoje visto como uma das maiores revoltas camponesas do Brasil, era mais que uma combinação de fanatismo e banditismo.

Essa consciência se ampliaria a partir dos anos 1970, explica o historiador Paulo Pinheiro Machado. Com a redemocratização do país, criou-se um ambiente favorável para a retomada da memória e dos estudos sobre a Guerra do Contestado.

No Senado, essa releitura histórica ficou patente numa sessão especial realizada em agosto de 2009 para lembrar a guerra. No Plenário, os senadores ressaltaram o caráter de revolta social do movimento, as injustiças cometidas contra a população pobre do Contestado e a ausência do Estado

“Quando o Estado falta, não cumpre com seu dever, se omite, o resultado é este: as pessoas reagem”, disse o senador Raimundo Colombo, hoje governador de Santa Catarina.

O então senador Flavio Arns, do Paraná, afirmou que o governo desconsiderou uma população pobre para privilegiar empresários e fazendeiros.

Na época da guerra, uma rara visão lúcida do conflito veio justamente de um comandante do Exército, o jovem capitão Mattos Costa. Idealista, ele defendia uma solução pacífica e morreu em combate, em 1914. Ficou registrada em relatos militares sua concepção da guerra:

“A revolta do Contestado é apenas uma insurreição de sertanejos espoliados nas suas terras, nos seus direitos e na sua segurança. A questão do Contestado se desfaz com um pouco de instrução e o suficiente de justiça, como um duplo produto que ela é da violência que revolta e da ignorância que não sabe outro meio de defender o seu direito”.

O líder rebelde Adeodato Ramos é escoltado por guardas em 1916
1912 a 1916 - História do Brasil - A Guerra do Contestado

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 15/08/2018

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Guerras e Revoltas:


Invalid DateGuerra FarraposGuerra Farrapos
Invalid DateInicio Guerra ParaguaiInicio Guerra Paraguai
Invalid DateMorre Solano LopesMorre Solano Lopes
Invalid DateAcordo Paz Brasil ParaguaiAcordo Paz Brasil Paraguai
Invalid DateAntonio Conselheiro chega CanudosAntonio Conselheiro chega Canudos
Invalid DateRevolução FederalistaRevolução Federalista
Invalid DateSegunda revolta da ArmadaSegunda revolta da Armada
Invalid DateFim da Revolução FederalistaFim da Revolução Federalista
Invalid DateInicio Guerra CanudosInicio Guerra Canudos
Invalid DateFim Guerra CanudosFim Guerra Canudos
Invalid DateRevolta da VacinaRevolta da Vacina
Invalid DateFim Revolta VacinaFim Revolta Vacina
Invalid DateInicio Revolta da ChibataInicio Revolta da Chibata
Invalid DateFim revolta ChibataFim revolta Chibata
Invalid DateInício Guerra ConstestadoInício Guerra Constestado
Invalid DateFim Guerra do ConstestadoFim Guerra do Constestado
Invalid DateRevolta dos 18 do Forte de CopacabanaRevolta dos 18 do Forte de Copacabana
Invalid DateDeposição de Washington LuisDeposição de Washington Luis