Inicio Revolta da Chibata

21/11/1910 • 22:53:32View on timeline

Descrição

A Revolta da Chibata foi um motim naval no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrido no final de novembro de 1910. Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos.

Em 1888, o Brasil se tornou o último país do hemisfério ocidental a abolir a escravidão. A mudança recebeu oposição das elites brasileiras, que conduziram um bem sucedido golpe de estado em 1889. A instabilidade resultante contribuiu para várias revoltas e rebeliões, mas no início do novo século a crescente demanda por café e borracha permitiu aos políticos brasileiros começar a traçar a transformação do país em uma potência internacional. Uma parte importante disso seria a modernização da Marinha do Brasil, que tinha sido negligenciada desde a revolução, o que incluía a compra de navios de batalha do novo tipo de encouraçado (dreadnought). Embora extremamente caros, eles atraíram muita atenção internacional antes de sua entrega com dois novos cruzadores em 1910.

Contudo, as condições sociais da Marinha do Brasil não acompanharam o ritmo da nova tecnologia. Oficiais brancos de elite eram responsáveis pela maioria das equipes de negros e mulatos, muitos dos quais haviam sido forçados à entrar na Marinha por contratos de longo prazo. Estes oficiais frequentemente utilizavam castigos corporais contra seus tribulantes, mesmo para punir delitos menores, algo que havia sido banido na maioria dos outros países e no resto do Brasil. Em resposta, os marinheiros usaram os novos navios de guerra para um motim cuidadosamente planejado e executado em novembro de 1910. Eles tomaram o controle de ambos os encouraçados novos, um dos cruzadores e um navio de guerra mais velho—um total que deu aos amotinados o tipo de poder de fogo que enfraqueceu o resto da Marinha brasileira. Liderados por João Cândido Felisberto, os amotinados enviaram uma carta ao governo que exigia o fim do que eles chamavam de "escravidão" praticada pela Marinha.

Enquanto o poder executivo do governo brasileiro conspirava para retomar ou afundar os navios de guerra rebeldes, eles foram dificultados pela desconfiança do pessoal e problemas de equipamento; historiadores desde então também lançaram dúvidas sobre suas chances de realizar tais ações com êxito. Ao mesmo tempo, o Congresso—liderado por Rui Barbosa, um senador—buscaram uma rota de anistia, nomeando um ex-capitão da Marinha como sua ligação com os rebeldes. Este último movimento foi bem sucedido, e um projeto de lei que concedeu anistia a todos os envolvidos e acabou com o uso de castigo corporal foi aprovado na Câmara dos Deputados por uma larga margem. No entanto, muitos dos marinheiros foram rapidamente dispensados da Marinha, e depois que uma segunda rebelião não relacionada ocorreu algumas semanas mais tarde, muitos dos amotinados iniciais foram jogados na cadeia ou enviados para campos de trabalho nas plantações de borracha no norte.

O líder da Revolta da Chibata, João Cândido (primeira fileira, à esquerda do homem com terno escuro)...
A revolta da chibata - Histórias do Brasil

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 15/08/2018

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Guerras e Revoltas:


Invalid DateGuerra FarraposGuerra Farrapos
Invalid DateInicio Guerra ParaguaiInicio Guerra Paraguai
Invalid DateMorre Solano LopesMorre Solano Lopes
Invalid DateAcordo Paz Brasil ParaguaiAcordo Paz Brasil Paraguai
Invalid DateAntonio Conselheiro chega CanudosAntonio Conselheiro chega Canudos
Invalid DateRevolução FederalistaRevolução Federalista
Invalid DateSegunda revolta da ArmadaSegunda revolta da Armada
Invalid DateFim da Revolução FederalistaFim da Revolução Federalista
Invalid DateInicio Guerra CanudosInicio Guerra Canudos
Invalid DateFim Guerra CanudosFim Guerra Canudos
Invalid DateRevolta da VacinaRevolta da Vacina
Invalid DateFim Revolta VacinaFim Revolta Vacina
Invalid DateInicio Revolta da ChibataInicio Revolta da Chibata
Invalid DateFim revolta ChibataFim revolta Chibata
Invalid DateInício Guerra ConstestadoInício Guerra Constestado
Invalid DateFim Guerra do ConstestadoFim Guerra do Constestado
Invalid DateRevolta dos 18 do Forte de CopacabanaRevolta dos 18 do Forte de Copacabana
Invalid DateDeposição de Washington LuisDeposição de Washington Luis