Curtir
Image gallery iconVideo gallery icon

Qual o seu pão preferido? Qual é a história da padaria de seu bairro?


O pão é um dos alimentos que marca a história da civilização e nossa relação com a mesa e com a comida. Desde ritos religiosos até a construção das pirâmides do Egito, o pão acompanha a humanidade em grandes feitos, e no dia a dia das famílias.


Ao longo do tempo, cada lugar, região e povo adaptou a receita básica, tornando esse alimento uma especialidade culinária local, reflexo de sua cultura. Hoje existem inúmeras receitas espalhadas ao redor do planeta, que refletem as riquezas e singularidades de suas culturas.

Buscamos, neste projeto, tratar o pão como objeto central de uma ação de educação patrimonial, e por isto será considerado como um veículo para viajar e descobrir a riqueza cultural da região metropolitana do Espírito Santo através de um prisma totalmente original.

Imigração europeia no ES

1874View on timeline

Com a imigração europeia, especialmente dos italianos e alemães no século XIX, que a tradição da panificação se fortaleceu no Brasil. Os imigrantes trouxeram outras técnicas de panificação, no Espírito Santo criaram uma grande variedade de pães, que foram adaptados aos tubérculos aqui já produzidos e encontrados em maior abundância. 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 18/03/2024

Updated in 25/03/2025

All events in the topic O Pão no Espírito Santo:


8001 BCEIndícios de antepassados no ES
1540Kapixabas
1874Imigração europeia no ES
1800Desenvolvimento da produção de pão no ES