Curtir
Image gallery iconVideo gallery icon

Qual o seu pão preferido? Qual é a história da padaria de seu bairro?


O pão é um dos alimentos que marca a história da civilização e nossa relação com a mesa e com a comida. Desde ritos religiosos até a construção das pirâmides do Egito, o pão acompanha a humanidade em grandes feitos, e no dia a dia das famílias.


Ao longo do tempo, cada lugar, região e povo adaptou a receita básica, tornando esse alimento uma especialidade culinária local, reflexo de sua cultura. Hoje existem inúmeras receitas espalhadas ao redor do planeta, que refletem as riquezas e singularidades de suas culturas.

Buscamos, neste projeto, tratar o pão como objeto central de uma ação de educação patrimonial, e por isto será considerado como um veículo para viajar e descobrir a riqueza cultural da região metropolitana do Espírito Santo através de um prisma totalmente original.

Kapixabas

1540View on timeline

No Espírito Santo, nós capixabas, somos assim denominados habitantes devido a palavra de língua tupi, kapixaba, que pode significar roçado, roça, terra limpa para o cultivo. Os habitantes Tupi chamavam kapixaba suas plantações de milho e mandioca. A partir desse fato os moradores de Vitória passaram a chamar de capixabas os indígenas que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 18/03/2024

Updated in 30/09/2024

All events in the topic O Pão no Espírito Santo:


8001 BCEIndícios de antepassados no ES
1540Kapixabas
1874Imigração europeia no ES
1800Desenvolvimento da produção de pão no ES