Teoria dos Refúgios
Resumo
Em 1969, o geólogo alemão Jürgen Haffer publicou uma importante obra na tentativa de explicar a origem da diversidade da região amazônica: a Teoria dos Refúgios.
Detalhamento da linha do tempo do estudante
De forma geral, essa teoria defende que, ao longo do período Quaternário, alterações climáticas teriam causado expansões (períodos glaciais) ou retrações (períodos interglaciais) de geleiras, alterando drasticamente a paisagem. Extensas e contínuas florestas teriam sido contraídas em fragmentos menores e dispersos. Com isso, parte das espécies florestais ficariam isoladas nesses refúgios ecológicos, onde poderiam sofrer diversificação e especiação com o passar do tempo. Apesar de não ser considerada unânime entre os cientistas, sucessivos estudos envolvendo diferentes grupos biológicos têm revelado padrões evolutivos que corroboram a Teoria dos Refúgios, inclusive na Mata Atlântica.
Referências
GERAQUE, Eduardo. O fôlego de uma teoria. Pesquisa FAPESP. Edição 50 anos, maio de 2012. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-f%C3%B4lego-de-uma-teoria/
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account