Ciclo do Cacau

1920View on timeline

Resumo

Ciclo do cacau - aspectos biológicos da planta e do fungo (vassoura-de-bruxa)

Sugestão para o professor

Há 30 anos, a bahia era surpreendida pela vassoura-de-bruxa. Hoje, a praga ainda assombra a região – mas os produtores encontraram uma forma de lucrar produzindo menos: o chocolate artesanal. Leia mais em: https://super.abril.com.br/especiais/a-bruxa-do-cacau/https://super.abril.com.br/especiais/a-bruxa-do-cacau/

Detalhamento da linha do tempo do estudante

Situando - O Brasil teve dois ciclos do cacau. 1º Ciclo - O Brasil foi o maior produtor mundial de cacau até o final de 1920. Foi muito importante e colaborou diretamente para elevar Ilhéus a cidade, que cresceu muito nesse período. 2º Ciclo - Sem nenhuma regulação estatal ou incentivo, surge apenas em 1931, o Instituto de Cacau da Bahia (ICB) que inicia o segundo ciclo, que dura até meados de 1957.

Figura 65 - Plantação de cacau em Ilhéus.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_cacau#/media/Ficheiro:Cacao.jpeg. Foto de Claus Bunks 

Sucos, geleias, sorvetes e CHOCOLATE! Não restam dúvidas que o cacau está bastante presente no nosso dia a dia. Mas afinal, de onde vem essa maravilha?

O cacaueiro (Theobroma cacao) é uma planta natural da região norte do país, na Bacia do Rio Amazonas, e adaptada ao ambiente sombreado. Em condições naturais, pode atingir até 20 metros de altura. Mas, em condições de cultivo, não costumam ultrapassar os 5-6 metros. Sua raiz é do tipo pivotante, possuindo um eixo vertical principal (sustentação), de onde partem ramificações mais finas (absorção). Possui vasta copa com folhas verdes e elípticas que, quando maduras, podem atingir mais de um palmo de comprimento. As inflorescências se formam ao longo do tronco e dos ramos lenhosos. Das flores, originam-se os frutos que podem assumir, quando maduros, coloração esverdeada, roxa ou amarela. Os frutos possuem casca grossa e rígida e interior repleto de sementes envoltas por polpa branca. A partir da saborosa polpa, são produzidos sucos e geleias. Mas é da semente que vem nosso chocolate! As sementes são fermentadas, lavadas, secas, torradas, moídas e pronto, já temos o chocolate integral. Na produção do chocolate comercial, esse chocolate integral pode ser também misturado a outros produtos, como açúcar e leite.

As primeiras sementes de cacau chegaram no sul da Bahia na primeira metade do século XVIII. A planta se adaptou bem em áreas de Mata Atlântica e seu cultivo sombreado por florestas naturais passou a ser denominado de cabruca. No início do século XX, a exportação do cacau baiano era considerada ponto chave da economia brasileira. Em 1989, porém, esse ciclo foi drasticamente abalado com a “chegada” do fungo Moniliophtora perniciosa, transmissor da doença “vassoura-de-bruxa”. A praga rapidamente se alastrou dando início a uma crise no setor. A infecção causa deformidades, apodrecimento e morte da planta, incluindo seus frutos. Em fase avançada, o cacaueiro seca e passa a apresentar a aparência de uma vassoura velha, daí o nome “vassoura-de-bruxa”. 

Figura 66 - Vassoura-de-bruxa.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_cacau#/media/Ficheiro:Crinipellis_perniciosa_mushroom.jpg . Foto de  Agricultural Research Service.  

Figura 67 - Cacaueiro

Fonte: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=55959786. Foto de Mbonamico.  

Figura 68 - Fruto do Cacau aberto em corte transversal

Fonte: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51318221. Foto de Rodrigo Argenton   

Figura 69 - Fruto aberto do Cacau

Fonte: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=113202186 . Foto de Míriam Ramalho  

Referências

LANDAU, E. C.; SILVA, G. A. daMOURA, L. Evolução da produção de cacau (Theobroma cacao, Malvaceae). In:  LANDAU, E. C.; SILVA, G. A. da; MOURA, L.; HIRSCH, A.; GUIMARAES, D. P. (Ed.). Dinâmica da produção agropecuária e da paisagem natural no Brasil nas últimas décadas: produtos de origem vegetal. Brasília, DF: Embrapa, 2020. v. 2, cap. 17, p. 529-555. Disponível em:  https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1122655/evolucao-da-producao-de-cacau-theobroma-cacao-malvaceae 

ARANTES, José Tadeu. Estudo avança no entendimento da vassoura-de-bruxa, doença que derrubou a produção de cacau no Brasil. Agência FAPESP. publicado em: 06 de julho de 2021. Disponível em:  https://agencia.fapesp.br/estudo-avanca-no-entendimento-da-vassoura-de-bruxa-doenca-que-derrubou-a-producao-de-cacau-no-brasil/36258/#:~:text=Causada%20pelo%20fungo%20Moniliophthora%20perniciosa,sul%20da%20Bahia%20em%201989.

MOON, Peter. História genética do cacau no Brasil é descrita. Agência FAPESP. publicado em 11 de janeiro de 2017. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/historia-genetica-do-cacau-no-brasil-e-descrita/24594/#:~:text=O%20cacau%20chegou%20%C3%A0%20Bahia,as%20primeiras%20sementes%20em%20Ilh%C3%A9us.

Conexão

Criação do Instituto Biológico de Defesa Agrícola e Animal (26 de dezembro de 1927)

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 17/07/2023

Updated in 26/07/2023

All events in the topic Biologia:


04/04/1832Darwin e a Mata Atlântica
1920Ciclo do Cacau