“New Frontier” e “Há terra!” - Copy

2016
New Frontier, Daniel Monroy Cuevas

 

New Frontier, Daniel Monroy Cuevas, 2016, Vídeo, 12’11”, cor, estéreo
  

Filmado em um drive-in abandonado no San Louis Valley, no estado norte-americano do Colorado, apresenta cinco obstruções encontradas em uma vasta extensão agrícola na fronteira EUA/México. Entre o romantismo do cinema e a impossibilidade de fixação de um sistema de referência permanente, o trabalho contrapõe duas ficções: aquela que se projeta na tela e aquela que cria fronteiras entre países.

Veja aqui Daniel Monroy Cuevas a falar sobre a obra New Frontier durante a 20ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil em 2017.

Veja também um comentário do artista na 19ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil em 2015, apresentando sua outra obra Waiting search (end to time).

Daniel Monroy Cuevas (Zapopan, México, 1980)

É artista. Seus vídeos e instalações questionam as implicações da temporalidade da imagem em movimento e a influência do tempo cinemático na subjetividade contemporânea. Em videoinstalações site specific, trabalha o imbricamento entre a realidade física dos espaços e o caráter ficcional da imagem projetada. Vive na Cidade do México.

Conheça o site do artista.

Há terra!, Ana Vaz

 

Há terra!, Ana Vaz, 2016, Vídeo, 12’37”, cor, estéreo
  

No sertão brasileiro, a câmera acompanha uma personagem enigmática que rasteja em meio à vegetação, relatando acontecimentos de sua vida. Ao fundo, uma voz masculina exclama: “Há terra! Há terra!”. Captado em 16 mm, revisita o cinema brasileiro de vanguarda em sua ânsia de desbravar o país, produzindo dele uma imagem potente.

Veja aqui Ana Vaz a falar sobre as obras Há Terra! e Amérika: Bahía de las Flechas durante a 20ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil em 2017.

Ana Vaz (Brasília, 1986)

Artista visual e cineasta, é graduada pelo Royal Melbourne Institute of Technology, Austrália, e mestre em cinema e artes pelo Le Fresnoy – Studio national des arts contemporains, França. Em filmes, publicações, performances e videoinstalações, investiga relações simbólicas relativas a legados arquitetônicos e projetos utópicos. Vive em Lisboa, Portugal.

Conheça mais trabalhos da artista aqui.

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 21/06/2022

Updated in 21/06/2022

All events in the topic Arte e Geopolítica no Acervo Videobrasil:


2012“Tomo” e “Faraw ka taama”  - Copy“Tomo” e “Faraw ka taama” - Copy
2016“New Frontier” e “Há terra!” - Copy“New Frontier” e “Há terra!” - Copy
10/06/2022Reviravolta: Arte e Geopolítica no Acervo Videobrasil - CopyReviravolta: Arte e Geopolítica no Acervo Videobrasil - Copy
21/06/2022New Event - Copy
21/06/2022New Event - Copy