Skip to content

Gabinete de Milton

01/01/2018View on timeline

Direto do séc. XVI para o séc. XXI, mais especificamente para Minas Gerais no ano de 2018.  Esse salto no tempo é para apresentar o Gabinete de Milton Ferreira, que através de uma exposição com diferentes e curiosos objetos expostos lado a lado, construiu uma atmosfera que se assemelha aos Wunderkammern do séc. XVI. 

O Gabinete de Milton se manifesta através da exposição Coleções de Passagem (2018) da artista brasileira Fernanda Coimbra. O trabalho desenvolvido pela artista foi realizada em torno da casa do colecionador Milton Ferreira, localizada no interior da cidade Arcos, Minas Gerais. 

A coleção de Ferreira ocupa o interior e o exterior da casa e conta com os mais variados objetos, como utensílios domésticos, fotografias, santinhos religiosos, cartazes, calendários, que ao despertarem o interesse do colecionador, foram incorporados à coleção, ganhando uma nova função, um novo significado. A coleção está sempre em mutação, consoante a aquisição e restauro de novos objetos. 

Toda a estrutura e composição da exposição faz com que ela se assemelhe aos Gabinetes de Curiosidade do séc. XVI. Explore o vídeo a seguir e conheça o Gabinete de Curiosidades de Milton Ferreira. 

Apesar do Wunderkammern de Milton ter sido desenvolvido e apresentado em 2018, o projeto não foi o primeiro a reproduzir uma atmosfera que se assemelhou aos Wunderkammern do séc. XVI.  No ano de 2010 em Berlim, esteve em exibição permanente até 2020 o Wunderkammer Olbricht, que apresentava uma seleção de objetos únicos e curiosos e reconstruía através de 300 peças dos períodos Renascentista e Barroco a atmosfera dos Gabinetes de Curiosidades do séc. XVI.  

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 7/05/2021

Updated in 12/06/2021

All events in the topic Museus na atualidade:


Invalid DateOs Museus de hojeOs Museus de hoje
Invalid DateMASP (São Paulo)MASP (São Paulo)
Invalid DateMuseu de Serralves (Porto)Museu de Serralves (Porto)
Invalid DateMuseu Reina Sofia (Madrid) Museu Reina Sofia (Madrid)
Invalid DateFundação Gulbenkian (Lisboa)Fundação Gulbenkian (Lisboa)
Invalid DateCentre Pompidou (Paris)Centre Pompidou (Paris)
Invalid DateTate Gallery (Londres)Tate Gallery (Londres)
Invalid DateInhotim (Brumadinho)Inhotim (Brumadinho)
Invalid DateMatadero (Madri)Matadero (Madri)
Invalid DateMuseu da Vale (Vila Velha)Museu da Vale (Vila Velha)
Invalid Date Wunderkammer Olbricht (Berlim) Wunderkammer Olbricht (Berlim)
Invalid DateGabinete de Milton