Wunderkammer Olbricht (Berlim)
Os Gabinetes de Curiosidade, ou Wunderkammern, como pode ser observado no primeiro evento desta Timeline, são os espaços que mais se aproximam das iniciativas que precederam os museus modernos.
Apesar dos Gabinetes de Curiosidades, em seu formato original terem começado a desaparecer no séc. XIX, algumas iniciativas de reprodução desses espaços, possibilitaram reviver essa experiência na atualidade. O Wunderkammer Olbricht, é um bom exemplo. Essa exposição reconstruiu um gabinete para que os visitantes pudessem vivenciar essa experiência, como uma viagem no tempo até o séc. XVI.
De 2010 a 2020, o Wunderkammer Olbricht, esteve em exibição permanente na Sala dos Colecionadores de Berlim. A coleção apresentou mais de 300 peças, que se distribuíam entre os períodos Renascentista e Barroco, se firmando como uma das coleções mais importantes do gênero.

O Gabinete de Olbricht possibilitou aos visitantes uma imersão na tradição de colecionar e exibir peças curiosas, resgatando a experiência vivida nos Wunderkammern dos séc. XVI ao XIX, que deixava as pessoas maravilhadas com a exposição de peças intrigantes.
No Wunderkammer Olbricht, o visitante tinha a oportunidade de ver de perto o lendário “chifre de unicórnio”, que na verdade é a presa de um narval (baleia dentada de tamanho médio), um espelho âmbar inundado de luz, a taça de coco de Alexander von Humboldt, móveis com inúmeras repartições que só se revelam aos visitantes e observadores mais curioso, além de tantos outros intrigantes objetos.

No vídeo abaixo você pode explorar um pouco mais esse intrigante projeto, capaz de levá-lo a uma viagem ao passado dos Gabinetes de Curiosidades do séc. XVI.

0 comments
Sign in or create a free account