MASP (São Paulo)

01/01/1949View on timeline

O Museu de Arte de São Paulo, inaugurado em 1949 na cidade de São Paulo, é um projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992). Hoje um verdadeiro marco na paisagem da cidade, utilizou o que havia de mais moderno na época em termos de tecnologias construtivas, a edificação foi toda projetada em concreto armado, elemento-ícone do modernismo.

Uma característica importante do projeto arquitetônico foi a criação de um vão livre sob os pilotis do museu, convidando à participação pública ao criar uma praça de livre acesso. 

Para a sala de exibição da coleção, Bo Bardi criou um sistema expositivo revolucionário: os Cavaletes de Cristal, sistema conhecido em todo o mundo. Os suportes permitem a visualização do verso das obras, revelando assinaturas e molduras, e faz com os trabalhos pareçam flutuar pelo espaço. Veja como, neste vídeo.

 

Outra questão que merece destaque é a relação estabelecida entre o museu e a cidade. A criação de Bo Bardi ainda hoje é um dos principais cartões postais de São Paulo, reforçando, através de sua arquitetura imponente, os vínculos afetivos entre a construção e os visitantes. Quem visita o Masp vivencia uma experiência que vai além da apreciação das exposições, o edifício em si é uma grande obra de arte para ser apreciada. 

Essa grandiosa obra arquitetônica compõe de forma moderna a paisagem da Avenida Paulista, famosa avenida da cidade, reforçando o peso que a relação entre o edifício e a grande metrópole, tem na experiência de quem visita o Museu. Pode-se dizer que, é impossível conhecer o Masp sem experimentar também a cidade, se deliciando com a atmosfera moderna criada por São Paulo. Se você já esteve no Masp sabe bem do que estamos falando, e se não esteve, basta observar alguns detalhes, como por exemplo, a arquitetura do vão central do Museu. A estrutura do vão central permite que as pessoas tenham uma visão ampla do Centro de São Paulo, é uma área aberta, que recebe atividades ligadas ao cotidiano da cidade.

Além disso, para chegar ao Masp é preciso passar pela AV Paulista, e seja de carro ou a pé, passar pela Avenida é imergir em um passeio cultural, com uma diversidade de atividades acontecendo (artística, comercial, empresarial, etc), com imensas obras arquitetônicas ao longo das margens da Avenida, com o movimento frenético dos carros, das bicicletas, e claro, das pessoas, que podem ser de diferentes cantos do mundo. 

O museu estabelece uma relação com a cidade, mas também com as questões sociais que tocam as pessoas. Em 2018, o museu deu um passo importante no debate sobre revisão histórica, ao organizar, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, Histórias Afro Atlânticas. Misto de exposição e publicação, contou com uma vasta programação online de atividades, e foi organizada com uma equipe de curadores composta por Adriano Pedrosa (diretor artístico do MASP), Ayrson Heráclito (artista e curador), Hélio Menezes curador; Lilia Moritz Schwarcz (antropóloga, curadora-adjunta de histórias, MASP) e Tomás Toledo (curador, MASP).

Promovendo uma grande reflexão sobre os fluxos migratórios durante os períodos coloniais, em um processo de pesquisa que levou cerca de dois anos, Histórias Afro-atlânticas foi apresentada em oito núcleos temáticos com “diferentes temporalidades, territórios e suportes, nas duas instituições que organizam o projeto. No MASP: Mapas e margens, Cotidianos, Ritos e ritmos e Retratos, Modernismos afro-atlânticos e Rotas e transes: Áfricas, Jamaica e Bahia; no Instituto Tomie Ohtake: Emancipações e Resistências e ativismos”.

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 19/04/2021

Updated in 21/04/2021

All events in the topic Museus na atualidade:


Invalid DateOs Museus de hojeOs Museus de hoje
Invalid DateMASP (São Paulo)MASP (São Paulo)
Invalid DateMuseu de Serralves (Porto)Museu de Serralves (Porto)
Invalid DateMuseu Reina Sofia (Madrid) Museu Reina Sofia (Madrid)
Invalid DateFundação Gulbenkian (Lisboa)Fundação Gulbenkian (Lisboa)
Invalid DateCentre Pompidou (Paris)Centre Pompidou (Paris)
Invalid DateTate Gallery (Londres)Tate Gallery (Londres)
Invalid DateInhotim (Brumadinho)Inhotim (Brumadinho)
Invalid DateMatadero (Madri)Matadero (Madri)
Invalid DateMuseu da Vale (Vila Velha)Museu da Vale (Vila Velha)
Invalid Date Wunderkammer Olbricht (Berlim) Wunderkammer Olbricht (Berlim)
Invalid DateGabinete de Milton