Skip to content

Segunda Revolução Industrial

01/01/1850

A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX (c. 1850 - 1870), e terminou durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), envolvendo uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.

Esse período marca também o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais, juntando-se à França e ao Reino Unido.

A Segunda Revolução Industrial é vista como apenas uma fase da Revolução Industrial já que, de um ponto de vista sócio-tecnológico, não houve uma clara ruptura entre as duas. Na verdade, a 2ª revolução industrial foi um aprimoramento e aperfeiçoamento das tecnologias da Primeira Revolução. Ainda, é argumentável que ela se divide no meio no século XIX, com o crescimento das estradas de ferro, os navios a vapor e invenções cruciais como o processo de Bessemer e o processo de produção de aço de Siemens, com o forno Siemens-Martin, que resultaram no barateamento do aço, transporte rápido e menores custos de produção.

Nos Estados Unidos a Segunda Revolução Industrial é comumente associada com a eletrificação de Nikola Tesla, Thomas Alva Edison e George Westinghouse e com o gerenciamento científico aplicado por Frederick Winslow Taylor.

No passado, o termo "Segunda Revolução Industrial" também era usado na imprensa e pelos industrialistas para se referir às mudanças consequentes da dispersão da nova tecnologia após a Segunda Guerra Mundial. O entusiasmo e os debates sobre os perigos e os benefícios da Era Atômica foram mais intensos e duradouros que os sobre a Era Espacial, mas ambos eram compreendidos como propulsores de uma nova Revolução Industrial.

No início do século 5, o termo "Segunda Revolução do Trabalho" também tem sido usado para se referir aos efeitos antecipados de um hipotético sistema de nanotecnologia molecular sobre a sociedade. Nesse cenário mais recente, a manufatura deixaria a maioria dos processos manufatureiros de hoje obsoletos, impactando todas as facetas da economia moderna. Esse artigo se refere exclusivamente a primeira definição.

Segunda Revolução Industrial: resumo, história e exercícios

2ª Revolução Industrial: conseqüências sociais

Segunda Revolução Industrial - Wikipédia

Segunda Revolução Industrial - Toda Matéria

Segunda Revolução Industrial - Brasil Escola

George Westinghouse
Edison em 1878
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Revolução industrial: segunda revolução

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 31/01/2019

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Aspectos Econômicos e Tecnológicos:


08/11/1895Primeira radiografia registrada / Raio-XPrimeira radiografia registrada / Raio-X
01/09/1928Descoberta da Penicilina por Alexander FlemingDescoberta da Penicilina por Alexander Fleming
30/04/1854Estrada de Ferro Mauá - Primeira Ferrovia no BrasilEstrada de Ferro Mauá - Primeira Ferrovia no Brasil
01/01/1850Segunda Revolução IndustrialSegunda Revolução Industrial
01/01/1807Descoberta do motor de combustão internaDescoberta do motor de combustão interna