Estrada de Ferro Mauá - Primeira Ferrovia no Brasil

30/04/1854View on timeline

A Estrada de Ferro Mauá, como é conhecida hoje em dia e oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil. Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empresário brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá.

O trecho ferroviário seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.

Histórico

A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (Linha Vila Inhomirim, da SuperVia) entre as estações Piabetá e Vila Inhomirim.

Atualmente: Sobre o transporte ferroviário no Brasil

O transporte ferroviário no Brasil possui uma rede de 30 129 quilômetros de extensão, dos quais 1 121 quilômetros são eletrificados, espalhados por 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal, divididos em quatro tipos de bitolas. São 4 057 quilômetros em bitola larga/irlandesa, que é a de 1,6 metro; outros 202,4 quilômetros em bitola padrão/internacional, que é a de 1,435 metro; mais 23 489 quilômetros em bitola métrica, que possui um metro; e também 396 quilômetros em bitola mista. Além dessas, existem bitolas de 0,6 e 0,763 metro em trechos turísticos.

O país possui ligações ferroviárias com Argentina, Bolívia e Uruguai e chegou a possuir 34 207 quilômetros,[2] porém, crises econômicas e a falta de investimentos em modernização, tanto por parte da iniciativa privada como do poder público, aliados ao crescimento do transporte rodoviário fizeram com que parte da rede fosse erradicada.

A implantação das primeiras ferrovias no país foi estimulada por capitais privados nacionais e estrangeiros (principalmente inglês) que almejavam um sistema de transporte capaz de levar (de maneira segura e econômica) aos crescentes centros urbanos e portos do país toda a produção agrícola e de minério produzida principalmente no interior brasileiro. O governo brasileiro também participou da expansão ferroviária, ora iniciando empreendimentos visando a integração do território nacional através desse meio de transporte ora encampando companhias privadas falidas para impedir o colapso econômico de regiões dependentes desse meio de transporte.

Mapa Ferroviário no Brasil

Ferrovias no Brasil - História dos trens no país

Lista de ferrovias do Brasil - Wikipédia

Por que o Brasil abandonou os trens e as ferrovias?

Transporte ferroviário no Brasil - Wikipédia

Lançamento da pedra fundamental da Estrada de Ferro Mauá, realizado no dia 30 de abril de 1854, na l...
A primeira locomotiva do Brasil, Baroneza, atualmente em exposição no Museu do Trem do Rio de Janeir...
Locomotiva n.º1 da Recife and São Francisco Railway Company, a segunda ferrovia mais antiga do Brasi...
Estrada de Ferro Dom Pedro II (1863).
Fotografia da Estação da Luz na década de 1900, feita por Guilherme Gaensly.
Em Movimento: Ferrovias no Brasil

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 23/01/2019

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Aspectos Econômicos e Tecnológicos:


Invalid DateSamuel Morse transmitia o primeiro telegrama / Invenção do TelégrafoSamuel Morse transmitia o primeiro telegrama / Invenção do Telégrafo
Invalid DatePrimeira radiografia registrada / Raio-XPrimeira radiografia registrada / Raio-X
Invalid DateDescoberta da Penicilina por Alexander FlemingDescoberta da Penicilina por Alexander Fleming
Invalid DateEstrada de Ferro Mauá - Primeira Ferrovia no BrasilEstrada de Ferro Mauá - Primeira Ferrovia no Brasil
Invalid DateSegunda Revolução IndustrialSegunda Revolução Industrial
Invalid DateDescoberta do motor de combustão internaDescoberta do motor de combustão interna