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"Habitar a História" é uma iniciativa que busca promover o reconhecimento da história e da memória local como recursos fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos, contribuindo para a valorização da riqueza e diversidade do lugar ao fomentar o diálogo entre seu patrimônio e suas diversas expressões culturais e sociais.


Um dos desdobramentos do projeto é a pesquisa para o desenvolvimento de linhas do tempo digitais, construídas a partir de camadas que compõem a identidade de um lugar, oferecendo aos usuários diferentes narrativas que consideram o patrimônio, a arte e as expressões culturais como pontos de conexão entre os eventos históricos e sociais.


A linha do tempo de Santa Cruz foi elaborada a partir do acervo do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz (NOPH), instituição que se dedica há mais de 40 anos a memória do bairro, em colaboração entre historiadores, pesquisadores e 10 jovens agentes culturais locais.


Santa Cruz, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, esteve envolvido em importantes acontecimentos da história brasileira e detém patrimônios materiais de grande relevância construídos no período colonial, imperial e republicano. No entanto, sua história vai muito além dos eventos contados nos livros.


Inúmeras instituições, pessoas, e coletivos também estão representados na linha do tempo de 1500 a 2024, bem como as transformações arquitetônicas e de uso do patrimônio material, os saberes e as celebrações do patrimônio imaterial.


Assim, a linha do tempo de Santa Cruz foi organizada em quatro camadas que oferecem ao visitante o conhecimento sobre os Movimentos Sociais, Festejos e Culturas Populares, Natureza e Ambiente, Espaço Vivido, além da camada de suporte intitulada No Brasil e no Mundo, mostrando que os eventos não são isolados, mas sim estão todos interconectados.


Visando a acessibilidade de forma ampla, os conteúdos podem ser acessados por meio das ferramentas de leitura de texto. Além disso, todas as imagens contam com audiodescrição, e os vídeos produzidos pelo projeto têm janela de Libras.


Essa realização é uma construção coletiva, e expressamos nossa gratidão a todas as pessoas envolvidas na valorização da história e da vida cultural de Santa Cruz.


Realização

Istituto Europeo di Design e Rizoma Cultura

Coordenação Geral e Idealização

Tatiana Richard - Rizoma


Coordenação de Pesquisa

Bruno Almeida e Tatiana Richard


Historiadores e Pesquisadores

Guaraci Rosa, Keila Gomes e Thamires Siqueira.


Instituições Parceiras

Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz - NOPH e Timelinefy


Coordenação de Comunicação

Ana Righi


Gestão

Deborah Balthazar - Rizoma


Produção Executiva

Ana Rangel


Jovens agentes culturais

Ana Gabriele Furtado

Dan Z.O

Lais Lage

Moanan Couto

Patrick Caline

Viajante Lírico

Sthefany Andrade

Thaís Rocha

Victor Marques

Ynara Noronha


Assistente de Pesquisa

Ana Rangel e Victor Marques


Assistente de Produção Local

Pedro Cyborg


Assistente de Comunicação

Poliana Gomes


Soluções em Libras e acessibilidade comunicacional

INCLUA


Audiodescritora

Karina Conti da Silva


Consultora de audiodescrição

Ana Maria Santiago


Tradutor de Libras

Giliard Bronner Kelm


Consultor de tradução

Bruno Ramos


Digitalização de imagens do acervo

Docpro Criação de Bibliotecas Virtuais Ltda


Filmagem e edição de vídeos

Da Lata Filmes


Fotos da linha do tempo

Mônica Parreira, Ratão Diniz, Viajante Lírico, Victor Tavares, Domínio público.


Narração de vídeos de redes sociais

Dan Z.O


Programação visual e edição de vídeos

Pedro Lima


Revisão de textos da Linha do tempo

Isra Toledo Tov e Laryssa Fazolo


Roteiros para vídeos de redes sociais

Camica Oliveira


Formação em Design Thinking
Coordenação Geral

Alexandre Rese


Coordenação pedagógica

Artur ‘Kjá


Professores

Potências Periféricas - Diogo Oliveira

Tendências e Futuros - Thiago Freire

Inovação Social - Christyan Matos

Empatia - Daniel Martins

WEB 3 - Guilherme Marconi

Pesquisa - Luiz Coelho

Ideação - Leo Pope

Protótipo - Janaina Cavalcante

Plano de Ação - Raquel Gomes


Primeiro Reinado

07/09/1822View on timeline

Império brasileiro - Primeiro Reinado 

Texto por Guaraci Rosa

O Primeiro Reinado (1822 e 1831)

A Independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I em resposta à pressão das elites brasileiras e portuguesas, encontrou resistência por parte do exército português, que lutou para preservar os privilégios dos lusitanos em território brasileiro. A vitória das forças imperiais sobre a resistência portuguesa elevou o prestígio e o poder de Dom Pedro I. Buscando consolidar seu domínio político e conter as aspirações revolucionárias que surgiam no Brasil, o Imperador almejou a criação de uma nova Constituição.

Arte em preto e branco de Dom Pedro primeiro, do tronco para cima. Ele é um homem  branco de cabelos castanhos, curtos e cacheados, com grandes costeletas e bigode; tem  olhos claros, nariz e boca peqenos. Está de vestimenta solene, com gola alta, ombreiras e  brasões feitos à mão, bem como uma faixa que cruza o seu corpo na transversal, da  direita para a esquerda. No canto inferior direito, junto a borrões brancos, está a  assinatura do artista, datada de 1830.
Litografia do Imperador D. Pedro I, 1830, Lacombe, Lourenço Luís Petrópolis: Colorama, 1987. Autor Henri Grevedon (1776—1860). Fonte Museu Imperial.    

Entretanto, a primeira tentativa, realizada em 1823, enfrentou dificuldades. A incompatibilidade de interesses entre os deputados e as aspirações do Imperador levou ao rápido colapso desta Constituição. Isso ocorreu devido às restrições impostas ao poder de Dom Pedro I e à redução da influência política dos portugueses, algo que desagradou o Imperador. Em 1824, finalmente foi promulgada a primeira Constituição do Brasil independente. Essa Constituição, porém, revelou traços autoritários em um governo que se pretendia liberal, provocando conflitos ao longo dos anos.

Após a morte de Dom João VI em 1826, Dom Pedro I tornou-se o primeiro na linha de sucessão ao trono português. No entanto, permanecendo no Brasil, ele nomeou sua filha, Maria da Glória, como herdeira do trono lusitano. Uma tentativa de golpe liderada por seu irmão, Dom Miguel, levou o imperador a enviar tropas brasileiras para apoiar a sucessão de sua filha.

Pintura colorida que retrata a coroação de D. Pedro I, na Capela Imperial. À frente, estão  os bancos da igreja e o altar, onde se concentram os participantes da Coroação. À direita,  Dom Pedro, com a coroa na cabeça e o cetro na mão, sentado no trono. Ele veste uma  espécie de manto, bordado em ouro, com as insígnias brasileiras. Ao fundo, a ala central  da igreja, com uma série de capelas laterais profundas separadas por pilastras, e, nelas,  talhas douradas e lustres de vidro.
Coroação de D. Pedro I, quadro de 1828. Imagem porm Jean Baptiste Debret. Acervo Artístico do Ministério das Relações Exteriores, Palácio Itamaraty. Fonte: Wikimedia Commons.   

Essa ação gerou insatisfação no Partido Brasileiro e na população local, que viam Dom Pedro I priorizando os interesses de Portugal em detrimento do Brasil. O assassinato de Líbero Badaró em 1831, um jornalista e político conhecido por sua oposição ao Imperador, levantou suspeitas sobre Dom Pedro I. Sua popularidade declinante o forçou a abdicar do trono. Dom Pedro I retornou a Portugal, em 1831, deixando seu filho Pedro, de apenas 5 anos, como herdeiro. O poder continuou, porém, nas mãos da família Orleans e Bragança.

O Período Regencial (1831-1840)

Este período marcou uma fase significativa na história do Brasil, durante a qual o País foi governado por regentes devido à menoridade do herdeiro do trono. Esta era foi marcada por intensos tumultos e agitações internas, manifestando-se através de diversas revoltas civis que ecoaram por todo o território nacional. O ápice desse período se deu com o Golpe da Maioridade, um momento decisivo em que D. Pedro II assumiu o trono com apenas quatorze anos de idade, encerrando assim a era regencial. Esse episódio marcou o início de uma nova fase na política do Brasil.

REFERÊNCIAS

ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 14. 2010, Rio de Janeiro. Tema: Memória e Patrimônio. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.encontro2010.rj.anpuh.org/. Acesso em: 10 ago. 2023

HISTÓRIA DO MUNDO. Home, 2023. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/. Acesso em: 10 ago. 2023

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Published in 10/11/2023

Updated in 22/02/2024

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