Intercâmbio entre espaço escolar e espaço expositivo - Copy

27/05/2022
Tocaia, Aline X e Gustavo Jardim, 2014, Vídeo, 3’02”, cor, estéreo   

O trabalho com metáfora: 

Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações, muitas vezes, de forma subjetiva para se referir a algo indiretamente. A linguagem metafórica enriquece a forma como podemos nos comunicar com a utilização do duplo sentido para expressar diferentes ideias. Dentro do campo das artes visuais, a metáfora é bastante utilizada para “esconder” o sentido de uma obra seja ela de qualquer linguagem artística. Na exposição Reviravolta, os vídeos Tocaia dos artistas Aline X e Gustavo Jardim, e Pacífico do artista chileno Enrique Ramírez, possuem sentidos que comumente não são compreendidos pelo espectador em uma primeira análise, por conta da sua carga metafórica e poética. 

Tocaia: Aglomerada do outro lado de uma cerca, uma manada de bois fita a câmera. O espectador fica na dupla posição de se sentir ameaçado pelos animais e, ao mesmo tempo, ameaçá-los. Quaisquer movimentos dos bois geram um estado de alerta e tensão. É evidente que se está diante de uma tocaia. Só não se sabe a quem ela se destina. 

Pacífico: Embora tenha admitido a brutalidade de suas ações no regime militar de Augusto Pinochet, o exército chileno nunca revelou o paradeiro de suas vítimas. A maioria é identificada como tendo sido “atirado/a ao mar”, tornando-se, portanto, irrecuperável. Aqui, um fragmento do oceano torna-se uma memória que assombra em silêncio a noite da história.

Para o educador, seria interessante trabalhar a inserção de metáforas na produção dos alunos, neste caso, na produção de um vídeo. De início, apresente para eles os dois vídeos sugeridos da exposição Reviravolta, quando terminados, dialogue sobre quais os possíveis sentidos que os vídeos querem expressar, em seguida, relate o significado que os artistas procuraram evidenciar. 

Sugestões para a produção do vídeo:

  • - Procure inserir temáticas políticas ou sociais, visto que os vídeos apresentados trazem essa narrativa;
  • - O vídeo pode ser de curta duração;
  • - O vídeo pode ser feito em um plano único.
  •  
  • “Tocaia”, “Danse des Masques en Pays Dogon” e “Pacífico”

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 21/06/2022

Updated in 21/06/2022

All events in the topic Corpo Educativo e o Acervo Videobrasil:


22/05/2022Reviravolta a partir do Educativo - CopyReviravolta a partir do Educativo - Copy
25/05/2022Perspectivas educativas - Copy
26/05/2022Estratégias educativas - CopyEstratégias educativas - Copy
27/05/2022Intercâmbio entre espaço escolar e espaço expositivo - Copy
31/05/2022Trajetos para o olhar - CopyTrajetos para o olhar - Copy
01/06/2022Educador-público - Copy
02/06/2022Entre Espaços - CopyEntre Espaços - Copy
10/06/2022Reflexões sobre territórios, trânsitos e reencenações - CopyReflexões sobre territórios, trânsitos e reencenações - Copy