Primeira Década

19811991View on timeline

MORAR 40 ANOS: A HISTÓRIA ATRAVÉS DE UMA LINHA DO TEMPO

Acácio Rodrigues (texto e entrevista)

Raphael Sampaio (vídeo e entrevista)

 

Fase 1 – 1981-1991

VÍDEOS EDITADOS

https://we.tl/t-7egm475sGb

ENTREVISTADOS -

Sebastião Jayme de Almeida e Delva Gomes de Almeida (fundadores) – outros trechos do vídeo bruto serão usados em outras fases do projeto;

Rodrigo Gomes de Almeida (diretor-presidente) – a entrevista dada é sobre sua preparação para se tornar vice-presidente, como está sendo sua gestão e planos para o futuro. Será utilizada em outra fase.

 

VÍDEO 1 - 00:58 - 01:19 >> ANIVERSÁRIO (SEBASTIÃO)

 

SUGESTÕES DE FOTOS (precisamos dessas imagens) -

Sebastião e Delva (recentes)

Cora

Empreendimentos do último ano e/ou empreendimentos em construção em 2021

 

Descrição:

Com mais de um milhão de metros quadrados construídos em toda sua história, a Morar Construtora completa 40 anos em junho. Sebastião Jayme de Almeida e Delva Gomes de Almeida, fundadores, celebram a data com a segunda geração da família no comando da empresa. 

Rodrigo Gomes de Almeida assumiu o cargo de diretor-presidente em janeiro de 2016, dando início ao trabalho liderado por um dos filhos do casal que iniciou toda a trajetória da Morar Construtora. Em 1981, Delva e Sebastião de Almeida viram o primeiro empreendimento ser entregue no bairro Jardim da Penha: Edifício Mar de Camburi.

Em 40 anos, a Morar Construtora viu suas obras sendo erguidas além de Vitória. Hoje, existem empreendimentos em Vila Velha, Cariacica, Serra e Campos (RJ).

VÍDEO 2 - 02:03 - 02:58 >> FUNDAÇÃO HISTÓRIA (SEBASTIÃO)

 

SUGESTÕES DE FOTOS -

Sebastião e Delva (anos 60) – retirada do livro “Morar 30 Anos de Atuação”

Turma de Engenharia Ufes – Sebastião está de óculos atrás de Delva (ela de branco)

Memorial das Forças Armadas

 

Descrição:

Patriarca da família Almeida, Sebastião é natural do distrito de Caioaba, localizado na cidade de Santa Leopoldina, região Serrana do Espírito Santo. O fundador da Morar Construtora teve 10 irmãos e estudou o tradicional curso Técnico Agrícola, pela antiga Escola Técnica de Santa Teresa, município vizinho de sua terra natal, atual Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes campus Santa Teresa). 

Depois de morar em regime interno na instituição, ele participou de um processo seletivo para dar aulas de matemática no Serviço Nacional da Indústria (Senai). Decidiu, assim, cursar Engenharia. 

Esse foi o passo dado por Sebastião Jayme de Almeida para que anos depois fundasse a Morar Construtora, já que foi no curso superior que conheceu sua esposa, Delva Gomes de Almeida. O casal se formou em 1968 pela Escola Politécnica de Engenharia Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Após a formatura, o casal Sebastião e Delva tiveram seu primeiro emprego em Brasília (DF), que estava sendo construída e tinha uma porção de vagas para recém-formados no curso de Engenharia. E, assim, os dois trabalharam juntos na Kosmos Engenharia, na filial em Brasília. 

Com apartamento para morar na então futura capital do País, não pagavam aluguel e guardavam um dos dois salários para deixar de reserva à família. A época foi fundamental para a evolução do casal. Sebastião teve a honra de construir o Memorial das Forças Armadas, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

O casal da família Almeida trabalhou por 13 anos fora do Espírito Santo, sendo nove em Brasília e quatro em Belo Horizonte (MG).

 

VÍDEO 3 - 22:44 - 24:26 >> FUNDAÇÃO HISTÓRIA (DELVA)

 

SUGESTÕES DE FOTOS -

Planta Ed. Mar de Camburi

Ed Mar de Camburi construído

 

Descrição:

Delva Gomes de Almeida nasceu em Alegre. Matriarca da família Almeida e fundadora da Morar Construtora, ao lado de Sebastião Jayme de Almeida, tem sete irmãos. Mudou-se para Vitória quando resolveu estudar e se formar em Engenharia Civil. Morou em um pensionato na capital capixaba, enquanto cursava. E foi lá que ela conheceu o marido e sócio. Depois, trabalharam juntos em Brasília e Belo Horizonte, retornando ao Espírito Santo em 1981.

Irmão de Delva, Nelson Gomes a visitava e era quem “cutucava” os parentes para que eles pudessem montar sua própria empresa, como engenheiros. Morador de Jardim da Penha, em Vitória, o casal teve o primeiro escritório da Morar Construtora na própria residência. Foi lá que preencheram os primeiros papéis. E foi lá que os primeiros imóveis foram construídos. 

A grande vantagem do desempenho do casal Sebastião e Delva na questão financeira, é que toda a dedicação em ter uma reserva acabou sendo um dos motivos para que o sonho de abrir a própria empresa pudesse ser realizado.

Em uma tarde do mês de junho de 1981, foi num escritório do Edifício Vicking, em Bento Ferreira, que Sebastião e Delva fizeram uma reunião para assinar contrato de sociedade, rubricando assim o primeiro documento da Morar Construtora.

Daí em diante, o compromisso com tantos e tantos clientes foi o mesmo: ter responsabilidade com o cliente e cumprir os prazos estabelecidos. O primeiro trabalho foi o Edifício Mar de Camburi, em Jardim da Penha, local esse que carrega o peso da história da Morar Construtora após 40 anos.

 

VÍDEO 4 - 04:24 - 05:49 >> PRIMEIROS EMPREENDIMENTOS (SEBASTIÃO)

VÍDEO 5 - 17:03 - 19:05 >> JARDIM DA PENHA (DELVA E SEBASTIÃO)

 

SUGESTÕES DE FOTOS -

Edifício Tibiriçá

Tamios – Aruanã – Tupinambás – Parintins 

Juruá

 

Descrição:

O início da Morar Construtora passa pelo bairro Jardim da Penha, privilegiado local entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a praia de Camburi. O primeiro terreno comprado para a realização dos empreendimentos, tinha 392 metros quadrados. O bairro, em 1981, despertava interesse da classe média de Vitória por conta da vantajosa localização. 

Lá foi erguido o primeiro empreendimento, o Edifício Mar de Camburi, com 12 apartamentos. Pela postura de Sebastião e Delva em questão financeira, nada foi complicado para que pudessem lançar o segundo empreendimento seis meses depois, tendo tido sucesso nas vendas dos apartamentos do Edifício Mar de Camburi.

Os três primeiros empreendimentos foram erguidos em épocas próximas. Enquanto o Edifício Mar de Camburi era construído, o Edifício Indaiamara, assim como o Edifício Estrela do Mar, consequentemente. Todas as entregas foram cumpridas dentro dos prazos, com a responsabilidade que a Morar Construtora se coloca desde sua origem.

 Os bons resultados permitiram que logo no início fosse possível tocar três empre - endimentos, quase simultaneamente. Estava praticamente na metade a construção do Edifício Mar de Camburi, quando foi iniciado o Edifício Indaiamara. E este já estava bem adianta - do quando foi possível iniciar o terceiro empreendimento da empresa, o Edifício Estrela do Mar. E sempre com segurança e pontualidade.

 

VÍDEO 6 - 05:57 - 06:14 >> CRISE NO BRASIL 1981 (SEBASTIÃO)

 

Descrição:

Em 1981, Delva e Sebastião fundaram a Morar Construtora em meio a uma crise econômica no Brasil. O País, naquela época, tinha expectativa de vida calculada em 65 anos e o Espírito Santo contava com 44 habitantes por metro quadrado. Outros tempos. Tempos esses que tiveram diferentes moedas e desestabilização financeira. Com a crise, a busca por trabalho era grande, e a cidade de Vitória contava com grandes empresas, como a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), o que impulsionou o mercado imobiliário.

Com inflação alta até meados da década de 1980, o panorama era complexo para iniciar uma empresa. Nada que tenha abalado as estruturas da Morar Construtora, que deu uma pausa nos empreendimentos em meados de 1983 e retomou o trabalho em janeiro de 1986. Foi a melhor decisão, já que o crescimento da empresa acompanhou o crescimento da capital capixaba.

Todo esse enfrentamento de crise fez com que a Morar Construtora pudesse saber lidar com qualquer desafio econômico, seja por problemas nacionais ou não.

 

VÍDEO 7 - 24:57 - 25:38 >> QUÍMICA (DELVA)

VÍDEO 8 - 26:29 - 27:20 >> SEMPRE JUNTOS (DELVA)

 

SUGESTÕES DE FOTOS -

Química – Delva e Sebastião

Outras fotos do casal para termos vários registros dos dois juntos

 

Descrição:

Parece filme romântico, mas é a verdadeira histórica do casal. Delva Gomes de Almeida e Sebastião Jayme de Almeida estudaram juntos em um cursinho pré-vestibular, aos 19 anos. Foi quando se aproximaram. Haviam 40 alunos, somente Delva representando as mulheres. E ela pediu ajuda a Sebastião quando teve dúvida na matéria de Química, na qual ele era ótimo aluno. Foi a dúvida que direcionou para a certeza da prosperidade com a Morar Construtora, anos depois. O casal concluiu a faculdade em 1967 e em janeiro de 1968 seguiu para trabalhar em Brasília (DF).

 

VÍDEO 9 - 28:01 - 28:16 >> LEMBRANÇAS (DELVA)

 

SUGESTÕES DE FOTOS -

Itaúna Aldeia Parque

Itatiaia Aldeia Parque e Itaúna Aldeia Parque

Obra

Família – Destaque Ademi 2007

 

Descrição:

A primeira década tem uma importância capital na história da Morar Construtora: os 10 anos ofereceram a possibilidade de enfrentar maus momentos e conviver com os bons, sem se deixar levar por precipitações e gastos excessivos. Houve também nesse período uma boa disponibilidade de mão de obra e também a facilidade para preparar essa mão de obra, ainda no canteiro, sempre de acordo com necessidades da construção. Os bons salários pagos a trabalhadores capixabas ou não, atraíram as atenções do mercado de trabalho. E foi o feito dessa década o responsável pela fala de Delva Gomes de Almeida sobre lembranças do que se passou nesses 40 anos. 

 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 28/05/2021

Updated in 28/05/2021

All events in the topic Roteiro:


19912001Segunda Década
19811991Primeira Década
20012011Terceira Década
20112021Quarta Década