Estaleiro Naval da Telha

01/01/1500View on timeline

null

As atividades ligadas à construção naval nas margens do Rio Coina, são tradicionalmente associadas à época da Expansão Portuguesa.

Contudo, é de crer que numa região onde abundava a madeira, tivessem anteriormente existido diversos estaleiros que asseguravam a construção das embarcações de pesca e de tráfego local.

A existência de um Arsenal de Marinha no lugar da Telha, deve remontar ao século XV, porém, é nos séculos XVI e principalmente no século XVII – altura em que este estaleiro laborou ativamente para a reconstrução da marinha portuguesa, destruída após a queda da Invencível Armada – que ganha maior notoriedade.

Abrigada das tempestades de Inverno a Feitoria da Telha, como também era designado este estaleiro, permitia a conclusão das embarcações, iniciadas no Verão na Ribeira das Naus de Lisboa, que por estar muito exposta às invernias impossibilitava a laboração nesta altura do ano.

Das praias da Telha saíram muitos navios para as viagens de descobrimento e nos seus areais eram enterradas as madeiras, preparando-as assim para a construção naval.

0 comments

Comment

No comments avaliable.

Author

Info

Published in 17/02/2020

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Descobrimentos no Barreiro:


Invalid DateForno de cerâmica da Mata da MachadaForno de cerâmica da Mata da Machada
Invalid DateConvento da Madre de Deus da VerderenaConvento da Madre de Deus da Verderena
Invalid DateMuseu do FuzileiroMuseu do Fuzileiro
Invalid DateEstaleiro Naval da TelhaEstaleiro Naval da Telha