Estaleiro Naval da Telha

01/01/1500
null

As atividades ligadas à construção naval nas margens do Rio Coina, são tradicionalmente associadas à época da Expansão Portuguesa.

Contudo, é de crer que numa região onde abundava a madeira, tivessem anteriormente existido diversos estaleiros que asseguravam a construção das embarcações de pesca e de tráfego local.

A existência de um Arsenal de Marinha no lugar da Telha, deve remontar ao século XV, porém, é nos séculos XVI e principalmente no século XVII – altura em que este estaleiro laborou ativamente para a reconstrução da marinha portuguesa, destruída após a queda da Invencível Armada – que ganha maior notoriedade.

Abrigada das tempestades de Inverno a Feitoria da Telha, como também era designado este estaleiro, permitia a conclusão das embarcações, iniciadas no Verão na Ribeira das Naus de Lisboa, que por estar muito exposta às invernias impossibilitava a laboração nesta altura do ano.

Das praias da Telha saíram muitos navios para as viagens de descobrimento e nos seus areais eram enterradas as madeiras, preparando-as assim para a construção naval.

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 17/02/2020

Updated in 19/02/2021

All events in the topic Descobrimentos no Barreiro:


01/01/1450Forno de cerâmica da Mata da MachadaForno de cerâmica da Mata da Machada
01/01/1591Convento da Madre de Deus da VerderenaConvento da Madre de Deus da Verderena
01/01/1961Museu do FuzileiroMuseu do Fuzileiro
01/01/1500Estaleiro Naval da TelhaEstaleiro Naval da Telha