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“70 ANOS TEP – Um arquivo vivo”, é a exposição-instalação que celebra os 70 anos da mais antiga companhia de teatro portuguesa. Com cariz de retrospectiva, esta cronologia foi desenvolvida a partir do espólio documental e artístico do TEP. Poderá navegar virtualmente a cronologia até março de 2023, e presencialmente no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, até 26 de junho de 2022.

A cronologia é composta por sete décadas que apresentam a história dos artistas e profissionais que colaboraram ao longo dos anos, e ainda hoje, através de variados registos desde fotografias das peças de teatro e dos atores a desenhos e estudos das peças de teatro dos encenadores, cenógrafos, artistas plásticos e músicos.

O Círculo de Cultura Teatral/Teatro Experimental Porto (TEP) é um complexo poliedro. É impossível capturar um retrato definitivo de uma companhia que está em atividade continuada desde 1953, sendo, assim, a mais antiga companhia teatral portuguesa. A sua história é um vivo libreto do percurso do teatro em Portugal a partir da segunda metade do século vinte. Começando por ser um grupo de amadores, criado no seio de um “Círculo de Cultura Teatral”, uma agremiação com um forte pendor de militância cultural e que declarava nos seus estatutos querer “realizar uma obra de cultura teatral, alheia a quaisquer lucros materiais e a fins políticos ou religiosos [, e] elevar o nível moral, intelectual e artístico do Teatro”, o TEP rapidamente se tornará um dos mais robustos e esclarecidos bastiões do movimento de teatro experimental do pós-segunda guerra mundial sob a direção de António Pedro (1953-1961), profissionalizando-se em 1957. Será, depois disso, um dos poucos coletivos que carregará a mecha do teatro experimental português durante a década de sessenta e setenta, até se constituir como um dos indefetíveis quartéis do teatro independente português, no pós-25 de Abril de 1974.

Convidamo-los a navegar a linha do tempo e a explorar a história do TEP desde o início da sua fundação.


Ficha Técnica:

Museu e Bibliotecas do Porto / Porto Museum and Libraries:
Câmara Municipal do Porto

Presidente da Câmara Municipal do Porto / Mayor of Porto City Hall:
Rui Moreira

Diretor Municipal de Cultura e Património / Director of the Municipal Cultural Heritage:
Jorge Sobrado

Diretora do Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural / Director of the Municipal Department of Cultural Heritage Management:
Maria João Pessoa

Chefe da Divisão Municipal de Arquivo Histórico / Head of the Historical Archive Municipal Office:
Helena Gil Braga

Chefe da Divisão Municipal de Museus / Head of the Museums Municipal Office:
Mariana Jacob Teixeira

Chefe da Divisão Municipal de Bibliotecas / Head of the Libraries Municipal Office:
Miguel Azevedo

Diretora de Departamento Municipal de Comunicação e Promoção / Director of the Municipal Department of Communication and Promotion:
Isabel Moreira da Silva


ÁGORA – CULTURA E DESPORTO DO PORTO E.M.

Presidente do Conselho de Administração / Chairman of the Board of Directors:
Catarina Araújo

Administradores Executivos / Executive Directors:
César Navio & Ester Gomes da Silva

Direção de Comunicação e Imagem / Director of Communication and Image:
Bruno Malveira

Departamento de Museus e Coleções / Museums and Collections:
Department (ÁGORA E.M.)

Diretor Executivo / Executive Director:
João Covita

Coordenador Técnico / Technical Coordinator:
Francisco Teles

Gestora de Projetos Educativos / Manager of Education Projects:
Marta Bernardes

Curadora / Curator:
Rita Roque (DMCP)

Assistente de Direção / Direction Assistant:
Cristina Regadas

Assistente de Programação / Programme Assistant:
Tiago Almeida

Produtores Executivos / Executive Producers:
Ana Amorim, Celeste Domingues & José Ralha

Comunicação / Communication:
Patrícia Barbosa

Direção Museu e Bibliotecas do Porto / Direction of Porto Museum and Libraries:
Jorge Sobrado

Coordenação Geral / General Coordination:
Teatro Experimental do Porto com o / with Museu do Porto

Direção Artística / Artistic Direction:
Gonçalo Amorim

Curadoria / Curatorship:
Ana Gago, Catarina Barros & Gonçalo Amorim

Gestão de Projeto / Project Management:
Ana Gago

Direção Plástica e Projeto Museográfico / Stage Design and Museographic Project:
Catarina Barros

Design Expositivo e de Comunicação / Exhibition and Comunication Design:
Marta Ramos

Paisagem Sonora / Soundscape:
David Arrepia

Textos / Texts:
Ana Gago, Ana Temudo & Rui Pina Coelho

Comunicação / Communication:
Bruno Moreira & Patrícia Barbosa

Coordenação Técnica / Technical Coordination:
Francisco Teles

Direção de Produção / Production Direction:
Patrícia Gonçalves

Produção Executiva / Executive Production:
Abigail Raposo, Ana Amorim, José Ralha & Rui Santos

Realização e Produção Vídeo / Video Direction and Production:
Diogo Cunha & Diogo Pinto

Fotografia / Photography:
António Alves

Conservação e Registo / Conservation and Registration:
Carolina Ventura, Joana Guerreiro & Patrícia Monteiro

Montagem e Instalação / Instalation Staff:
Albertino Rei, Cesário Costa, Diogo Machado, Francisca Canedo, Júlio Vieira, Marco Vieira, Maria Simões, Nuno Encarnação & Patrícia Monteiro

Tradução / Translation:
Daniela Laranjeira

Cronologia / Timeline:
Timelinefy

TEP | Teatro Experimental do Porto@TEP

Fundação do CCT-TEP

01/02/1951View on timeline

Os Estatutos do Círculo de Cultura Teatral – Teatro Experimental do Porto (CCT-TEP) foram aprovados em 1 de Fevereiro de 1951, numa Assembleia Geral realizada na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, presidida por Edgar Carneiro, secretariado por João Arnaldo Maia e Amílcar Nascimento Paulo. Estes estatutos só seriam promulgados, por alvará do Governo Civil do Porto, em 21 de Outubro de 1952. Neste período intermédio foi mostrada publicamente a nova Associação, através de um boletim copiografado, promovida uma conferência e iniciados ensaios de várias peças. Nesta altura foram surgindo nomes como Dalila Rocha, Amélia Varejão, Baptista Fernandes, Júlia Babo, Alexandre Babo, Abílio Cordeiro, Correia Alves, entre outros. A Associação avançava mas faltava conhecimento de palco aos jovens pioneiros do CCT-TEP. Foi o poeta Eugénio de Andrade o responsável pela entrada de António Pedro no TEP. A sua primeira aula foi realizada a 7 de março de 1953 no Clube dos Fenianos Portuenses. António Pedro apenas pediu duas coisas aos seus alunos: vontade e capacidade de trabalho e que trouxessem fatos macacos para os ensaios.

Acta de Fundação do CCT-TEP, 1951 -  Fonte: 1 (frente). Arquivo CCT-TEP.    

 

Acta de Fundação do CCT-TEP, 1951 -  Fonte: 1 (verso). Arquivo CCT-TEP.    

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Published in 8/03/2022

Updated in 10/05/2022

All events in the topic 1950/1960 - António Pedro e a criação de um teatro experimental no Porto:


01/02/1951Fundação do CCT-TEPFundação do CCT-TEP
18/06/1953Primeira Estreia no Teatro Sá da Bandeira (Porto)Primeira Estreia no Teatro Sá da Bandeira (Porto)
18/02/1954"Antígona" no Teatro São João (Porto)"Antígona" no Teatro São João (Porto)
16/11/1954Estreia de "A morte de um caixeiro viajante" no Teatro de Vale Formoso (Porto)Estreia de "A morte de um caixeiro viajante" no Teatro de Vale Formoso (Porto)
1956Construção do Teatro de AlgibeiraConstrução do Teatro de Algibeira
08/05/1956Estreia de "Macbeth" no Teatro de AlgibeiraEstreia de "Macbeth" no Teatro de Algibeira
19/06/1958"O Morgado de Fafe Amoroso" em digressão"O Morgado de Fafe Amoroso" em digressão
10/1957Profissionalização da Companhia de Teatro