Logo Museu do Ipiranga
Novo Museu do Ipiranga 2022Publicado em 11/29/2021

Quer conhecer a história do projeto de restauração, modernização e ampliação do Museu do Ipiranga? Convidamos você para percorrer a história recente do edifício que abriga as nossas exposições e atividades culturais e acadêmicas.


As informações apresentadas aqui abrangem os trabalhos cuidadosos realizados em várias frentes a partir de 2013, após o fechamento do Museu ao público. São três eixos narrativos apresentados na forma de linhas do tempo que se conectam e se sobrepõem. Essas linhas contam um pouco sobre:


  • a história do edifício com destaque para a concretização do projeto de restauração e ampliação;
  • o processo de transferência e conservação dos acervos necessário para a realização do projeto;
  • as atividades educativas e culturais realizadas ao longo dos anos em que o edifício esteve fechado, para que o Museu mantivesse seu compromisso com diferentes públicos.

Os critérios adotados para a seleção dos conteúdos desenvolvidos privilegiaram as principais intervenções ocorridas no edifício até 2017; as ações mais relevantes e desafiadoras da implantação do novo projeto durante 2019 e 2021; os marcos da trajetória de formação das coleções; e os projetos culturais e de pesquisa financiados pelas diversas instituições públicas e privadas que apoiam a missão do Museu.


As linhas do tempo contam com recursos audiovisuais que possibilitam o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente; conectando museu, acervo, programa e obras civis. Acreditamos que tornamos possível uma valorização e consolidação da memória e do patrimônio ao ampliar o acesso a essa história.


Ao mesmo tempo, contribuímos também para diversificar a experiência dos visitantes, que podem conhecer mais sobre algumas de nossas coleções e sua relação com o Museu ao longo do tempo.


Pensando na acessibilidade de forma ampliada, os assuntos apresentados contam com soluções que facilitam sua compreensão por diversos públicos, como tipografia adequada, cores de alto contraste, audiodescrição de imagens, narração, entre outras.


Ao longo dos anos, o Museu tem desenvolvido uma série de ações especiais que o preparam para sua reabertura ao público, entre elas esta linha do tempo. Em breve, 2022 se tornará um ponto em comum, entrelaçando não só as linhas do tempo desta plataforma, mas também a de muitas vidas que se relacionam com o Museu de alguma forma.


Com este projeto, esperamos nos aproximar da sua linha do tempo também!


Ficha Técnica


Coordenação geral

Museu Paulista / Solange Ferraz de Lima/ Maria Eugênia de Menezes


Produção

Equipe Timelinefy


Coordenação de pesquisa

Clara Sampaio


Elaboração de textos

Juliana Muscovick


Audiodescrição de imagens e textos

Rosa Matsushita

Edgar Fernandes


Narração

Tais Lenk


Tradução e Interpretação em Libras

Ana Carolina Duarte


Projeto gráfico

Sigrid Degobi

Wherlom Almeida


Imagens

Acervo Museu Paulista

Wikiglam Museu Paulista

José Rosael

Hélio Nobre


Tratamento de imagens

Sigrid Degobi


Diretrizes de Comunicação Visual

Claudio Pierangeli de Albuquerque Rother (Museu Paulista)


Diretrizes de Acessibilidade e Revisão de Conteúdos

Isabela Ribeiro de Arruda (Museu Paulista)

Denise Cristina Carminatti Peixoto (Museu Paulista)

Fabio Santana Silva (Memoria Web)


Patrocinadores

Diário de Obra (Episódio 1). Produzida pelo Museu do Ipiranga, a série revela os bastidores do projeto de modernização e restauro do edifício e de suas coleções.

Esta linha do tempo tem 0 eventos:

Lançamento do concurso e Museu Ipiranga em Festa

07/09/20172018View on timeline

O ano de 2017 marcou o retorno do Museu do Ipiranga a atividades mais amplas. Nesse ano foi realizado o concurso para a escolha da melhor proposta para a restauração e modernização do Museu do Ipiranga. 

O lançamento do concurso aconteceu durante a primeira edição do Museu do Ipiranga em Festa, evento realizado no dia Sete de Setembro em parceria com o SESC Ipiranga. O evento reuniu grupos de artistas e promoveu atividades culturais ao longo do dia, que foi encerrado com a apresentação da Orquestra da USP.

Dentre as exposições realizadas nesse ano, estão "Papéis Efêmeros, memórias do cotidiano", em parceria com o SESC Ipiranga, e "Museu do Ipiranga para todos", realizada no Memorial da Inclusão. 

Em 2018, o Museu inaugurou a exposição “Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento”, que aconteceu no prédio da Reitoria da USP, localizado dentro da Cidade Universitária, no bairro do Butantã. 

Em 2019, a exposição fez uma itinerância para a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), a convite da empresa EMS.

A exposição contou com a curadoria da diretora do Museu na época, Solange Ferraz de Lima, e do professor Jorge Pimentel Cintra. Nela foi apresentada a trajetória do Edifício-Monumento em 15 painéis contendo vistas aéreas, imagens internas e externas, mapas do seu entorno, além de plantas e maquetes do prédio. 

Também foi construída uma bancada contendo uma réplica do Museu e objetos táteis. Nela, os visitantes puderam tocar e observar os elementos arquitetônicos do Edifício-Monumento, o que aumentou a acessibilidade ao público.

Além das edições do Museu do Ipiranga em Festa, a parceria com o SESC Ipiranga resultou no projeto “Ocupação Museu do Ipiranga”, realizado a partir de 2018. 

Foram realizadas oito ocupações durante o processo de esvaziamento do prédio e preparação para as obras. Elas trouxeram experiências envolvendo grupos teatrais, musicais e de performances para dentro do Museu. 

As ações aconteciam para um público reduzido nos finais de semana e eram acompanhadas de debates.

Audiodescrição: Foto de um imenso palco ao ar livre. Ele é coberto com uma tenda circular, toda fechada na parte de trás. Acima há um telão com a frase: Museu do Ipiranga em festa.No palco há uma orquestra à frente. São cerca de 40 pessoas sentadas, que seguram instrumentos de corda e sopro. À frente deles há um homem de costas, o maestro. Ao fundo do palco há cerca de 60 pessoas sentadas, todas com blusas claras.À frente do palco vêem-se muitas pessoas em pé. Algumas delas seguram celulares erguidos. Fim da audiodescrição.        
Museu do Ipiranga em Festa (2017). Créditos da imagem: José Rosael / Museu Paulista.     
Audiodescrição: Painel composto por um texto e 11 imagens, divididos em 3 colunas e 4 linhas.No canto esquerdo superior há um texto: O Edifício-Monumento tornou-se tema dos primeiros cartões postais produzidos litograficamente, na década de 1890 (imagens 1 e 2 ao lado). Desde então, ele nunca deixou de figurar como imagem postal de São Paulo. Os cartões postais editados nos contam um pouco das transformações e usos do Parque. Em nosso acervo contamos com postais de todas as décadas do século 20.À direita do texto há dois cartões postais: O primeiro possui, à esquerda, o desenho da escadaria que fica na entrada, com a escultura de Dom Pedro na parte superior da parede. À direita superior há o desenho da fachada do museu. Abaixo um texto escrito à mão: Lembrança de São Paulo. O restante do texto está ilegível. O segundo cartão postal possui, à esquerda, o desenho das escadarias laterais. À direita está o desenho da fachada e, abaixo, o texto: Lembrança de São Paulo. O restante do texto está ilegível. Os dois cartões possuem molduras com traçado amarelo e flores rosa, azuis e laranja.Na segunda linha, da esquerda para a direita, há três cartões: O primeiro é uma foto em tons de marrom. Ao fundo está a fachada do museu, com um longo gramado à frente, e uma assinatura no canto esquerdo superior. O segundo é um desenho em preto e branco, com a fachada do museu e um jardim à frente. O terceiro é uma foto da fachada do museu, visto levemente de lado.Na terceira linha, da esquerda para a direita, há três cartões: O primeiro é uma foto em preto e branco. Ao fundo está a fachada do museu, meio que encoberto por um grande jardim com árvores, arbustos e chafarizes. À frente há dois carros estacionados. Abaixo lê-se Museu do Ipiranga, São Paulo, Brasil. O segundo é uma foto, em tons de marrom. Ao fundo está a fachada do museu, visto levemente de lado, com áreas gramadas e arbustos. Abaixo lê-se São Paulo, Monumento do Ypiranga. O terceiro é de uma foto em preto e branco com a fachada do museu ao fundo e uma área gramada com arbustos e árvores à frente. Abaixo lê-se São Paulo, Museu da Independência.Na quarta linha, da esquerda para a direita, há três cartões: O primeiro é de uma foto colorida da fachada do museu. À frente há uma área com árvores e arbustos, e mais à frente, há uma área com águas escuras. Ao fundo há um céu azul com nuvens brancas. O segundo é de uma foto colorida da fachada do museu, com áreas gramadas, arbustos e árvores. Ao fundo há um céu azul com algumas nuvens brancas. O terceiro é de uma foto colorida da fachada do museu ao fundo e uma área gramada com arbustos, árvores e postes de luz à frente. Ao fundo há um céu de um azul intenso.Fim da audiodescrição.         
Imagem de um dos painéis da exposição apresentando diversos registros do Museu do Ipiranga em postais do século 20. Acervo Museu Paulista da USP.    

Referência:

Informações sobre a exposição “Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento. Link

Link interno:

Atividades durante fechamento do museu

 

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 8/09/2021

Updated in 29/11/2021

All events in the topic DUAS OBRAS EM UMA: AMPLIAÇÃO E RESTAURO DO EDIFÍCIO:


08/20132017Atividades durante fechamento do MuseuAtividades durante fechamento do Museu
07/09/20172018 Lançamento do concurso e Museu Ipiranga em Festa Lançamento do concurso e Museu Ipiranga em Festa
04/12/2017Divulgação do resultado do concursoDivulgação do resultado do concurso
03/201906/2019Desenvolvimento do projeto arquitetônicoDesenvolvimento do projeto arquitetônico
12/07/2019Formação do Comitê Gestor do Museu
09/08/2019Criação do Comitê de PatrocinadoresCriação do Comitê de Patrocinadores
09/2019Anúncio das empresas selecionadas para a execução das obras
10/2019Início do canteiro de obrasInício do canteiro de obras
31/10/2019Aprovação Iphan do Projeto de Modernização do Edifício-Monumento
2020Principais intervençõesPrincipais intervenções
01/202006/2020Obras no primeiro semestreObras no primeiro semestre
07/202012/2020Avanço das obrasAvanço das obras
01/01/2020Obras de Prospecção Arqueológica no Edifício-monumento Obras de Prospecção Arqueológica no Edifício-monumento
25/01/202026/01/2020TAPUME! Festival de GraffitiTAPUME! Festival de Graffiti
20/03/2020Pandemia do Covid-19Pandemia do Covid-19
03/2020“Diário da obra” “Diário da obra”
08/2020Entrega do anteprojeto de acessibilidade e luminotécnica pela Metrópole ArquitetosEntrega do anteprojeto de acessibilidade e luminotécnica pela Metrópole Arquitetos
23/10/202029/10/2020Aprovação pelos órgãos competentes
12/2020Observatório da obraObservatório da obra
01/202103/2021Janeiro - MarçoJaneiro - Março
04/2021AbrilAbril
05/2021Maio
06/2021Junho
07/2021Julho
08/2021Agosto
20152021Preparação para as obras e Atividades durante fechamentoPreparação para as obras e Atividades durante fechamento
05/2018Projeto selecionadoProjeto selecionado
06/201712/2017Concurso para seleção de projetos